gilberto angelo begiato
Quando na igreja há uma busca frenética pelo extraordinário através da matéria é porque está faltando coragem para encarar no cotidiano a realidade que contrasta com a fé que professamos.
Um povo interesseiro apenas enxerga as mãos de Deus e não deseja e nem busca sua face. Jesus Cristo é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem.
A centralidade dos pobres no Evangelho deve sempre reporta-nos naturalmente ao tema da opção preferencial pelos pobres.
Vivemos a era da matéria em detrimento do espírito, do egoísmo em detrimento do coletivo, do eu em detrimento do nosso.
Jesus é o pão, pois jamais despediu de mãos vazias aos que o buscavam. E pão aqui significa mais do que simplesmente alimentar. Significar olhar a pessoa por inteiro. Jesus é o pão que alimentava os famintos, que curava os enfermos, que restaurava as pessoas caídas.
O Criador ao invés de murmurar da criação apresentou uma proposta: Jesus. Ao olhar para Jesus temos um modelo e uma resposta ao mundo.
A humildade de Maria a fez digna de todas as virtudes. Maria, assim como a lua que se deixa iluminar pelo sol, se deixa iluminar por Jesus. Sua intercessão é o reflexo desta luz que chega até nós que é Jesus.
O ventre de uma mãe é feito de ternura e o filho que este ventre carrega é rodeado de conforto, proteção, intimidade. Ninguém em vida foi mais íntima de Jesus do que Maria.
Desistir de algo muitas vezes pode não significar falta de fé ou coragem, mas a incerteza do que vale a pena insistir e investir. Uma vez que você saiba aonde quer chegar as pedras no caminho se transformam em motivação para alcançar a vitória. O horizonte de Deus não tem limite, pois é infinito.
Uma vez que resisto ao vento que sopra ao contrário terei força para navegar sempre em frente com todos os ventos.
O maior equívoco ou pecado que carregamos como religiosos é não nos permitir enxergar quem realmente somos e o que deveríamos ser.
A religião deve libertar o homem e nunca escravizá-lo. A base da religião não deve ser o medo, mas sim o amor.
Se religião contém alguma lógica, ela está contida no Amor e uma vez contida no Amor, ela transcende a lógica humana.
A verdadeira religião é aquela que pratica o bem não importa a quem, portanto ela vem acompanhada de tolerância e amor.