Imelda Sitole
Todos temos um amor mal resolvido, uma saudade que não passa, um desejo dificíl de ser explicado, muito mais dificíl de ser entendido.
Todos nós temos um amor mal resolvido, que foi embora sem o nosso consentimento, que se acabou antes do tempo, que se fez ausente, mas permaneceu na cabeça.
Todos temos um abraço que marcou o corpo, marcou a alma, uma música que resume a história da nossa vida, um cheiro, um lugar que nos lembra alguém.
E no fundo todos nós temos aquela história que nos acompanha em cada suspiro e que gostariamos de esquecer, ou voltar pra fazer diferente.
Benditos todos aqueles que teêm a quem ligar, mandar uma mensagem especial, aqueles que teêm a quem oferecer lembranças,a quem oferecer seu tempo, dedicar seu carinho ,seu amor.
Benditos aqueles que tem uma companhia pra o cinema, pra andar de mãos dadas a beira do mar, ou até quem sabe ficar apenas comtemplando o pôr do sol e a lua.
Benditos os que respeitam seus parceiros, os que confiam, os que tem a paz da certeza do amor do outro, os que despem sua alma, aceitam o amor, e estão dispostos a tentar e enfrentar até o fim pra que tudo dê certo.
Benditos os que apostam pela verdade em suas relações, apostam pelo diálogo, e que entendem que no amor tudo pode ser dito, e tudo pode ser entendido.
Benditos os que todos dias ao dormir e acordar, continuam escolhendo a mesma mulher, continuam a deseja-la de forma intensa, continuam tendo a mesma admiração que tinham no inicio do amor.
Benditos os que sabem que o tempo, é uma vantagem pra o amor, que quanto mais ele passa, mais forte o amor poderá se tornar, e mantém as mesmas atitudes e promessas feitas no passado de pé.
São benditos também os que se encontram sozinhos, porque apostam pela sua verdadeira companhia.
Não cedem a pressões sociais, pra que estejam em relacionamentos formais, mas que não trarão alegrias. São benditos ao se darem tempo pra que o amor chegue na hora certa, quando tiver que ser.
Benditos são tambem os que amam,os que carregam um grande amor, amam em silêncio, cuidam a distância, porque não saberiam como expressar em palavras os sentimentos transmitidos por aquela pessoa especial.
"Podemos ficar em silêncio quando a voz te faltar. Não vou te cobrar palavras se você não conseguir explicar o que está se passando. Enxugarei as suas lágrimas e cantarei uma música qualquer que faça você voltar acreditar na vida. Vem, deita. Eu cuido de você. Não prometo que não sofra mais, mas eu cuido de você."
Sorria e finja que não doeu.
Respira fundo e acredita que não aconteceu.
Fecha os olhos e reza pra que o tempo seja generoso e te faça esquecer rapidamente.
Levante, arrisque,tente,enfrente,lute, ganhe asas, voe,supere, mas não fique no chão lamentando pelo que se perdeu.
Se a pessoa me fez bem no passado, mas tem sido meu mal no presente, levo algum tempo me questionando, perco alguns dias sentindo saudades do que ela foi, mas rapidamente desconecto e encontro formas de seguir, embora alguma coisa me falte.
Desculpa não cura, não apaga, não faz o tempo voltar, não faz com que esqueçamos, mas de alguma forma ajuda.
Desculpa sincera, desculpa olhando nos olhos, desculpa com argumentos reais, desculpa sem tentar colocar culpa em outras pessoas, desculpa assumindo o erro por completo, enfrentando as consequências, desculpa com vontade de fazer diferente.
A simples palavra “desculpa”, muda o sentido das coisas.
Em uma briga, em um desentendimento, em uma palavra dita fora de hora, em uma atitude errada, a desculpa chega como salvação. Não haverá mais motivos pra continuar adiante com a zanga.
A desculpa é uma tentiva de um recomeço, mostra vontade de esquecer, deixar pra trás.
Não existe ser humano que fique indiferente a um pedido de desculpa.
A desculpa é o balsámo da alma, não cura. Mas ajuda.
Por mais magoados que estejamos, no fundo sempre esperamos que a outra pessoa venha se desculpar.
Apesar de repetirmos que “desculpa não muda nada”, ela muda sim. Mostra que a outra pessoa esta consciente do seu erro, e se pudesse faria diferente.
Descobrimos amigos pela presença, mas acima de tudo pela ausência.
Amigos mesmo descobrimos pelo que eles pensam de nós assim que nos fazemos ausentes.
Amigo é aquele que mesmo longe mantém tudo que disse diante de você.
