Joelson Ramalho Rolim

1 - 25 do total de 34 pensamentos de Joelson Ramalho Rolim

O que é um “homem bom”?
A) Um renegado que abdica da maldade do mundo;
B) Um Alienado (frouxo, covarde) que não tem senso crítico aflorado sobre a personalidade e natureza humana;
C) Alguém fora do eixo o do contexto, que ainda não foi corrompido pelas incertezas e inseguranças do existencialismo;
D) Um ser que por contemplar demais o sensível e a sutileza da vida, grita diante das máscaras e dos medos impostos no cotidiano;
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A Leitura é sempre prioridade dos que pensam e vislumbram uma sociedade crítica/ analítica e reflexiva, com a redução dos tolos, ignorantes e 'dos chiques' alienados!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A sinistra experiência no deserto (em si mesmo), proporciona e instiga cenários turbulentos, imprecisos, confusos e desorientação no íntimo. É fantástico a cada passo atingido/ conquistado, perante a expectativa do caminhar (no vazio) rumo ao Espectro do oculto!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

O homem é o resultado das leituras que faz!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Dizer que ama no Sertão é fácil, soa para um oportunismo/ situacionismo barato. Quero ver é assumi-lo e reverenciá-lo. Na verdade o que você fez, faz e fará pelo mesmo?

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Formar pensadores na contemporaneidade é um ato complexo, difícil e raro! É mais improvável que combater as nulidades, os descasos, a mediocridade (diante do pensamento reflexivo- analítico- cético), e da alienação imposta pelos donos do poder.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

O Professor que se limitar (em prática- metodologia- e ação) na contemporaneidade (e na complexidade da Educação Moderna), as quatro paredes de sua “finita” Sala de Aula, eis aí um Profissional fadado à extinção e ao anonimato!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Um povo que preserva sua história, sua memória e seus habitantes está possibilitando diretamente a construção de um futuro para com sua gente e sua cultura. E por mais que estejamos em outro tempo (com a tecnologia de ponta, as novas mídias, a internet, era digital, etc.), um povo se torna “rico” mantendo seus traços e requintes culturais dos seus antepassados, fazendo um encontro do velho com o novo, do erudito com o popular, do local/ regional com o nacional, da literatura com os causos regionalistas, do simples com o complexo.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

É costume também acreditar que em CIDADES pequenas como a que habitamos (falo isso no plural), as Secretarias Municipais que são mais “importantes” é a de Educação e a de Saúde (sem desmerecer as outras). Não só pelo fato das mesmas receberem as maiores cifras (R$), ou repasses- serem grife/ boutique, sendo assim parece que perto dessas, as outras são “inferiores”. Diante desse pensamento me convenço cada vez mais que a Secretaria que deveria ter mais notoriedade e destaque deveria ser a de Cultura (por englobar todos os elementos citados acima), e por todo um conjunto de aspectos dependerem direta e indiretamente dela. Assim sendo um dos maiores problemas que temos em grave escala, é um atraso educacional interligado a um descaso (ou pouco caso) para com os que promovem as praticas culturais (insisto em CIDADES pequenas). Embora, convenhamos essa tradição se configura nesses últimos anos, como uma tradição instalada, isso é, entra e sai governo, os que promovem os espetáculos, as artes, os festivais quase que por uma totalidade se afogam, caem no esquecimento, não são conhecidos ou reconhecidos, se atestam no anonimato.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Dois paralelos constantes no cotidiano escolar: Aluno é quem assiste aula, e estudante é quem estuda, ou seja, o Aluno nessa proposta é ficar sentado, parado, calado (e acha que contribui com o silêncio e a ordem estabelecida)? Estudante é ir ao encontro, buscar e transparecer a essência da responsabilidade e do compromisso com o saber e o conhecimento!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A beleza por mais que seja internalizada e canalizada em sentimento, no amor e na arte, ela se posta como procedimento do bom gosto, da cortesia, na doação e no afinco/ requinte de quem faz o sacerdócio da fotografia uma missão/ uma devoção/ uma incumbência e pacto com o eterno!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A fotografia vai de encontro não apenas ao registro da imagem por si só, mas uma colisão direta com o sublime, o encanto, a emoção, a sutileza, a paixão, a fineza e o detalhe transcendental da natureza humana e física.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Não acredito na Sorte (em primeiro plano na carreira profissional)! E sim no prêmio/ bônus advindo do trabalho, do empenho/ desempenho, do afinco, do esmero, da competência, do preparo, da cumplicidade/ reciprocidade dos resultados, da credibilidade, da determinação, etc. Depois que Deus ver e presenciar tudo isso (com confiança e vislumbrar no íntimo a real intenção do propósito humano), ele dá aquele toque que ninguém sabe fazer igual: o brilhantismo, o reconhecimento e a meritocracia.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A fórmula é simples para quem é ESTUDANTE de verdade:
Quem tem amor e prazer pela LEITURA (como um mandamento, um ritual, um pacto, um tratado, um estimulo, etc) + quem desenvolve o exercício da ESCRITA (como um ofício, um hábito, uma pratica, uma necessidade, etc) = IMPOSSÍVEL ZERAR NA REDAÇÃO DO ENEM!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

