Gláucio Cardoso

76 - 100 do total de 214 pensamentos de Gláucio Cardoso

⁠⁠O tabuleiro de Xadrez é um excelente arquétipo do comportamento de grupo, que se repete nas mais diversas organizações que necessariamente são formadas pela composição do rei, rainha, bispos, torres, cavalos e peões.
O descontente não faz mais do que iniciar um novo tabuleiro onde ele é o rei.

Inserida por glauciocardoso

⁠⁠Há uma necessidade instintiva por soberanos, zigurates, torres, castelos e pirâmides, fruto, de um lado, da sede por explicar angústias, e do outro, da vaidade em poder suprir essa sede.

Inserida por glauciocardoso

⁠Por estar no âmbito da expectativa todo futuro é incerto até que vire passado, por isso ⁠qualquer absoluta certeza só pode ser obtida pelo que passou e não pelo que virá.

Inserida por glauciocardoso

⁠O sucesso, realização ou satisfação, fruto do desconforto de qualquer pessoa se chama Abuso.

Inserida por glauciocardoso

⁠Silêncios gritam respostas, pois palavras são o combustível da motivação e a falta delas é a própria escuridão.

Inserida por glauciocardoso

⁠Toda palavra é um instrumento para o bem ou para o mal.

Inserida por glauciocardoso

⁠Por amor, aquele que é forte rega a terra com seu suor, fazendo brotar flores e frutos que continuarão anunciando o seu nome

Inserida por glauciocardoso

Quem somos:

⁠Um instante no tempo?
Pendurados ao relento?
Suspensos no Espaço?
Solitários de fato?
A imensidão que nos cerca!
A fina linha que equilibra cada peça!
A compreensão do nosso tamanho!
Crer no TODO PODEROSO não deveria ser algo estranho!
Pessoalmente vejo o Universo na Flor,
É óbvio que de alguma forma,
A Fonte Geradora de Tudo,
No mínimo, tem que ser chamada de AMOR.

Inserida por glauciocardoso

[Teoria da Distância]

Grandes cientistas descobriram em suas lutas com a ciência leis que regem o mundo físico e, fico até pasmo, pois alguns tentam até hoje invadir o campo metafísico.
No entanto, maravilhosas descobertas foram feitas, cito aqui a Lei da Gravidade descoberta pelo brilhante sr. Isaac Newton, que além de cientista era um pregador, cuja máxima é exatamente a atração que o globo terrestre exerce sobre tudo que está sobre ele.
A Teoria da Relatividade, do Dr. Albert Eisten, E = MC2, que transcendeu a Lei da Gravidade descrevendo a força de atração que todos os corpos celestes exercem sobre si e sobre os demais, curvando o espaço conforme a dimensão desta força. Onde E (energia) é igual a M (massa) multiplicado por C2 (velocidade da luz ao quadrado), nos fazendo crer que tudo é energia, bastando para isso apenas a aceleração de corpos.
Claro que não posso daqui da minha diminuta posição, tentar explicar ou mesmo questionar tais descobertas e como elas foram calculadas.
Contudo, penso ter descoberto a terceira etapa que concluiria os estudos do sr. Newton e do Dr. Eisten. Pois se um tratou da atração aqui na Terra e outro da atração a nível de Universo, imagino que eu tenha descoberto de maneira não muito agradável as forças e energias envolvidas da atração, mas entre almas que brilham, o que eu poderia intitular como Teoria da Distância.
A Teoria da Distância apresentada na fórmula D = SA2, sendo D (Dor) , igual a S(Distância da alma oposta), multiplicado por A2 (sentimento ao quadrado), esclarece, de maneira simples que quanto mais distância se aplica a alma oposta, multiplicado pelo sentimento ao quadrado teremos maior dor. E se invertermos a fórmula para descobrir a quantidade de sentimento bastaria dispormos do seguinte cálculo A2 = D/S, ou seja, Quantidade Sentimento ao Quadrado é exatamente igual a intensidade da Dor dividida pela Distância.
Depois de refletir este algo que me pareceu no primeiro momento uma insanidade, deduzi que é o algo mais simples da natureza dos relacionamentos humanos.
Descobri pela fórmula em mim mesmo aplicada a Teoria da Distância, que nada mais é que a Saudade, explicada pela angústia da falta de alguém que se queira bem.
Tudo bem, poderia eu falar, estou com saudades! Mas não me contive em tentar descobrir uma fórmula matemática pra isso e assim, nasceu a Teoria da Distância e que com certeza terá num futuro, outros, muito mais brilhantes cientistas que continuarão buscando com profundidade elucidar estes cálculos.
Sei apenas que estou preso a esta Teoria da Distância, do mesmo modo que estou preso a Lei da Gravidade e do mesmo modo que estou preso a Teoria da Relatividade.
Sendo assim, imagino que para vencer a Força estudada pelo Sr. Isaac Newton eu tenha que vencer esta, a da Saudade, cujo meu livro Teoria da Distância explicará mais detalhadamente e quando for publicar, mandarei pra você primeiro, pra ver se diminui a saudade. (Esse texto é pra todos aqueles que tem saudades)

Inserida por glauciocardoso

Ao chegar, seja a Luz que dissipa a escuridão.
Ao ficar não seja problema, mas sim solução.
Ao sair, deixe boas lembranças e não frustração.