O amor que ele declara na sua frente, é o mesmo amor que ele continua afirmando quando você se vai embora.
È complexa a forma como os homens demonstram o seu amor por nós.
Por vezes correm atrás, se declaram, fazem demonstrações diárias e incessantes de amor, te oferecem o mundo e mais alguma coisa e no fim de tudo você descobre que afinal não era amor tudo que ele disse sentir.
E em outras vezes ficam no canto, fecham seu mundo, tornam-se dificéis ,se afastam, são duros, mas é quando mais gostam de nós
Tive muitas vezes vontade de mudar, do dia pra noite. Quis acordar e ser outra pessoa, quis crescer, construir outra história e enterrar o passado.
Acabei descobrindo que a mudança é um processo lento, leva tempo,e a vontade de mudar é um começo, mas apenas isso não é suficiente pra nossa mudança.
Descobri também que a verdadeira mudança ela é sentida acima de tudo por nós, e não pelos outros.
Devemos deixar o tempo agir, devemos tirar lições diárias, e aguardar.
Muitas vezes ela chega quando menos esperamos, e quando mais precisamos.
Em um gesto, uma atitude, em um dia qualquer pensamos :”Como eu mudei”.
Tenho um amor incondicional por todos aqueles que apostam pelo dialógo, por todos que falam , expressam seus pensamentos, despem sua alma, dão a cara a bater, enfrentam, olham nos olhos . Sem textos decorados, sem armações.
Tenho amor incondicional por quem não joga, não arma, não inventa verdades, não abandona o outro no escuro do silêncio, e sempre aposta pela verdade, seja ela qual for.
Durante dias suspiro a sua presença.O cheiro que fica pela casa quando você vai embora, cheiro de amor.
Uma despedida em silêncio. Porque não haveria discurso que preencheria, o vazio que ficou naquele fim de amor.
Sou feita do abraço da minha mãe, dos conselhos do meu pai, do sorriso das minha irmãs, da loucura de meus amigos.
Não sou o tipo de pessoa que disfarça lágrimas com sorrisos, que substitui amor por casos passageiros, ou a falta de alguém com saidas e festas. Não vivo pelo que os outros esperam de mim, mas vivo de forma a concretizar tudo aquilo que me tornará em alguém melhor.
Vivo a minha verdade, e sigo sempre com essa paz dentro de mim.
Quantas vezes tentamos ficar com um homem,porque ele parecer ser “aquele namorado que toda mulher pediu a Deus?”Toda.Menos você.Porque teve ele nas mãos,e não conseguiu ama-lo.
Sentiu outras coisas:carinho,respeito.Uma gratidão enorme,que confundiu com amor,mas ele não chegou a ser aquele homem,que deu voltas ao seu estomâgo e fez o mundo parar quando chegava perto.
Melhor ter 4 amigos fiéis,que 50amigos passageiros,com quem você não pode nem sequer ser o que você realmente é.
image
A melhor coisa que nos pode acontecer,é passar por alguém que um dia amamos muito,e sentir que essa pessoa já não nos abala mais.Passa por nós,mas não marca,não estremece,não muda nosso dia.È isso que nos permite recomeçar um nova historia,a certeza de que deixamos a outra história totalmente pra trás.E estamos dispostos a um novo começo,de todo nosso coração.
Por fora sou forte,crescida.Uma mulher segura.Mas por dentro sou uma criança com medo do mundo,que precisa ser acolhida.
Não sou muito de me prender por palavras.São as atittudes que me fazem ficar,são as atitudes que me conquistam.Fico bem mais atenta ao que a pessoa faz,e não o que a pessoa diz. Sou mais atitudes que palavras.
Mas sou humana,dai possa já estar encantada com o que a pessoa me disse,mas só me conquista de vez,na sua primeira atitude.
Não é o primeiro: “Eu te amo” que me conquista,mas sim o primeiro :“Venho te buscar ai”.
Simples assim.
Sou de verdade. Assumo os meus sentimentos, por mais absurdos que eles sejam, eu os assumo, os aceito, dou a cara a bater, aposto, me arrisco, por vezes me arrependo, mas não volto atrás.
Devia ter pegado tudo de mim, e ter ido pra longe. Pra longe daquele amor que me viciou, e foi embora sem se importar com o que eu faria com os pedaços da história que ele deixou. Sem pensar se algum dia, eu conseguiria esquecer das marcas que ele deixou em meu corpo e no meu coração.”
Decidi que quero muita paz daqui em diante.
Quero aceitar com graça e leveza as pequenas coisas que a vida trouxer.