Jorge Guerra Pires
O ser humano é fluído
A mesma pessoa é capaz de gestos de paz
mas também. de guerra
Pensamentos violentos, e pacíficos
Todos orbitam nossa mente
Uma pequeno planeta de esperança existe
A certeza do bem no divino,
A certeza dos pensamentos em Deus
O humano que nunca encontra paz, paz que existe em todos nós
Abandonar uma argumentação sem sentido não é sinal de fraqueza, é sinal de sensatez. A inteligência tem seus limites, mas a estupidez não.
Muitas pessoas parecem cultivarem essa ideia de que pesquisadores são inocentes por quererem proteger vidas, mesmo de animais. Seria nossa inocência ou seria ignorância de quem acusa? Vamos lembrar que apesar de que pesquisadores criaram a bomba atômica, quem puxou o gatilho foram políticos.
Para mim, uma das coisas mais libertadoras na vida é quando nos treinamos para não precisarmos de aprovação das pessoas.
O maior problema do Brasil não são os políticos, é a população. A população possui certas formas de pensar, e os políticos exploram isso. Essas formas de pensar atrasam o país, impede o progresso, nos torna prisioneiros do passado, do fracasso.
Quando o povo da luz pratica na frente das câmeras um dos maiores genocídios da humanidade, não consigo parar de me perguntar: para que serve a religião? Para que serve Deus? Não consigo parar de concluir: para nada, além de para justificar genocídio, racismo, machismo, tudo aquilo que já deveríamos ter superado, mas a religião insiste em manter. Ninguém mata em nome do diabo. O diabo serve para as pessoas não assumirem responsabilidade por suas atrocidades.
Entre o conforto da mente religiosa que não muda nem com fatos, e a mente do pesquisador, que responde a fatos, nossa política vai de trancos a barrancos.
A ficha não cai, ela despenca
Ganhar consciência do tempo parece-me como ganhar consciência da altura que estamos.
Mantenha suas qualidades
Seu valores
Mesmo quando as pessoas não as percebam
Não te recompense por elas
Valores são a nossa identidade
Valores nos tornam únicos
Uma das maiores lições que aprendi no meu doutorado é que não há nenhum problema ir em um caminho, quando a maioria vai em outro.
Eu tenho mais medo dos religiosos do que de Deus. As "leis de Deus" são somente humanos agindo em nome de Deus, fazendo valer sua vontade, que eles estão seguros de saber.
No ensino médio havia um exercício que fazíamos muito: você tinha de ler o título de um texto e adivinhar o conteúdo, e depois ler. Atualmente, a pessoas se comunicam por prints. O prints tem um título, e o artigo na página. Raramente as pessoas estão lendo o conteúdo dos textos.
É nosso trabalho e dever como escritores escrevermos mesmo quando o mundo está melhorado em uma loucura coletiva, embriagados pela falta de clareza nas ideias.
No futuro, quando a lucidez iluminar mesmo os cantos mais remotos da nossa inteligência coletiva, pessoas poderão ler e refletir sobre a loucura coletiva de uma sociedade.
A mentira é mais atraente do que a verdade, mesmo quando a verdade tenta desesperadamente arrombar a porta.
Os únicos que ganham com o desinteresse pela política são os políticos incompetentes. Seremos sempre governados por idiotas, enquanto as pessoas não acordarem que vivem em uma democracia.
Em algum lugar do mundo, tem pelo uma religião que vai me mandar para o inferno, mesmo que eu escolha uma religião. Tenho duas escolhas: ignorar, e seguir em frente com minha vida; ou, me submeter ao Deus mais próximo, por conveniência. A maioria prefere o Deus mais próximo, eu prefiro ignorar e seguir em frente com minha vida.
Eu acho que muitas pessoas acreditam em Deus por preguiça mesmo, por conveniência, por medo. Não acreditar em Deus leva coragem e tempo para estudar e refletir, e chegar à conclusão de que não existe nada além da Bíblia que fala da existência de Deus, e menos ainda que suporte essa criatura invisível, e maquiavélica. Exigi coragem de aceitar que estamos muito provavelmente sozinhos no universo, e que não somos o centro de nada. Menos ainda especiais.
Da mesma forma que houve a descolonização das nações, precisamos nos descolonizar de Deus. No caso de Deus é simples: precisamos somente parar de ensinar sobre Deus para as crianças. Deus vai desaparecer rápido, porque eu nunca existiu, exceto na mente das pessoas, no imaginário coletivo, no medo que nos une.
Existem três tipos de pessoas: pessoas que nasceram para serem ovelhas, pessoas que nasceram para serem pastores. E pessoas que nasceram para pensar.
É possível que daqui a dez mil anos, religiosos vão usar órgãos sintéticos, vão ter quase 100% do corpo sintético, e vão ainda idolatrar Deus, dizendo que somente Deus pode dar a vida. Que foi Deus que enviou para eles um órgão sintético, feito em laboratório.
Deixe-me ver se entendi bem: seu Deus quer que uma garota de 13 anos mantenha uma gravidez de um estuprado, mas foi incapaz de proteger a jovem para começo de história?
O ignorante se ofende com qualquer coisa. Ele percebe a própria ignorância e decide se ofender. O melhor caminho seria buscar a elevação, mas a ofensa é mais conveniente e fácil. Não pense que a ignorância tem face, que não tem.
Sabe qual a chance de você me transformar em um crente? primeiro tente me converter em PDF. Se conseguir me abrir sem erros, eu viro crente.
Quando uma pessoa se ofende com facilidade ao receber críticas, geralmente, em um ambiente saudável, a pessoa é aconselhada a refletir, a pensar. Não religião, ofensa se torna intolerância religiosa; a pessoa transfere para o falante a imaturidade dela. Isso mostra que Freud estava certo: religião é infantilidade do adulto. Isso mostra a imaturidade emocional dos religiosos, já mostrado pela ciência moderna.