Gilberto Araújo de Alcântara
A verdadeira amizade é eterna, pois vive mesmo à distância, sobrevive ao tempo, morre... de saudades e ressuscita nos piores momentos.
O amor aquece o coração; a paixão queima-o; a raiva esfria-o; o rancor congela-o; e a indiferença petrifica-o.
A vida passa para todos; sobreviver é objetivo de muitos; poder e dinheiro são propósitos de tantos; viver, porém, tem sentido para poucos.
Terrenos irregulares e pedregosos, elevações, abismos são empecilhos da existência. Pior dos obstáculos são as muralhas construídas dentro de si.
Não é a quantidade de status que forma um grande homem. É a boa qualidade de caráter que constitui um grandioso ser humano.
De tanto se esforçar para alcançar a suposta estrela da felicidade, corpo, braços e espírito ficarão extenuados. Cego é aquele que não consegue reparar que a verdadeira chance de ser feliz já se encontra em suas mãos.
Quem memoriza, alguma hora, esquece; quem entende assimila, mas pode um dia esquecer; quem experimenta tem grandes chances de, com o passar dos anos, não esquecer; porém, quem aprende com o sofrimento jamais esquece.
Aquele que se considera superior ou inferior a alguém vive divertindo-se numa gangorra. Um dia o brinquedo quebra e as sequelas da queda podem permanecer indefinidamente.
Uma pintura reproduzirá sua caricatura na interpretação do desenhista; uma foto retratará sua fisionomia aos olhos dos demais; um espelho vai refletir como você se enxerga; porém, olhar para seu interior é que permitirá descobertas sobre seu verdadeiro Eu.
O ser humano aprende na teoria as quatro operações fundamentais; no entanto, na prática, há quem diminua, some, multiplique a seu favor e nunca pense em dividir de forma honesta.
Achamos que sempre é cedo para deixar os belos sonhos na cama e nunca é tarde para despertar de vez.
Quem é desmascarado pela mentira dificilmente resgatará a confiança dos demais. Aquele que engana a si mesmo desconfiará sempre de si próprio.