Hugo Cavalcante
Meu coração está apertado. Meu estômago, embrulhado. Minha vontade agora é de pegar o celular e te mandar um sms para que tudo fique bem. Mas não… Por motivos pequenos você acabou disparando um “não me procura”, então farei como deseja. O antes já me deixava com medo e inseguro, agora me deixa mil vezes mais, depois disso. Sentimento de insuficiência me invadindo. De insignificância. É, insignificância para quem eu mais gostaria de significar alguma coisa. É como se eu tentasse segurar a água com as mãos, e fosse percebendo ela escapando pelos vãos dos meus dedos. É um sentimento - como se eu fosse deixando de ser importante e especial. Volto a repetir: insuficiência. Essa palavra parece descrever bem. Agora… Bem, agora - em meio à travesseiros úmidos de fluídos lacrimal - eu tentarei dormir e, caso consiga, não será um sono tranquilo. Estará bem longe disso. Bem, bem longe.
Quanto tempo tem um tempo necessário para que todas as angustia passe de vez? Já faz um certo tempo que eu cheguei à conclusão de que não devo mais ficar desse jeito - triste e me lamentando. Não digo como se eu pudesse escolher entre ficar feliz ou triste. Nada disso. Eu me sinto só, deixado de lado. Sinto que não sou mais tão necessário na vida de “alguém”. Mas para que vestir toda essa tristeza, solidão e melancolia que me cercam? Já é dor demais para ter que intensificar assim. Então eu sorrio. Sorrio com a esperança de um dia o sorriso anteriormente forjado, acabe se tornando sincero quando eu menos esperar. Não sei como, não sei onde, não sei quando… Mas a fé foi tudo o que me restou. Nem tudo é o que parece. Por trás desse sorriso, existe uma alma que chora. Que grita, implorando por salvação. E eu vou me manter dessa forma até onde eu conseguir suportar. Até chegar meu limite e a tristeza transbordar como cachoeiras pelos meus olhos.
Cansei… Cansei de da em cima de você. Cansei de sofrer por você. Cansei de mandar mensagem tarde da noite pra dizer que te amo, e você me ignorar. Cansei de fica pensando o dia todo em você. Cansei de jurar meu amor e você não dar valor. Cansei de me humilhar por você. Cansei de você pisar em cima de mim, como se eu fosse apenas um lixo, cansei de esperar por você por que eu sei que seu orgulho não vai deixar você voltar, cansei de chorar lembranças passada. Você nem se quer pensou nos meus sentimentos, nem se quer pensou em como eu iria ficar, nem se quer pensou nas promessas que você mesmo jurou em cumprir. Estou ainda em choque de tudo que você me falou para me destruir e só assim ter motivos para sair da minha vida, eu só queria atenção, só queria que você estivesse ao meu lado, mesmo como amiga, já seria o suficiente para me acalmar nesses dias ruins que eu tenho. Estou tentando ser forte e não quero usar a palavra “implorar” pra você, mas também não dá pra disfarçar e dizer que estou totalmente bem, finjo sorrisos por porque sei que as pessoas ao meu arredor precisa deles…
Sou feio, não atraiu ninguém. Não tenho beleza. Pra mim isso não é importante. Ninguém é belo. Todos nos somos iguais. Se alguém é bonito daqui a pouco fica feio, o tempo passa, a idade pesa e o rostinho de bebê e o corpo sarado não vão se manter em forma por muito tempo. Não importa o que você faça para manter um rosto lisinho e um corpo impecável: uma hora o tempo há de modificá-lo. Tem gente que se garante todos os dias se utilizando da própria beleza. Não se importam com o amor, e nem com ninguém. Acham que sempre terão quem quiser, aos seus pés. Mas, sabe.. Depois que todo o tempo passar.. Depois de dias, meses, ano… O que restará? Aquela pessoa antes bonita e superficial, terá o que? Será que só aquele momento ela vai valorizar o amor? Ou só quando estiver sem ninguém? É, meus amigos… Dizem que nada é para sempre, principalmente em relação ao amor. Eu não acredito. Acredito no amor eterno, se for real, puro e sincero. Mas a beleza não é eterna. E quem se utiliza somente dela, um dia se dará muito mal. Beleza passa. E o que fica é a essência, o sentimento. Agora, eu novamente pergunto: será que a beleza é assim, tão importante?