Inserida por glauciocardoso

⁠O Tempo é uma máquina insaciável de moer vida, então deixe que ele, o Tempo, faça o trabalho dele, já é o suficiente, não precisamos permanecer investindo batimentos cardíacos em situações negativas.

Inserida por glauciocardoso

⁠O Querer e o Poder são conflituosos!
Um abismo existe entre os dois, e transpor o abismo tem sido o sofrimento e a insistente batalha da humanidade desde o surgimento da consciência.

"Penso logo existo", ou logo há sofrimento.

Inserida por glauciocardoso

⁠Ter boa consideração com nossa trajetória, com seus altos e baixos, é um princípio inegável de sabedoria, pois até as pessoas que temos hoje são resultado dos capítulos, bons ou ruins, vividos em nossa própria história.
Sem a trajetória, com suas tempestades e dias ensolarados, não haveria o hoje.

Inserida por glauciocardoso

Ser tolerado, ser querido, ser amado, pontos cardeais de uma busca sem fim pela aceitação.
Por isso, antes de tudo, se tolerar, se querer e se amar, pois com fome do básico qualquer migalha parece pão.

Inserida por glauciocardoso

⁠Para qualquer meta que se almeja alcançar, existe um conjunto de sentimentos capazes de nos impulsionar, porém o sentir é algo pessoal, intransferível e não obrigatório.

Inserida por glauciocardoso

⁠Definitivamente a Vida é construída em cima de Sins, Nãos e Nuncas. Nos Talvezes moram incertezas que quanto mais rápido se tornarem Sins, Nãos ou Nuncas, melhor é para a Construção da Vida.

Inserida por glauciocardoso

⁠Na contramão do fluxo natural da Vida o indivíduo paga caro para receber como prêmio o seu próprio sofrimento.

Inserida por glauciocardoso

⁠Não sou o primeiro, nem o último a constatar que a vaidade invariavelmente é a motivação mais aparente nas atitudes mais nobres.

Inserida por glauciocardoso

⁠Nem sempre é possível, mas é melhor praticar a Justiça, pois a terra onde a Injustiça é plantada pode ser demasiadamente fértil e tornar a colheita mais abundante do que se pode suportar.

Inserida por glauciocardoso

Nossa capacidade de pensar nos faz maiores do que as limitações que nos sujeitam.
Por isso nascemos com a fixação por tirar os pés do chão, o sonho de todos nós, Ícaros aterrados fisicamente, mas com mente e espírito capazes de rodopiar o Sol em segundos.⁠

Inserida por glauciocardoso

⁠Na Diálise da Vida o Sangue sai do coração, passa por todo o corpo, atravessa a Cadeia Montanhosa de Emoções, Rega a Plantação de Desejos e depois retorna para a próxima Pulsação.
Nem sempre fortalecido e nutrido, por vezes até diminuído e enfraquecido, o que inevitavelmente, de gota em gota, nos leva ao Final da História.
Por isso Viver é Respirar, é o Fôlego Sagrado, em Nós, empreendido para que a alegria de ser humano seja percebida ao máximo, pois a Vida é sim o maior presente Divino e o Tempo a nossa maior Riqueza.

Inserida por glauciocardoso

⁠ Questão básica de estatística da Vida é que, entre o que vai dar excepcionalmente certo e o que vai dar exageradamente errado, existe uma equação de muitas possibilidades.
A luta é batalhar pela metade certa da lista resultante da equação, deixando o que é excepcional ou exagerado no campo do inexplicável e não de nossas aflições.

Inserida por glauciocardoso

⁠⁠Utilidade e Significado⁠ são atributos que armazenam os diversos adjetivos com os quais classificamos os mais próximos.
Sem qualquer dúvida, quando a Utilidade é maior que o Significado atraímos o peso ajustador e moderador do Desequilíbrio.
Porém, quando o Significado é maior que qualquer Utilidade, é sinal de que desvendamos a simplicidade da única Verdade, o Amor Divino.

Inserida por glauciocardoso

⁠A dificuldade em compreender a Felicidade nos leva a vê-la apenas no que passou ou na fantasia do que virá, esquecendo que entre um e outro existe toda a densidade do Agora.

Inserida por glauciocardoso

⁠Qualquer algo conquistado injustamente, a qualquer tempo, de maneira justa pode lhe ser retirado.

Inserida por glauciocardoso