Hélio Bulaimo
Pergunte pra os mortos sem Cristo no coração (se é que tens a chance de fazer isso)...se realmente é isso que eles gostariam de ter feito, morrer sem Cristo para viver a eternidade toda sem paz no coração?
Eu não estou em pé na África fazendo ou sentindo algo porque sou forte do que algum bruxo, não. Muito menos faço missões lá porque sou mais sábio ou conhecedor do que qualquer outro conterrâneo meu na África. Na verdade tem muitos intelectuais naquele rico visto como pobre continente.
Poderia procurar um curandeiro pelos conselhos nativos que recebo as vezes para me reforçar, mas não. Poderia me alicerçar em qualquer força da magia negra, porque não é por falta de opções. De tal forma, não até este momento.
Podem procurar em todos bruxos registrados na AMETRAMO por exemplo, e perguntar se o Hélio Bulaimo convertido a Cristo saindo do islamismo em 2008 na cidade de Pemba, procurou por um deles para contratar os seus serviços para ser alguém na vida, se tiver pelo menos um pouco de verdade entre eles, dirão que nunca o vimos. Os céus me são testemunhas, de que nenhum deles dirá que comeu meu dinheiro ou teve um pedido meu.
Mas isso não quer dizer que na minha linhagem familiar não haja esse histórico (o de confiar em macumbaria). Confesso que eu e o meu lar hoje, procuro servir a Cristo na África, porque somonte a graça de Deus me basta, só isso. Não a mim, mas ao nome de Cristo eu sou o que sou hoje para glória de Deus.
Só o facto de eu viver na África sem confiar em nenhum amuleto, mas depositar toda minha confiança em Cristo, é uma das provas que venho sentindo desde a minha conversão em 2008 de que, na verdade o Deus cristão é real na minha vida. Disso não negócio com ninguém, podem esfolar a minha pele.
Por isso repito, não sou mais forte que ninguém,mas não me prendo a nenhum bruxo africano ou um fundador de nenhuma outra religião senão a Cristo, e este o Crucificado.
As oportunidades têm autonomia nas suas decisões, nossa busca não. Por isso devemos ser constantes em nossa busca pelas oportunidades, porque elas acontecem quando querem, não quando nós queremos.
Tudo acima da hora, cobra mais. O vício da procrastinação gera mais desgraça em muitos profissionais talentosos.
Vá pelo lado mais difícil do amor, amar e cuidar quem já matou um familiar teu, por exemplo. Porque o lado mais fácil atrai menos bençãos para a tua vida.
Eu penso e sinto que o futuro da espiritualidade em Moçambique e na África, Deus está depositando a responsabilidade em nós jovens teólogos, missionários e discípulos de Cristo. Basta se colocar na brecha de Deus para que, Ele nos use como verdadeiros obreiros de Cristo na terra. Atenção, jovens que servem a Deus e ao povo são figuras importantes para o avanço da obra e da Igreja.
Ganhar Israel pra Jesus?
Não se ganha Israel a partir de Damasco, não. Ganha-se a partir de Jerusalém.
As divisões denominacionais da Igreja não poderiam prejudicar a Palavra de Deus nem o povo, deveriam se focar em prejudicar a satanás e todo reino do mal na terra.
Um dos maiores pesadelos na mente de um pai e duma mãe nessa nossa era é, ter o seu nome estampado no documento de identificação do filho(a), mas não no coração daquele filho(a) que tanto amou na vida.
São poucas pessoas que me ajudam sem me cobrar nada nesta vida. As vezes até pra ser feliz devo comprar as pessoas para me corresponderem. Aqui o amor verdadeiro é medido pelo que tens a oferecer. Por isso, confio mais em Jesus do que no comportamento humano na sua maioria.
Quando o proprietário não valoriza, o vizinho ganha chance de explorar. Este princípio vale até na liderança: Quando um líder não valoriza o seu povo, abre portas do estranho explorar o povo que carece da cobertura do líder.
Nunca diga que és inútil, porque da sua grandeza interna pouco imaginas, e nem sabes a dimensão das pessoas que se espelham em você. Que Deus em Cristo Jesus abra os olhos do teu coração.
Como membros da Igreja na África, precisamos tomar muito cuidado em não fazer os não cristãos agirem como cristãos por meio de regras tradicionais, e sim, levando-os a cruz de Cristo primeiro.