Gláucio Cardoso

176 - 200 do total de 221 pensamentos de Gláucio Cardoso

Quando alguém fala algo que te fere, lembre-se que a ferida sempre será causada pelo que você interpreta do que ouve.

O perigo de salvar alguém que está se afogando é ser vítima de afogamento primeiro que ela, pois quem está no perigo, lutando pela vida, mata com violência o primeiro que aparece para ajudar, por isso o salvamento exige cautela, frieza, e até uma dose de agressividade para que ao final do susto, os quatro pulmões tenham Ar.

A Linha do Tempo merece atenção, pois qualquer atraso se torna um gerador de obstáculos no fluxo natural da Vida.

⁠Se você colabora de forma pública, publicamente será recompensado, mas se a colaboração for de forma oculta, a premiação obedecerá o mesmo princípio, porém é em secreto que se recebe os melhores prêmios.

⁠⁠Os segundos nunca nos esperarão, eles atravessam violentamente nossas vidas e quando piscamos, toneladas deles já se passaram numa corrida alucinante, contrária à nossa direção.
Deixar claro, para nós mesmos, o valor de cada preciosidade que nos importa é um princípio básico de Sabedoria.

⁠Nasci devendo o próprio fôlego, e não posso acreditar que a Vida me deve algo. Muito pelo contrário, sou eu que estou em débito por cada batida do meu coração, pois sei que em algum segundo essa batida, abruptamente, me será retirada. Restarão apenas as memórias geradas nas mentes que estiveram perto da minha.

⁠Entre o discurso de compaixão e a ação, existe um precipício que somente frágeis plumas sopradas pelo Vento podem transpor.

Afeto é pérola que não se dá onde não se recebe.

Querer acreditar não é o mesmo que acreditar, assim como querer fazer não é o mesmo que fazer, muito menos o querer amar é o mesmo que amar.
Existe uma distância abissal entre a intenção e a ação.

⁠Tudo tem um custo, mas o Gratuito existe sim, porém é bom lembrar que é como um filho assassinado, depois de ser arrancado a força dos braços de uma mãe⁠ que o amamentava.

⁠Ações sobrecarregadas de amor geram mais do que histórias, geram a História Viva.

Caro é o tempo passado somado a oportunidade perdida.

⁠Por estar no âmbito da expectativa todo futuro é incerto até que vire passado, por isso ⁠qualquer absoluta certeza só pode ser obtida pelo que passou e não pelo que virá.

⁠⁠Pode não ser sua a responsabilidade, mas lembre-se, você é motivo da decisão de alguém.

Em uma ocasião, um assaltante me acertou uma coronhada atrás da cabeça e assustado perguntei:
- O que eu fiz de errado?
Ele me respondeu:
- Você existe!
Moral da história: A percepção de sua existência como boa ou ruim depende da utilidade ou significado que você representa naquele instante.

⁠Legi⁠timidade é contar a história, por ter vivido a história, o resto é estória.

Pais que não reservam tempo de qualidade para seus filhos, involuntariamente abusam passivamente de suas crianças por negar-lhes o direito ao afeto.

⁠Os desguarnecidos de Amor sofrem amedrontados com a contínua incerteza da insegurança que os cercam.

Ao pé da letra, o Socorro bem ⁠presente na hora da angústia, são pessoas bem presentes na hora da aflição.

⁠Na Diálise da Vida o Sangue sai do coração, passa por todo o corpo, atravessa a Cadeia Montanhosa de Emoções, Rega a Plantação de Desejos e depois retorna para a próxima Pulsação.
Nem sempre fortalecido e nutrido, por vezes até diminuído e enfraquecido, o que inevitavelmente, de gota em gota, nos leva ao Final da História.
Por isso Viver é Respirar, é o Fôlego Sagrado, em Nós, empreendido para que a alegria de ser humano seja percebida ao máximo, pois a Vida é sim o maior presente Divino e o Tempo a nossa maior Riqueza.

⁠Se a única segurança está no fim da jornada, o melhor trajeto até lá é caminhar entre o mais seguro e o menos inseguro dos paralelepípedos que calçam a estrada.

⁠Símbolos e Rituais são importantes em qualquer manifestação de Amor, seja qual for o tipo, contudo a Prática sempre excederá o alcance de qualquer ritual ou símbolo.

Seja físico, estético⁠ ou intelectual, fato é que qualquer aprimoramento dói.

Medimos as pessoas pela régua que somos, se a régua é justa a medida será a justiça, se a régua é imoral, a medida será a imoralidade. Podemos fingir, mas sobre pressão retornamos rapidamente a medir todos conforme somos.

⁠O sucesso, realização ou satisfação, fruto do desconforto de qualquer pessoa se chama Abuso.