Jean Carlos de Andrade
Em rede social, muitos se preocupam em ter milhares de curtidas, estar no topo, mesmo postando bobagens, algo irrelevante e pífio, a quantidade de curtidas não me importa, mas sim a qualidade de cada uma delas, pois cada pessoa que me curte, merece o meu coração, entendem a minha linguagem, compartilham da mesma emoção, estão dentro da minha linha cultural, compreendem as minúcias do meu interior, assemelham-se aos meus sentimentos, carregam consigo as minhas palavras e pensamentos, deste modo, utilizam-se delas para o próprio crescimento...
Quando se responde para alguém em rede social, você da ênfase para a pessoa, fortalece o pensamento e a negatividade contra ti, mostra a todos que foi atingido e que sentiu o golpe, seja superior e continue o seu trabalho, pois se há incomodados, é porque você está fazendo a diferença... Continue!
É para ficar triste ou furioso? A nossa cultura e a história de nosso povo está literalmente morrendo, não só no Rio de Janeiro, e sim, no Brasil todo, mas como a ênfase do momento é o Museu que absurdamente foi abandonado pelos governantes incultos, vejam só o contraste: "Um par de brincos da ex-primeira Dama do Rio de Janeiro, custou mais que o repasse anual do então Museu" ... Alguém tem dúvidas de que estamos perdendo a nossa identidade cultural e histórica? Eu não!
Falar sobre Política? Não! Com sabedoria me expresso somente em poesia, faço de forma escondida, separo comigo uma simples analogia, meu candidato já está definido, não preciso provar meu ideal e nem o que sinto, o meu voto é algo pessoal e não dividido, prefiro mil vezes a paz do que a razão em um comentário mal sucedido, pois isto não vai mudar em nada a intenção do outro indivíduo, apenas haverá discussão, grosserias dirigidas ao semelhante amigo, que após o embate proferido, talvez até se torne um ferrenho inimigo... Não, prefiro a paz, o sossego e a tranquilidade no olhar, como cidadão, com certeza em alguém capacitado irei votar, mas não preciso detalhes te contar, faz parte da minha analogia, nem que você saiba, nem que insista, neste embate não me verá entrar...
O Escritor independente é sempre um feroz marqueteiro, pois assim eu sempre digo: "a mulher pode ser bonita, mas se não colocar o rosto na janela, não casa".
O Padre tem a missão de nos guiar até Cristo, compartilhar conosco os ensinamentos divinos, conclamar a esperança, dar alento, aliviar as dores e acalmar os ânimos, o sacerdote representa um mediador entre Deus e os seres humanos, aquele que oferece os sacrifícios e intercede pelo povo, ele é a referência na comunidade, aquele que orienta,nos ensina, nos mostra o caminho da salvação... Isto envolve a consagração direta de um homem a Cristo, através do sacramento da ordem. Pela história, isto começou na Última Ceia, quando Jesus Cristo instituiu a Eucaristia na presença dos doze Apóstolos, ordenando-lhes assim: "fazei isto em memória de mim". Esta é a importância da figura de um Padre para nós Cristãos católicos, por isto a tristeza e a decepção em ver alguns deles se envolvendo em política, em brigas e discussões, dando a sua opinião pessoal de forma errônea, defendendo o indefensável, levando milhares de pessoas ao nada, a um pensamento contraditório a fé e a caridade, Padres assim não conhecem aquele que representam, o próprio CRISTO!
Quando o ser humano não consegue derramar uma lágrima de emoção, ele nos mostra a sua amargura, a sua dureza de coração, não há sentimentos, não há compaixão... A falta de Deus nos deixa sozinhos no meio da multidão... Estamos em pé, respiramos, mas não vivemos, apenas existimos, deste modo, somos apenas uma ilusão.
O pensar de forma diferente, não te faz melhor ou pior que o outro, são ideologias adquiridas, aprendizados, vivências... Algumas pessoas estudaram um pouco mais sobre determinados assuntos, outras até presenciaram o fato, assim elas podem colocar seus pontos de vista,embasados no que estudaram ou viveram, desta forma, não há sentido em ataques pessoais contra este ou aquele, pois tudo pode ser resolvido através do diálogo, não pela tentativa forçada de fazer o outro seguir a mesma ideologia que você acredita ser o certo. Pois se você partir para a agressão em palavras ou mesmo física, me desculpe, por mais conhecimento que possa ter, tudo será jogado fora, pois assim, se perde toda a razão!