A Ciência dentre as suas infinitas responsabilidades, tem por necessidade básica romper com três paradigmas primordiais: A CULTURA (fator hereditário que o acompanha social- econômico- político), a TRADIÇÃO (o direito de escolha, que já foi decidido antes de sua existência concreta) e o ACHISMO (principal malefício de quem resiste em ter uma mente fechada/blindada pela ignorância, falta de conhecimento/ leitura- como também pega carona com a opinião alheia- por ser cômodo e mais prático).

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Em tempos que o NARCISISMO e o EGOCENTRISMO aflorados se destacam como uma dádiva,uma égide e um fundamento existencial- na busca pelo corpo perfeito/ escultural nos moldes Renascentistas. Não esqueçamos de aperfeiçoar e malhar o CÉREBRO, pois o tempo massacra, sendo voraz e impiedoso diante do espelho- não coroe, nem revela, muito menos adota a maquiagem, nem envelhece a intelectualidade, o conhecimento e a sabedoria.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Enquanto Professor, não posso reclamar (do estudante) uma péssima redação, se eu mesmo não escrevo;
Enquanto Professor, não posso questionar (o estudante) uma equivocada leitura, se eu mesmo abomino e não gosto de ler;
Enquanto Professor, não posso criticar (o estudante) de sua má formação ‘intelectual’, se eu mesmo não me atualizo/ aperfeiçoo;
Enquanto Professor, não posso conclamar (junto ao estudante) que a Escola é um vínculo de transformação social e humana, se eu mesmo a vejo como uma ocupação- um local que ganho dinheiro para pagar minhas contas;
Dito isso, aproximo a teoria da prática, pois distantes desse eixo entraria em um circulo que viola a Ética e a Moral. Portanto configura-se em um caminho sem volta, de quem necessita repensar sua carreira profissional, pratica didática- metodológica! E cá entre nós, soa a oportunismo barato. Logo não se cobra aquilo que não pode dá! É perceptível perante a clientela, é injusto, é ilegal, é incoerente e leviano.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Quando se é Honesto a corrupção desaba!
Quando o Caráter é Inviolável- a mentira agoniza!
Quando a Personalidade é única e reconhecida, o plágio (a imitação) se rende e se despedaça!
Quando a Fé é inabalável, o inimigo se enfurece!
Quando o Amor pela família e pelo que se faz são completos, a vida passa a ter sentido!
Quando se é Predestinado com coerência- competência/ Virtudes/ Princípios Morais, a hipocrisia se cala!
Quando a Verdade é o caminho da integridade, a covardia sai de cena!
Quando a promoção da Paz é requisito de unidade, a guerra se acaba!
Quando a sinceridade e o respeito são determinantes, a falsidade não será necessária!
O Conhecimento é propósito humano, mas a Sabedoria é obra de Deus!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Ficar em evidência é uma das melhores formas de não cair no anonimato- e consequentemente torna-se uma 'figura folclórica'- esquecida no campo existencial.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Encontrei a melhor resposta, quando me perguntam por que escolhi ser Professor (dentre tantas carreiras, pelo salário, obrigações fora da Escola, trabalhos excessivos e duradouros, etc.): O professor é o profissional mais sério, completo, competente e visionário numa sociedade alienante, com uma grande parte de desinformados, tolos e medíocres (minoridade intelectual).

