gilberto angelo begiato
Aqui temos duas lições para aprendermos com os gestos de Tomé:
Que a dúvida nos diferencia da brutalidade que advém da pretensiosa atitude de se achar o dono da verdade. Onde existe brutalidade não pode haver paz. O saber sempre vem da humilde dúvida. A fé que não duvida e não questiona torna-se imatura e fanática.
Porém quando nos afogamos no mar das dúvidas não permitimos que o barco chegue ao porto seguro. O vento sopra a favor de quem sabe aonde quer chegar. A dúvida deve ser motivação para avançar em águas profundas. Assim descobriremos através das dúvidas que a vida é feita muito mais de escolhas do que certezas. Para conhecer a verdade é importante permitir a dúvida. Somos ser pensante e o questionamento nos afasta da superficialidade.
O erro de Tomé não foi duvidar e sim a pretensão de achar que pra acreditar era preciso antes ver. Foi limitar seu conhecimento.
A dúvida e a certeza são um aprendizado constante do que é fé. O apetite da certeza nasce pela dúvida que por sua vez é iluminada pela fé.
A ânsia de ver sinais visíveis extraordinários reflete em nosso tempo o quanto somos incrédulos. Quando falta fé não há sinais que convença.
A prática das boas obras é um sábio caminho para vencer a perturbação. Menos espetáculos e mais obras de fé.
Peixe e Palavra. Corpo e Alma. Ação e Oração. Pão e Comunhão. Profano e Sagrado. Na dualidade existente nos opostos e contrastes a vida cristã encontra seu sentido.
Quando somos bons aos outros estamos fazendo o bem a nós mesmos. O mundo não necessita de pessoas ilustres e sim de gente boa.
Para ser bom é preciso fazer coisas boas, e não apenas evitar fazer coisas ruins. Uma alma elevada é medida pela bondade.
O crente é um descrente.
O descrente é um crente.
O crente fundamentalista
é um descrente fundamentalista.
O ex-crente fundamentalista
é um ateu equivocado.
Deus morreu no descrédito,
assassinado pela humanidade.
Quem é verdadeiramente bom? Só Deus! Portanto permanecer em Deus é uma questão de inteligência estratégica de quem quer colher bons frutos na vida.
Quando somos atraídos pelo Amor tudo flui para o bem. Apaixonar é fácil, difícil é permanecer no Amor.
Somos o que fazemos, mas somos cada vez mais nós mesmos quando temos a coragem de mudar o que não somos para ser cada vez mais o que somos. É fácil querer mudar, o difícil é permanecer mudado.