Francis Iacona
O invejoso só se sente bem quando todos seus conhecidos se encontram em situação igual ou pior à que ele se encontra.
A vida nos oferece oportunidade de desempenharmos os mais diversos papeis enquanto vivemos, desde um mendigo até o homem mais rico do país e neste intervalo assumirmos as mais diversas funções. Como bom jogador ou como bom ator devemos assumir nosso papel e desempenhá-lo bem, tendo a consciência de que tanto no mais baixo como no mais alto nível da sociedade poderemos encontrar lado a lado a felicidade e a infelicidade.
Ninguém pode desejar uma coisa que desconhece. Apenas clamam por educação as pessoa que já têm um pouco de educação e anseiam por ter mais.
Se o autor de "Macunaíma" vivesse nos dias de hoje, colocaria na boca do personagem principal a seguinte exclamação: "Ai que preguiça! E pra que trabalhar, se eu tenho uma bolsa-família pra me sustentar"?!
Quem é educado procura ser mais educado, em todos os sentidos. Por isso disse Jesus: 'a quem tem será dado mais e terá em abundância, a quem não tem até o que tem (ou pensa que tem) lhe será tirado'. Estes últimos são vítimas de espertalhões, como políticos que lhes fazem a cabeça e tiram deles o pouco que tinham, com a promessa de dar-lhes mais do que o que arrancaram deles.
Jesus disse a seus discípulos, referindo-se a João Batista, que de todos os homens nascidos até então, nenhum foi maior que João Batista, mas que o menor no Reino dos Céus era maior que João. Como o termo homem aí genérico, no sentido de ser humano, a mãe de Jesus seria menor que João Batista?
Canção de ninar: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amoooor... eu sou brasileiro , com muito orgulho, com muito amoooor..." Isto explica em parte a derrota da seleção na Copa de 2014. A torcida cantava para a seleção dormir. E ela dormiu.
Caráter
"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência". Um homem vai agir nas oportunidades que se apresentam e reagir às circunstâncias de acordo com seu caráter, que é moldado por seus valores. Por isso, é muito importante que uma pessoa defina conscientemente seus princípios, valores e convicções, pois disso depende a sua vida.
É certo que vamos colher o que plantamos. Não é possível colher algo diferente. Não temos como escapar desse fato. A questão é que nos enganamos a nós mesmos, pensando que seremos uma exceção. Mas, no tempo oportuno, quando menos esperamos, acabamos colhendo o que plantamos.
Quando o homem deixa de crer em Deus, o Ego solta suas amarras e assume o lugar antes ocupado por Deus.
Enquanto cria em Deus, o homem dizia 'tudo me é permitido, mas nem tudo convém'. Depois de abandonar Deus e deixar-se guiar pelo Ego inflado, passou a dizer 'tudo me é permitido e tudo que me apraz, me convém'.
Geralmente tratamos as nossas próprias mentiras de forma diversa das mentiras dos outros. Para as alheias usamos nosso discernimento e acabamos por refutá-las, mas as nossas, sem resistência, tratamo-las como verdades.
Quem tem inveja, tem inveja do ter. Jamais do ser. Quando começarmos a encontrar pessoas que invejem o ser, o mundo estará mudando para melhor.
Quem está sempre a expressar a mesma opinião sobre tudo, e foca seu comentário, de preferência, sobre um mesmo assunto se assemelha ao antigo escravo da caverna de Platão. Urge libertá-lo para que ele possa expandir sua visão do mundo e das coisas.
'As pessoas que mais nos prejudicam são aquelas que nos ocultam a realidade' escreveu Agatha. E entre tais pessoas estão sem dúvida os bajuladores que aproveitam de nossa vaidade e nos faz acreditar em uma realidade falsa.
Quase todo pensador que se diz ateu e não vê necessidade de se crer em Deus para se portar com bondade e ética, teve em sua infância um pai ou parente religioso que vivia os valores cristãos ou de outra religião e de certa forma o influenciou, moldando seu caráter, e dessa forma permitindo que ele hoje se porte como qualquer pessoa que se diga crer em Deus e seguir um dos líderes que passaram pelo planeta.
O sentimento derivado da grandeza de espírito é
inversamente proporcional ao derivado da pequenez
Quanto mais grandes somos, menos importantes nos
sentimos e mais humildes nos tornamos.
Quanto mais pequenos somos,
mais importantes e orgulhosos nos sentimos.
Quanto ao nosso conhecimento,
Quanto mais sabemos, mais consciência temos de que desconhecemos muito e que muito temos a aprender.
Quanto menos sabemos, mais nos achamos convencidos
de já sabemos muito e custa-nos admitir ideias alheias e
contrárias às nossas.
A maior arma contra o preconceito é dúvida.
A dúvida é inimiga da certeza.
A certeza é companheira daquele que tem pouco conhecimento, carregando-o dos mais diversos preconceitos.
Por sua vez o preconceito é o maior entrave na conquista de novos conhecimentos e da liberdade.