Chega uma hora que nada mais te afeta. Mas não porque você está radiante, e não permite que ninguém adentre seu campo protetor de felicidade. Não! Mas sim, porque você se encontra com o coração tão apertado e estraçalhado, que nada mais pode piorar e te deixar mais no chão do que você já está. Esse ponto, que é o sucesso ao ponto culminante da situação, chama-se indiferença. Já passou de ser aquela indiferença forçada, para superar seus problemas. Mas é a indiferença pura e crua, sem forçação. E eu não sei dizer se isso é bom ou ruim. Não sei decidir se isso tem mais prós do que contras, ou vice e versa. Só sei, que nada sei. E que nada sinto, se não um vazio gigantesco.
Você já ouviu palavras que lhe rasgaram o coração por inteiro? Palavras pronunciadas por um alguém que você jamais esperaria ouvir? Já se sentiu um objeto? Já se sentiu imprestável, inútil? Já sentiu ódio vindo de alguém que representa tudo na sua vida? Já se sentiu impotente perante uma situação delicada? Já se sentiu só, sem ninguém? Já tentou fazer de tudo por alguém, e nada disso adiantou? Já se sentiu a pior pessoa do mundo? O menos amado, menos merecedor de carinho, afeto e amor? Já sentiu fraqueza? Já se humilhou por amor? Já se deixou ser humilhado(a) por amor? Já abandonou seu amor próprio e orgulho por alguém que não se importou? Já errou e se arrependeu? Já cresceu e evoluiu com um erro? Já foi injustiçado(a) pelos seus pais, pelos seus amigos, pelo seu amor? Já sentiu como se ninguém fosse sentir a sua falta? Já desejou tirar a própria vida como maneira de se libertar? Já tentou isso, de fato? Agora eu te pergunto.. Você já encontrou o amor da sua vida? E se você o perdesse pra sempre?
Cada vez mais eu vejo o quanto a sua arrogância tomou conta de você por inteira. Tanto, que talvez nem você mesmo perceba o quanto virou um monstro. Ou talvez perceba, mas se sinta mais acomodada em fingir que não se deu conta. Hoje tudo o que eu vejo é que foram palavras ao vento e à toa, dirigidas a mim, nas quais acreditei. Você nunca cumpriu nenhuma das promessas que me fez, por que eu fui tolo de acreditar na mais importante delas? Que você me amaria pra sempre, e me cuidaria? Que não me deixaria só, que não deixaria esse seu lado escuro tomar conta de você? É, foram só mentiras como tantas outras.. Porque depois de uma mentira contada, as outras saem com mais facilidade, não é mesmo? Você deve saber disso mais do que ninguém. Hoje mais do que nunca tenho noção de que foi um erro tudo isso, nunca deveria ter deixado esse sentimento tomar conta de mim. Nunca deveria ter ido atrás de você, porque indo até você, correndo atrás inicialmente, eu passei a sempre ficar atrás, sempre ser quem volta atrás em relação a tudo. E na vez em que me impus, que não engoli em seco uma estupidez sua pra mim, perdi a amizade tão linda que tínhamos. Você não simplesmente seguiu sua vida, como está fazendo, mas me excluiu totalmente dela, como uma aversão a mim. E isso dói ainda mais. Isso só comprova o que eu disse no início, mais uma promessa quebrada, dentre todas as outras. Mais uma promessa entre tantas, mas não menos importante. Mas sabe, a verdade é que eu me desgastei e cansei. Não vou mais fazer nada em relação a isso, não vou estender a mão a quem recusa minha ajuda. Porque hoje só vejo a menina fútil e rude com as outras pessoas ressurgindo, e se tornando mais obscuro ainda. Mas, como último conselho, cuidado, porque essa pseudo-felicidade que você está sentindo é momentânea. Apenas isso. Tinha até feito um texto super elaborado para você com algumas besteiras minhas mas, depois de tantas coisas que vi, atitudes contraditórias suas que não compreendi pelo que falamos, apaguei. Você gerou isso e eu, tonto, ia atrás ainda. Mas obrigado, realmente, por me mostrar nem que fosse desse jeito que eu não deveria tentar consertar nada. Obrigado por ter me mostrado isso antes de eu falar tudo o que sentia, e pretendia. E obrigado, mais uma vez, por sua palavra valer ouro e você cumprir TU-DO o que promete. Ah, último obrigado, por me torturar, me fazer insistir e acreditar nisso pra depois me tratar como um desconhecido. Realmente digno você.