Estou vivendo um dilema novo em minha vida, observando o que há dentro de mim mesmo e confrontando o mundo exterior, o que dizem ser real. Parece até loucura, mas pode ser espiritual, é algo difícil de explicar, até mesmo de entender, pois me retraio dentro de meu ser, vivo as maiores aventuras, crio novos mundos, e neles, faço tudo acontecer... Estou dividido entre o que existe e o que talvez possa ser, é a imaginação tomando conta de mim, uma fuga da realidade sem fim. Manias de um poeta que tudo glamouriza, que vive e se esconde fazendo poesias, este sou eu, compartilhando com vocês este dilema de vida. Mas para não ficar totalmente fora desta confusa realidade, coloco em páginas toda a minha criatividade, pois deste modo, não serei retratado apenas como um maluco, uma pessoa desajustada, mas sim, como um simples poeta que se isolou dentro de uma história bem contada!
O Poder das palavras...
A boa palavra traz cura, paz e equilíbrio, renova as energias, nos coloca para o alto e nos faz sorrir... Ao contrário da palavra direcionada com intuito maldoso, pois quando usada desta forma, pode matar, ferir e destruir... A palavra pode ser boa para quem fala e para quem a ouve, pode ser destrutiva para quem diz e para quem é direcionada, pode destruir um sonho, uma família inteira, a palavra sem base, é sempre mal interpretada, se a sua palavra fosse uma bebida, ela seria um veneno ou límpida água? Seria doce ou amarga? É apenas uma simples analogia, mas que reflete a verdade, pois se a sua palavra não for boa para que a ouve, ela não deve ser mencionada!
A liberdade poética me autoriza a escrever sobre qualquer assunto, seja algo sério, bacana ou esdrúxulo, fatos engraçados, bobagens e metáforas... Mas se você quiser escrever sobre política, um conselho: "se for algo ridículo, a ponto de perder a sua credibilidade intelectual, mostrando a todos a sua incapacidade de entendimento, por favor, não escreva."
Realidade...
A pena de morte já está em vigor no Brasil há um bom tempo, graças a corrupção que vivemos neste exato momento. Se você ficar doente e depender da saúde pública, haverá grande chance de morrer na imensa fila do hospital, isto antes da consulta, se estiver desempregado, pode morar nas ruas, conhecer as drogas e morrer abandonado. Se você sair a noite, com certeza poderá ser agredido e assaltado, é a pura realidade,você pode ser morto nas ruas da própria cidade, bandidos podem invadir o seu Sítio ou a sua casa, matar toda a sua família com requintes de crueldade, pois não há defesa contra a "bandidagem". O aborto já é feito com naturalidade, uma mãe decide se mata ou não um filho indesejado, por isso digo que a pena de morte já é uma realidade, graças a corrupção que tira de nós cidadãos, o direito de igualdade.
O ser humano é previsível, vejam só uma simples analogia: quando se acusa alguém sem provas, afirmando também que este alguém se tornará algo que ainda não é, prevendo assim um futuro improvável, é um julgamento precipitado, baseado em si próprio, se revela com certeza o que você faria estando na mesma situação, pois em sua natureza, você já é ou se tornará o que acusa!
A oração é uma arma poderosíssima contra o mal, pois no momento em que ela se inicia, o demônio se contrai e desaparece,seus seguidores se desesperam, as energias mudam, se fortalecem positivamente, há gritos, xingamentos contrários e ataques vis, mas nada podem fazer, pois a oração nos protege com uma redoma brilhante e indestrutível, guardada e protegida por anjos guerreiros do criador... Por isso quando a oração de entrega é iniciada, tudo se modifica, pois ela nos aproxima cada vez mais de Deus nosso Senhor...
Afaste-se de pessoas negativas:
Quando nos afastamos de conflitos desnecessários, nossa saúde física e mental melhora, nossa autoestima também, pois como diz aquele ditado: “é melhor ter paz do que razão”. Algumas pessoas nos deixam exaustos, sugam a nossa energia interior e aniquilam a nossa capacidade de reação. Pessoas assim vivem em um mundo sombrio e querem nos levar para junto delas... Com a mente doentia, destroem a nossa saúde e bagunçam a nossa paz interior. Pessoas negativas utilizam-se de seus conflitos externos e internos para atacar quem sempre esteve em paz.
