John Wesley
Não há necessidade de se entrar em discussão quando alguém falar algo errado, nem ainda trair a verdade, há um caminho intermediário. Você pode simplesmente dizer: "Eu creio de outro modo; mas penso e deixo que pensem; não sou a favor de contendas sobre este ou outro assunto”.
Eu penso e deixo que pensem.
Não sou ninguém, não tenho nada e não posso nada. Pois quando estou vazio de mim mesmo, então sei com certeza que nem amigos, nem inimigos, nem qualquer criatura podem me impedir de ser tomado de toda a plenitude de Deus.
Mantenha-se à maior distância da tentação e evite cuidadosamente todas as oportunidades do mal.
Entristeço-me ao pensar como o santo nome pelo qual somos chamados seja blasfemado entre os pagãos porque veem cristãos descontentes, cristãos irascíveis, cristãos ressentidos, cristãos mundanos, sim, enquanto veem cristãos julgando uns aos outros, ridicularizando uns aos outros, falando mal uns dos outros, aumentando em vez de carregarem as cargas uns dos outros.
Quando Deus perdoa um pecador com o coração partido e pesaroso, Sua misericórdia O obriga a um outro ato – testemunhar ao seu espírito que Ele o perdoou.
A tentação que me assalta não é maior que a graça que me é concedida.
A partir de agora não falem de qualquer pessoa ausente, mas somente de Deus e de nossas almas.
Toda religião está concentrada em um ponto, nestas palavras: "andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós". Tudo está contido no amor humilde, gentil e paciente.
Que eu possa ter uma compreensão cristã do que é realmente o Teu amor e traduzi-lo para o meu próximo.
Eu estava totalmente convencido do que já suspeitava (...) de que a grande razão pela qual os dons milagrosos foram tão logo retirados não foi apenas porque a fé e a santidade estavam quase perdidas, mas que homens ortodoxos, secos e formais começaram a ridicularizar quaisquer que foram os dons que eles próprios não tivessem, e condená-los a todos como loucura ou impostura.
Quando tiveres de realizar qualquer ação, considera como Deus a fez, ou como a faria; imita o Seu exemplo.
Os pecados de um homem sem Cristo são mais do que podemos contar, mais numerosos do que os cabelos da tua cabeça. Quem pode contar a areia da praia, ou as gotas da chuva ou os pecados de um homem sem Cristo?
Sermões: "O caminho do Reino", II 2-3 (5,1,156-57).
Esses são os traidores tanto de Deus quanto do homem. Esses não são outros do que os primogênitos de satanás; os filhos mais velhos de Apollyon, o Destruidor. Esses estão muito acima da categoria dos degoladores comuns; já que eles são assassinos das almas dos homens. Eles estão continuamente povoando os reinos da noite; e quando eles seguirem as pobres almas que eles destruíram, o inferno se moverá nas profundezas para encontrá-los na sua vinda!
Sermão do Monte, Parte XII.
Em todos os momentos, ó Senhor, necessito dos méritos da Tua morte.
Cartas a "Srta. March" (IV, 208).
A falta que mais prevalece entre os Metodistas é o serem eles muitos exteriorizados em religião. Nós nos esquecemos continuamente de que o Reino de Deus está dentro de nós, e de que o nosso princípio fundamental é que somos salvos pela fé, alcançando toda a santidade interior, não pelas obras nem por qualquer coisa externa.
Cartas "A John Valton", (V, 289).
A santidade e a felicidade reunidas uma à outra, são às vezes chamadas nos escritos inspirados de "o Reino de Deus", como o foi por nosso Senhor no texto, e às vezes de "o Reino do Céu". Chama-se o Reino de Deus, porque é o fruto imediato do reinado de Deus na alma.
Sermões: "O Caminho do Reino", 1, 12-13 (S, 1, 154-55).
A todos os que têm a religião de Jesus Cristo é impossível escondê-la. Nosso Senhor tornou isto claro através de uma dupla comparação: "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte", Vós, cristãos, "sois a luz do mundo" quanto aos vossos sentimentos e ações. A vossa santidade vos torna tão visíveis quanto o sol ao meio-dia. Como não podeis sair do mundo, assim não podeis ficar nele sem serdes vistos por toda a humanidade. Não podeis fugir dos homens; e enquanto estais no meio deles, é-vos impossível esconder a vossa humanidade e mansidão e as outras disposições a que aspirais, para serdes perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito.
Sermões: "Sobre o Sermão do Monte: IV", 11,2, 4 (S,I, 388-89).
O amor não pode ser escondido assim como a luz, e menos ainda quando ele brilha nas ações, quando vós o exercitais nas obras de beneficência de toda espécie. Pensar em ocultar-se uma grande cidade; sim, assim como não se pode ocultar uma cidade construída sobre um monte, assim não se pode fazê-lo com aquele que é zeloso, santo e ativo no amor a Deus e ao próximo.
Sermões: "Sobre o Sermão do Monte: IV", 11,2, 4 (S,I, 388-89).
Como é a Sua majestade assim é a Sua misericórdia.
"A predestinação calmamente considerada", 84 (X, 256).
(Deus) não odeia a qualquer das coisas feitas por Ele.
Sermões: "Sobre a vida sem Deus", 14-15 (J, VII, 353-54).
Alimento e vestuário eu tenho, e lugar onde descansar minha cabeça. Tenho o que e necessário para a vida e a piedade... Os reis da terra não me podem dar mais. Quanto ao ouro e a prata considero-os como refugo... Temo somente que qualquer resquício dessas coisas materiais se prenda a mim e ficasse impossibilitado de lança-lo fora antes que meu espírito volte para Deus... Ouvi, vos isto, todos vos que descobristes os tesouros que deverei deixar depois de minha morte: se eu deixar mais que dez libras, além de minhas dívidas e meus livros, e o que houver para ser pago por conta deles, vos e toda a humanidade sereis testemunhas contra mim que morri ladrão e salteador.
Aqueles que dizem ter certeza da obra do Espírito devem, também, mostrar os frutos do Espírito em suas vidas.