John Wesley
Deus não fala como homem, mas como Deus. Seus pensamentos são muito profundos, e daí o serem suas palavras de inexaurível virtude.
Deixai que o amor encha o vosso coração, e isso é o suficiente!
A regra geral da interpretação da Escritura é esta: o sentido literal de cada texto deve ser tomado se ele não contraria algum outro texto. Mas, nesse caso, o texto obscuro deve ser interpretado por outros que falem de modo mais claro.
A primeira prioridade da minha vida é ser santo, e o segundo objetivo da minha vida é ser um acadêmico.
A graça ou amor de Deus... Não depende de sua [homem] boa disposição, ou bons desejos, ou bons propósitos e intenções; pois todas estas coisas fluem da livre graça de Deus; elas são apenas as correntes, não a fonte. Elas são os frutos da livre graça, e não a raiz. Elas não são a causa, mas os efeitos dela.
Esta é a blasfêmia claramente contida no decreto horrível (O Decreptum Horribile) da predestinação! E aqui eu fixo meu pé. Sobre isto eu discuto a opinião de quem a afirme. Você representa Deus como pior do que o diabo; mais falso, mais cruel, mais injusto. Mas você diz que irá prová-la pela Escritura. Espere! O que você irá provar pela Escritura? Que Deus é pior do que o diabo? Não pode ser.
Se, então, você diz que Cristo chama aqueles que não podem vir; aqueles que Ele sabe ser incapazes de vir; aqueles que Ele pode capacitá-los a vir, mas não os capacitará; como é possível descrever maior insinceridade? Você representa Cristo como zombando de suas criaturas desamparadas, oferecendo o que Ele nunca pretende dar.
Esta doutrina manifesta e diretamente tende a subverter toda a Revelação Cristã, a mesma coisa ela faz, por evidente consequência, ao fazer a Revelação contradizer-se. Pois ela está fundamentada em tal interpretação de alguns textos (mais ou menos, isto não interessa) que categoricamente contradiz todos os outros textos, e de fato toda a extensão e tendência geral da Escritura.
Nenhuma escritura pode significar que Deus não seja amor, ou que sua misericórdia não seja sobre todas as suas obras; isto é, o que quer que ela prove, nenhuma escritura pode provar a predestinação.
Sim, o decreto já foi feito; e aconteceu antes da fundação do mundo. Mas que decreto? Certamente este: “Eu colocarei diante dos filhos dos homens a vida e a morte, a bênção e a maldição. E a alma que escolher a vida viverá, assim como a alma que escolher a morte morrerá.”
Ela é lâmpada para os pés do cristão, bem como luz para todos os seus caminhos. Ele a recebe como a sua única regra do que é justo e do que é errado, de tudo aquilo que é realmente bom ou mau. Ele nada tem como bom senão aquilo que nela se contém, quer diretamente ou por simples consequência; nada tem como mau senão o que ela proíbe, quer claramente ou por inferência inegável. Tudo que a Escritura não proíbe nem ordena quer diretamente ou por simples consequência, ele crê que seja de natureza indiferente, nem bom nem mau em si mesmo; esta é a regra total e única pela qual a sua consciência é dirigida em todas as coisas.
A razão, sabendo que a revelação divina é de fato divina, já está convencida de que ela excede a toda certeza humana.
Todos quanto desejam a Graça de Deus devem esperar por ela através dos meios que Deus tem provido.
Deus, há debaixo do sol algo que luta contigo meu coração partilhar? Arranca-o e reina Tu como Único Dono e Senhor dele!
Muitos acham que serão felizes com Deus no céu, mas ser feliz com Deus na terra nunca entrou em seus pensamentos.
Deus reina; tudo que se encontra na alma é santidade ao Senhor. Não há em seu coração qualquer motivo que não esteja de acordo com a vontade divina.
Fixe seus olhos na esperança abençoada do seu chamado, e faça todas as coisas do mundo servirem a ela.
As tribulações são evidências do amor paterno, e através delas somos preparados para uma felicidade maior.
John Wesley Brasil
Você sabe o que religião? É a participação da natureza Divina, a vida de Deus na alma do homem: Cristo formado no coração, Cristo em você, a esperança de glória, felicidade e santidade; o céu começa na terra; um reino de Deus em você.
Melhor é a pobreza honesta do que todas as riquezas trazidas pelas lágrimas.
Não permita que sua fraqueza e insensatez, ou o que você ainda não tem forças para evitar, abalem sua fé, sua confiança em Deus, ou que isso tire sua paz e alegria no Senhor.
A salvação não é algo distante, é uma coisa presente, uma bênção da qual, pela livre misericórdia de Deus, você agora possui.