J.R.R. Tolkien

51 - 61 do total de 61 pensamentos de J.R.R. Tolkien

Mesmo as aranhas mais caprichosas podem deixar um fio frouxo.

O auxílio que chega sem ser esperado é duplamente abençoado.

A notícia que vem de longe raramente é verdadeira.

Para olhos tortos a verdade pode ter um rosto desvirtuado.

É sempre assim com as coisas que os homens começam; há uma geada na primavera, ou uma praga no verão, e suas promessas fracassam.

Alguém que, numa necessidade, não consegue jogar fora um tesouro está acorrentado.

Com frequência o mal com o mal se apaga.

Não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem.

(Faramir)

Não há nada de errado em celebrar uma vida simples.

"⁠É que da bem-aventurança e da alegria na vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como as obras belas e maravilhosas, enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas; e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia."

— O Silmarillion —

⁠O desejo e a aspiração da subcriação foram elevados ao cumprimento da Criação. O Nascimento de Cristo é a eucatástrofe da história do Homem. A Ressurreição é a eucatástrofe da história da Encarnação. Essa história começa e termina em alegria. Ele tem preeminentemente a 'consciência interna da realidade'. Não há conto já contado que os homens mais queiram descobrir que é verdadeiro, e não há nenhum que tantos homens céticos tenham aceitado como verdadeiro por seus próprios méritos. Porque sua Arte tem o tom supremamente convincente da Arte Primária, isto é, da Criação. Rejeitá-lo leva à tristeza ou à ira.

— On Fairy-Stories —