Tudo o que eu queria era que dessa vez você fizesse diferente. Agisse diferente. Queria que você não deixasse esse orgulho tomar posse de você. Sabe quando a gente se sente inseguro, e tudo o que precisamos é de uma palavra reconfortante? Algo que nos transmita segurança? Então, eu precisei disso.. Mas recebi insultos e ofensas em seu lugar. Imagina como eu estou me sentindo? Queria me sentir o garoto pra você, e você me fez sentir como um entre tantos outros. Precisava do seu colo, dos seus mimos. Precisava me sentir especial. E como você me fez sentir? O oposto do que eu precisava. E doeu. Ainda dói. Dói mais ainda perceber que você não está nem um pouco preocupada como eu me sinto. Que pra você tudo bem eu ter me sentido assim. Tudo bem ter sido rude comigo. Como se fosse “tanto faz”. E indiferença e descaso machucam, intensificam mais a dor. Dessa vez, não me humilharei novamente, para tê-la de volta. Meus erros não justificam você me ofender e mandar um “vai se foder” quando bem entender. Tudo tem um limite. De qualquer forma, queria que você agisse diferente dessa vez. Queria. Verbo no passado mesmo. Não vou mais desejar o que, no fundo, eu sei que não vai acontecer. Fique com seu orgulho.
E foi assim, no colo da minha mãe que eu chorei. Chorei um choro desesperado, cansado. Um choro pedindo por proteção, por piedade. Um choro pedindo refúgio. Me senti tão pequeno, tão indefeso, tão frágil. Minha vontade é desistir de mim. Não quero mais viver nesse mundo sombrio cheio de pessoas malvadas. Não quero mais me machucar e correr atrás de quem nem sequer lembra que eu existo. Eu sou um idiota. Idiota que quer ir embora. Mas ir embora não da vida, de uma ou duas pessoas. Mas ir embora pra sempre, de todo mundo. Cada dia que passa, eu cogito mais essa ideia. Eu preciso me encontrar. Estou perdido, sem rumo, sem amor e sem coração. Estou em prantos, cada vez mais desesperado.
Tanto faz e tantos fez se você não está ao meu lado. Pelo chão o eu que te dei de mais verdadeiro e ingenuo sentimento, você escolheu a razão e eu escolhe o meu coração. Eu não posso te esperar, onde será que você está andando? O mau de nos é saber esperar demais das pessoas. O nosso bem maior é saber sonhar. Eu tenho tanto pra gente, por que será que não me queres e nem saber o que eu tenho.
Só queria que entendesse o motivo de querer você do meu lado, posso não ser aquilo que você espera, mas com você do meu lado posso me tornar uma pessoa até melhor do que você imagina.
Estou me sentindo no meio do vácuo, no deserto sem ninguém, sem algo para poder suportar o que está dentro de mim, estou até sem palavras pra dizer o que sinto. Só queria que me entendesse o motivo de querer você do meu lado, posso não ser aquilo que você espera, mas tendo você do meu lado posso me tornar uma pessoa até melhor do que você imagina. Consigo lembrar de tudo que vivemos, em cada detalhe, em cada passo seu. Mas também queria poder entender o por que resolveu ser assim, tomar uma atitude onde poderíamos sentar e conversar e reatar, e prosseguir com aquele jeito lindo de nos fazermos felizes. Me dá algum sinal, fala que está sentindo saudades, fala também que, o que eu estou sentindo, você está sentindo em dobro. Você foi a melhor coisa do minha vida que poderia ter acontecido nessa minha fase desajeitada, sei que preciso me centralizar mas não é assim que as coisas podem melhorar. Sei que a vida tira o que nos fazem mais feliz, para nos mostrar a realidade. E foi com sua perda que eu amadureci. Não faz isso, eu não quero passar o resto da minha vida sem você, eu tenho medo, medo de te ver tão distante de mim, medo de um dia triste não poder gritar seu nome, te pedir ajuda. Medo de que um dia você esqueça o meu nome, apague meu número da sua agenda, de esquecer que um dia fiz parte da sua vida. Não tenho que mostrar pra ninguém que eu amo você, só você sabe o quanto meu sentimento é verdadeiro, não estou pedindo nada demais. Só queria que você entendesse tudo e que saiba que não vou desistir. Na verdade, eu não posso.