Dizem que não se pode misturar ciência com a religião, concordo plenamente, mas ambas podem caminhar juntas, as teorias podem coexistir, pois a ciência atua na área humana, com o que pode ser explicado, visto ou tocado, a religião não, ela abrange a área do mistério, algo que depende da fé. De fato, há evolução, mas também um grande mistério envolvido no início disso tudo, o que não pode ser explicado por quem quer que seja, nem Stephen Howking conseguiu. No fim, talvez teremos a constatação de que ambas estavam certas, a fé e a ciência, mas com explicações ou teorias diferentes...
A idade nos atinge, mas não nos segura, ela não pode ser o motivo para o fim de nossos sonhos, de nossa aventura... Cabelos brancos mostram a nossa experiência, faz parte da vida, mas a mulher ainda pode ser menina, do mesmo modo que o homem também pode ser menino... Faça o que tiver que ser feito, viva o que deve ser vivido, experimente a novidade, aproveite o momento e esqueça o tempo contínuo... Não se importe com a opinião alheia, dance, pule, e ria sem sentido, pois a idade do corpo é apenas um detalhe físico, algo que vai além de todo achismo. Na verdade, a nossa alma nunca envelhece, sendo assim, ainda há muito para ser sentido!
O que está acontecendo com o mundo afinal? Por causa da política se comemora um desastre ambiental, do mesmo modo desejam a morte do presidente que está internado em um hospital... O dia começa com uma tragédia, jogadores e funcionários morrem em um incêndio fatal, mas por incrível que pareça, com piadas comemoram alguns torcedores de um time rival. Infelizmente é um fato real, há entre nós vários egoístas,pessoas com ausência de sentimentos, com uma frieza excepcional. Impressionado com o que vejo, musicalizo com algumas rimas o meu texto, apenas para deixar mais leve este recado fundamental, de forma tranquila e em poesia, deixando exposto o que vejo na rede social, são pessoas próximas, que se divertem e simplesmente sentem prazer em fazer o mal.
Eu sou o tipo de cara que perdoa com muita facilidade, sigo em frente, pois não gosto de carregar comigo a infelicidade, também não guardo mágoa, mas isso não quer dizer que eu me esqueça daquela lágrima derramada... Quem me feriu no passado, não terá no presente a minha raiva, mas também não terá a minha presença constante, nem a minha divertida risada... Eu me afasto da dor, a mesma que por alguém foi causada, mudo de rumo, deixando fora da minha vida a pessoa indesejada, assim eu me reciclo e continuo a minha caminhada, mas agora com quem realmente merece fazer parte da minha jornada!
Depois que me afastei fisicamente e virtualmente de algumas pessoas ideologicamente tóxicas, com pensamentos destrutivos e com péssimas energias, parece que a minha vida deu um salto emocional enorme, um peso gigantesco saiu de minhas costas, de longe percebe-se a minha risada alegre, minha leveza de criação poética, a minha vontade de abraçar o futuro, pois as mesmas pessoas que antes me seguravam e me impediam de crescer, transmitem para os outros uma depressão e uma falta de confiança em si mesmos, impedindo-os de lutar e vencer. Afaste-se de pessoas assim e seja feliz...
Quando questionamos a maldade alheia, nos colocando em posição de superioridade, criando outra semelhante postagem, nós apenas replicamos o mesmo sentimento e compartilhamos o ódio daquele personagem, desta forma, apenas nos igualamos ao mesmo, pois também estamos pisando em outra pessoa, mas com a desculpa esfarrapada, de sermos melhores e cheios de bondade, o que na verdade, apenas estamos espalhando mais e mais maldade!
Sendo um escritor, eu dependo das palavras...
.
A palavra é uma arma poderosa, ela pode ser mais destrutível do que qualquer outro artefato fabricado pelo homem, mas ela também pode confortar e alegrar até o mais triste dos seres... A palavra deu origem a tudo, pois foi com ela que em sete dias Deus criou o mundo, a palavra se fez carne e habitou entre nós, da mesma forma, através da palavra Cristo se entregou ao seu algoz... Tudo começa com a palavra, coisas ruins e coisas boas são criadas. Por isso devemos saber entender o que Deus nos ensina, o pecado é a maldade que sai de nossa boca, não o que entra, pois Jesus também disse um dia: "A boca fala do que está cheio o coração." Se a sua boca não puder dizer algo de bom, feche-a!
Uma crítica negativa e destruidora nunca virá de alguém que faz mais ou que está acima de você, este tipo de pensamento crítico sempre virá de alguém que faz menos, aquele que está abaixo...