A Hipocrisia e a falsa simulação (da personalidade) semeiam como expoentes de uma das maiores chagas sociais, que é a destruição (a ceifa) do caráter e dignidade humana. Logo, se nos prestarmos a ingerir e nutrir esse escárnio é incorrer em um caminho de via única: a patifaria, a canalhice, indecência, perpetuar as nulidades e se convencer que estamos (em grande parte) cercados de oportunistas, aproveitadores, inescrupulosos e pilantras.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

“Queremos um país e uma sociedade melhor todos os dias. Idealizamos progresso, desenvolvimento, avanços e melhorias em todas as áreas da sociedade! Que parcela, envolvimento e contribuição você propicia (torna favorável, assegura, permite), isso acontecer? O que estamos fazendo?
Eu continuo acreditando (instintivamente e incansavelmente) na Educação e na Leitura, como condutores da promoção da justiça, da esperança, de dias melhores, do combate: a alienação, a hipocrisia, a mediocridade e a minoridade!”

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Na proliferação dos IPHONES, dos IPADS, dos Aplicativos de Celulares modernos e dos novos conceitos de design. Apresento meu Celular: NOKIA X-1 (desde 14/11/11- fiel, velho, trincado, bateria viciada, ‘feio’, que aguentará o tranco até o fim da vida útil, dentre outros termos pejorativos). Mas com muitas e vantajosas qualidades:
• Meu celular é para me servir, e não eu servi-lo;
• Do meu celular eu sou dono e mando, e não sou submisso ou subordinado aos desejos e lampejos do mesmo;
• Meu celular é propriedade/ posse (exclusividade), e não ao contrário;
• O homem inventa a máquina, e nesse sentido não pode haver inversão de sentidos e valores;
• Meu celular não pode ‘medir’ meus parâmetros de realização pessoal, de determinar minha animosidade e alegria (felicidade) perante o mundo. Se assim o for, teremos uma geração fadada á extinção perante a promiscuidade e sanidade;
• Não preciso ficar nele 24 horas observando, ansioso, inquieto, apreensivo, agoniado se alguém sabe que eu existo, através de uma curtida- um comentário ou um compartilhamento, dentre outras.
Sou mais as relações humanas (acaloradas) do que as virtuais, sou mais a ‘coisa carnal/ de pele’ que o touch screen, sou mais o tato do que o click, o toque do que a tecla. E ainda acho que sou livre, moderno e na pós-modernidade, e não um alienado que contempla a Geração Fake- das Falsas ilusões e da camuflagem/ enclausurado (me escondendo por trás de um pequeno pedaço de ferro e plástico). Eu definitivamente não serei um ZUMBI moderno- como a grande maioria contempla!
Ainda resisto de forma heroica! Sendo assim prefiro viver nas cavernas!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

“A dita Era da Revolução Digital (Tecnológica/ Informatizada) dentre infinitas perspectivas e possibilidades, provoca um novo contexto e cenário para o: pobre, tolo e ‘sofisticado’ homem Pós Moderno (em sua maioria- medíocre, pequeno, mesquinho, miserável): o DISTANCIAMENTO (Todo mundo perto e ao mesmo tempo longe), a FICÇÃO (o irreal posto de forma magistral e impiedosa), a ALIENAÇÃO (o conceito de Felicidade distorcida), o ISOLAMENTO (relações humanas esfriam constantemente), e por último ENCANTAMENTO COM O OCULTO E A PRESENÇA COM O VAZIO (Impera aqui o ensandecimento- no sentido de alucinação desvairada- abandono e sede por uma curtida, um compartilhamento e um comentário!) nas Redes Sociais”.

Inserida por JoelsonRamalhoRolim

Pensar o óbvio/ o inequívoco, se satisfazer com os mesmos gostos, opiniões (políticas/ ideológicas/ religiosas), estilos (música, visual/ estética/ moda), assistir aos mesmos programas, viajar para os mesmos lugares, tirar as mesmas fotos (sempre nas mesmas posições). Ser cópia é talvez o grande meio de sermos aceitos no vínculo de convencimento (no sentido de QUERER uma vida pautada no fácil)!
Agora DEVER e PODER se submeter a essa escravidão, a mesmice, a monotonia (de não ser você o tempo todo), onde outras pessoas falam- pensam e colocam palavras na sua boca: ditam, esnobam, controlam, enrijecem, tripudiam e dominam o seu íntimo... Aí é outra coisa! É submissão demais, e ainda pensam que são livres! Pensar fora da curva e do eixo, na esfera da provocação é sinônimo de combate às forças ‘ocultas’ que violam a liberdade de expressão!

Inserida por JoelsonRamalhoRolim