Certo dia eu estava em um hospital da Santa Casa, onde trata de pessoas com câncer e outros casos desconhecidos. Eu estava lá para uma consulta médica, minha consulta era um pouco tarde, então resolvi explorar o hospital, eu e minha grande companheira cadeira de rodas motorizada que sempre está comigo para onde quer que eu vá, deixando um ponto de encontro para me encontrar com minha mãe depois. E explorar fui eu, de repente me deparei com uma garota linda, onde ela tinha olhos verdes e completamente ingênua no que estava se passando com ela, ela tinha apenas 9 anos e se chamava Elizabete, ela tinha o terminal de câncer maligno e só tinha mais um ano de vida. E quando eu avistei parei ao seu lado para conversar, e trocamos palavras simples como qualquer pessoa comum faz quando quer conhecer a pessoa. Nos estavamos em um jardim, cheio de flores e o vento estava parado, e ela quando me viu quis fazer um monte de perguntas sobre mim, perguntando se eu sou feliz e outras coisas que não prefiro citar. E diante da nossa conversa, com toda curiosidade que ela estava sobre ao meu respeito, ela me perguntou se eu já tinha beijado, eu olhei pro lado e depois olhei pra ela e respondi que sim. E ela acrescentou dizendo que tinha medo que a hora dela chegasse e que nunca saberia como é a sensação de um beijo, e que as pessoas sempre rejeitam ou fingiam nem escutar quando ela pedia um beijo. Eu fiquei sem voz, fiquei com olhos cheios de lágrimas, mas me segurei, pois não queria transparecer. Quis mudar de assunto, mas ai ela me fez uma pergunta por cima do que eu iria falar, e ela me perguntou: Me dá um beijo? Eu respondi: Não posso, sou muito velho pra você, tenho apenas 20 anos. Ela ficou surpresa com a minha idade, mas não se importou, e logo foi dizendo..: Por favor, é só um beijo, ou melhor dizendo um selinho, por favor, eu preciso saber se é bom ou não. Em seguida, os galhos das árvores começaram a balançar e as folhas a cair, o vento soprou forte e fez com que as folhas dos galhos ficassem em volta da gente, como se fosse um redomoinho, em seguida, dei um beijo de aproximadamente 3 segundos. E olhei dentro dos olhos dela e falei: Não é só você que tem medo de partir, eu também tenho, eu tenho um grande problema no meu coração e posso ter uma parada cardíaca a qualquer momento e morrer, você tem um ano, e a cada segundos que se passa é uma vitoria para mim. Eu amo alguém, e esse alguém está feliz sem mim, você acha que eu devo ficar triste ou me entregar para a morte só por que ela não está ao meu lado? Hoje eu estou feliz, porque ela está feliz… O ser humano é uma pessoa que temos que perdoar sempre, por que eles não sabem o que falam. E sabe, um dia ela me perguntou o motivo de tudo isso, e eu apenas falei que eu tinha prometido pra ela própria que iria ama-la para sempre, e estou cumprindo isso, por mas que haja circunstancia todos os dias para desistir, mas vou ama-la eternamente e disso eu não abro mão. E você, não tem que ficar triste com que as pessoas fazem ou aparentam querer dizer, você é linda, e se for da vontade de Deus, Ele vai te dá mais uns anos de vida, e nunca desista. Ela me deu um abraço de despedida e direcionei minha cadeira de roda para poder ir embora, e quando eu iria pegar a curva para direita, eu gritei em voz alta: O que achou do beijo, a sensação? E ela respondeu toda feliz: Muito bom, você beija bem. E eu sair rindo, com muita felicidade no rosto por fazer feliz uma garotinha.
