Irineu Xavier Cotrim
Na escuridão, sem lua, com raios faiscantes, trovões atordoantes, e sem o sono atormentando, medo do próprio medo.
O silencio da noite, fazia as trovoadas mais barulhentas e assustadoras.
As sombras haviam sumido e apareciam agarrando-se as paredes quando os relâmpagos penetravam pelos vãos da janela.
O escrever é contemporizar a saudade do que passou, o escrever forma e informa palavras em forma de metáforas, formando frases, descrevendo e resgatando o que já se foi para o passado, vivido ou mesmo sonhado.
Quando a alma chora o corpo agoniza!
A nossa elite é uma das mais opulentas, antissociais, conservadoras e com raízes escravocratas. Enquanto a classe trabalhadora é uma das mais pobres, sofridas e humilhadas é uma desigualdade brutal.
Se não tenho trabalhado, não posso ganhar dinheiro.
Sem dinheiro, não posso comprar comida para minha família.
Se o filho não tem alimentação adequada, ficará desnutrido.
Desnutrido não poderá estudar. Se não estudar, não terá emprego.
Se não tiver emprego, não ganhará dinheiro.
Aí, o círculo recomeça... A MISÉRIA é o inferno para todos, inclusive para os milicianos que terá mais Mortes no currículo.
A população economicamente ativa no Brasil é em torno de 72 milhões. Mas somente 22 milhões tem emprego formal. 50 milhões sem carteira de trabalho, vivendo de atividades informais. Trabalho informal é empregado, desempregado.
Hoje ele tem salário, amanhã não terá. Sem direitos sociais.
O desemprego não é somente uma realidade atual é também o que o futuro aponta. As máquinas substituindo o humano.
O desemprego cresce, sem piedade! a miséria aumenta os deserdados pela exploração de classe!
Tudo que aprendi, perdi.
Ando de mãos vazias pela avenida a procura do nada, eu e o meu único amigo um perdido cão! Vou criando caminhos a cada passo e nunca sei o fim de caminho nenhum.
Inútil fugir ao meu destino.
Sinto o vento, não sei se vem de longe ou vem de perto para me acariciar. A vida só tem sentido se for sentida e se nela houver empatia entre homem e mulher na mesma sintonia. Se não existimos juntos, num tempo só, então estamos sós.
Não tenho nada para comer e nada para levar.
Enquanto os exploradores de classe têm tudo até para esbanjar, mas também nada vai levarão. Quando todos lá chegar no único lugar onde é pura democracia, todos devorados na igualdade sem nenhuma distinção pelo tribunal das bactérias.
A minha timidez na infância, me fez, uma criança boca fechada, depois um adulto quieto e inquieto, introvertido de poucas conversas, talvez o que explique o estar sempre a me escutar, e a escrever, quando estou a sós porque é no silencio que compreendemos a nossa consciência e é lá onde mora Deus.
Mãe, bendita sois vós!
Mãe não é uma palavra qualquer.
Mulher um ser humano especial.
Falar, ouvir, pensar, rezar, ler, comentar é sempre reflexivo. o que tem de mais sagrado na palavra MÃE.
Amor de mãe, forte na piedade e na destreza do ser e o querer o enraizamento da prole no caminho da retidão, da solidariedade e da honestidade. O amor de mãe é incondicional, embora, toda a regra há exceção.
Mãe é amor é alegria, paz e é harmonia, já o ódio é humilhante, não deixa as pessoas ouvir e nem ver a realidade degradante.
Mãe a mulher real, é a generosidade em pessoa, confiável é sustentadora.
Mãe é o símbolo do útero de uma mulher.
Perdemos a liberdade no dia que fomos expulsos do útero de nossa mãe, era o nosso paraíso!
Seria por isso: o chorar naquela hora?
Quando o paraíso desmorona, surge o esboço de um ser humano. O nascimento é o fim de um tempo e início de outro tempo. Todo tempo é tempo finito!
Mãe, suas palavras fazem um rebuscar e revirar para a infância que cada um carrega. Muitas se fortalecem, dentro da sua grandeza interior e forjam inconscientemente a influência devota de seus antepassados. Alimenta a espiritualidade para equilibrar e restabelecer alguma destemperança do dia-a-dia.
Mãe, teus braços sempre se abrem, quando o filho, a filha precisa de um abraço. Seu coração sabe compreender quando o filho precisa de uma amiga.
Mãe seus olhos sensíveis se endurecem quando o teu filho precisa de uma lição.
Mãe palavra que acalenta em forma de poema.
O seu amor e a sua ternura é que nos dirige pela vida e nos dá asas que precisamos para voar.
Mãe é eterna em nosso coração.
Mãe é cheia de graça, o contrário de desgraça sem graça.
Que o Senhor esteja sempre convosco!
Um trovão aterrorizante surpreendeu, não tive tempo de escapar ileso, a chuva caia leve, mas prometia tempestade, minha colega de trabalho pediu que eu abrisse o meu guarda-chuva, para acompanhá-la até sua casa, como não atender esse pedido se a sua beleza era contagiosa, um guarda-chuva pra dois então tivemos que ir agarradinhos e chegando ao prédio, para que não se molhasse, perguntei deixa entrar? Ela respondeu, não pode. Só até a portinha. Meu marido não está, e se verem você na minha portinha querendo entrar, pode desconfiar. Então, deixa-me por aqui mesmo, ainda mais que, já estou toda molhadinha.
Antes que a noite chegue, vamos contemplar e sentir o mistério cósmico que nos une as montanhas, ao mar, as chuvas, as árvores e a todos os animais e vegetais. Não esqueça da criança que continua escondida em cada um de nós. Ela é simples e generosa. Somos parte do todo, do divino e maravilhoso. Não podemos submergir ao "deus dinheiro" e destruir o sagrado.