É bom ser lembrado, seja por um momento, por uma palavra, por um gesto. Assim, sabemos que você é importante para pessoa, e não ser lembrado, dói muito.
E se eu morrer?
E se um dia eu morrer? Será que você irá sentir minha falta? Lembra de quando você se importava comigo? Vivia me perguntando como eu estava, puxava os mais assuntos comigo, mesmo que eu falasse com você por apenas 5 minutos, isso fazia com que brotasse um sorriso no meu rosto pelo dia todo. Agora eu me vejo aqui desamparado, sentindo a sua falta. Você sumiu por uns tempos, deixando com que eu ficasse com um vazio em meu coração, senti sua falta. Chorei por longos tempos sem que você ao menos soubesse o que se passava comigo. Mas depois desse tempo você volta a falar comigo, como se nada estivesse acontecido, mesmo sem querer, você me magoou muito. Não quero que fale comigo porque a morte pode estar bem próxima de mim, pois isso não me fará bem. Quero que tudo seja como antes, que você seja aquele amigo que fale as coisas mais idiotas do mundo, mas que me faça rir e quando eu chorar, saberei que é você aquele que eu poderei contar minhas alegrias e tristezas. Mas por favor, se eu morrer hoje. Eu te pergunto: será que você vai sentir minha falta? Será que você irá sentir a mesma falta que eu sinto de você quando eu me vejo distanciado de você? Eu fico feliz quando eu falo com você, tentando puxar um assunto qualquer, com medo de estar te incomodando, e você responde. Mas seria legal se a gente invertesse as coisas e você passasse a falar mais comigo, pois sem dúvida alguma isso me faria muto feliz! Mas cuidado que eu posso morrer a qualquer momento. Então pense: E se eu morrer? Sentirá minha falta?
Para um amigo.
Me sinto forte diante tudo que vivi, nada mais de você me atinge. Mas sua ausência me faz falta, me causou pensamentos negativos. O passado me faz ser frio com você, me faz lembrar de tudo que me causou dor. Sinceramente, me sentir como se estivesse com um cartaz dizendo pra você sentir o carinho que eu tenho por você. Eu sentia que você se recusava a ver isso ou fingia muito bem pois você passava pra me um jeito de não querer saber disso. Você tirou lágrimas dos meu olhos, me fez me sentir uma pessoa sem valor. E nesse tempo parecia que tudo estava caindo na minha cabeça, as pessoas que eu mais amava se recusava há não está ao meu lado e foram embora, e eu tive que entrar urgentemente em um consultório medico da especialidade de psicologia. Vocês não sabem quantas vezes eu citei seu nome e quantas gotas de lágrimas caiaram. Foram 1 ano e meio de tortura, e dentro desse tempo tudo que eu falava era de vocês. Tenho muitas mágoas de vocês, principalmente daquela parte onde eu pedir pra você conversar com ela, em nome da nossa amizade. Mas você recusou, e vi que nossa amizade não tinha valor, mais eu pedir por que só você poderia ajuda-la e em seguida iria me ajudar também. Você conversando com ela, ela poderia ter mudado de ideia e ela estaria aqui comigo ainda, eu e ela se amando mesmo como amigo. Quando eu fiquei sabendo que eu poderia morrer a qualquer momento por uma grave doença que tenho até hoje, você não me ajudou a me confortar, sumiu, desapareceu. E as porcentagem de morte ainda anda comigo aonde quer que eu vá. Mas eu te amo, como um desconhecido, como colega, amigo, irmão, parente e tudo mais…
É meu jovem, muitas coisas deixamos pra trás com a esperança de se libertar daquela angústia insuportável por ser a mesma mesmice de sempre. E cada passo que damos, as pernas tremem por não saber onde pisamos. O passado não era pra existir, por que tudo está lá, está tudo registrado. Um amor, um brinquedo, uma música da época, uma palavra daquele que já se foi, uma amizade, uma comida, um filme, uma namorada, um beijo, uma tarde, uma noite, uma manhã, um carinho, um abraço, um cheiro, um arrepio, um “eu te amo”, um “fica comigo”, um choro insuportável. Não deixe o seu presente virar apenas passado lamentável, o passado não volta, faça valer, faça do seu carinho um aconchego e que lá na frente não se diga que poderia ter feito diferente. O presente é o hoje, o futuro é o amanhã onde não sabemos que estaremos aqui.
Queria está no lugar calmo, e chorar mares, soluçar. As pessoas dizem que minhas palavras são doloridas, que parece que eu estou em um sentimento de tristeza profunda momentaneamente. Mas ninguém chega de mãos abertas e diz: “Hoje, vou chorar com você, Mas amanhã quero te ver sorrir”. Minha gargante arde, meus olhos doem, tudo isso por que quero berrar. Não me conformo com o que tenho, com o quero, com o que sou, com o que vou ser, com o que escuto, com o que leio, com a distancia, com a falta de tudo que eu quero.
As vezes sentimos uma sensação tão estranha como se fosse um impulso para não desistir da pessoa que tanto me menospreza. Mas não posso amar por dois, não posso me locomover sem eu ter um por cento de chance. O coração as vezes nos engana, por que ele quer ser amado a qualquer estante: “Eu sinto muito coração se você bate por pessoa errada, o único jeito é de você parar de procurar esse alguém que pode te completar, por que você não veio nesse mundo para ser amado, você tem defeitos, e ninguém quer um coração com defeitos.” Quem dera se essas minhas duas estenose que eu tenho no coração e a insuficiência cardíaca, a cura, fosse o amor dela.
Você está me causando repugnância. Não era isso que eu esperava de você quando te conheci, ou melhor dizendo, você cresceu e se tornou um domador de palavras ferinas, usando contra mim. Pergunto-me sempre o que eu fiz com você? Sempre te tratei diferente de todos eles, com mais amor, carinho, sempre estive ali estendendo a minha mão pequena para você. Eu sou isso que você ver, sou bobo, carinhoso, dou amor, me preocupo demais e não adianta você querer fazer mudar-me por que não vai conseguir. Estou cansado de ser apedrejado por você, nunca me compreende. Eu sinto muito se você não gosta do meu jeito delicado de ser com você, talvez, você só vai dar a valor a alguém quando você ficar sozinho nesse mundo nojento. Se eu estou sendo um empecilho na sua vida, vá embora, deixe-me, porque eu não consigo me afastar de você por mais que essa seja a única saída, mas eu não consigo, o meu sentimento por você é muito mais ilimitado da vontade que eu tenho de me afastar. Talvez seja só na hora da raiva apenas. Você disse que precisava de mim, que me amava. Mas quem ama não arranca lágrimas, não faz sentir ser menos importante, não briga e nem apedreja palavras para machucar. E quer saber, você está certo, eu sou um doido alucinado por criar uma miragem sua e querer está certo que tudo num passou de um mal entendido.
Às vezes pensamos que o surgimento de um novo alguém em nossas vidas é para o nosso próprio bem. Muitas vezes acreditamos que é aquele alguém que tanto almejamos. Que nos cuidará quando mais precisarmos, e quando não precisarmos também - apenas pelo puro prazer de querer ver bem. Que nos amará nos momentos felizes e nos tristes, principalmente. Que coagulará até mesmo as feridas mais internas existentes em nossos corações. Que nos renovará. Que nos fará evoluir.
Mas, convenhamos. Coração apaixonado é coração burro. Ingênuo, para falar a verdade. Que mesmo apanhando incessantemente, continua com seus batimentos típicos. Ou, então, atípicos, numa arritmia curiosa e involuntária, com sonoridade significante e semelhante a um pedido de socorro. Implorando por misericórdia a cada batida. E a cada batida, mais ele sangra. Não um sangramento normal para manter o ritmo de circulação de sangue em meu corpo. Ele sangra de tanto doer. Acredito ser a maneira que ele tem de chorar.