Francis Iacona
O rico verdadeiro possui bens e nobreza de espírito.
O falso rico possui bens, mas não possui nobreza de espírito.
O falso pobre não possui bens, mas possui nobreza de espírito
O pobre verdadeiro não possui bens, nem tampouco nobreza de espírito.
O lucro do Banco é proveniente do empréstimo que se faz, geralmente, a quem não tem condições de pagar. Para tornar o pagamento viável, o tomador escolhe entre os planos propostos pelo Banco sempre o mais longo, e a partir daí se torna escravo do Banco. E quando o pagamento vai se tornando inviável para o tomador, o Banco lhe propõe uma renovação de sua dívida com outro empréstimo. E mais tempo de escravidão pela frente. A desgraça do cliente é a felicidade do Banco.
A forma como costumamos julgar o comportamento de uma pessoa se baseia no conjunto de valores que cultivamos e na nossa capacidade mental de analisar as coisas. Só que o comportamento exterior de uma pessoa não corresponde, necessariamente, ao seu estado íntimo. Dessa forma, esse julgamento é falho, pois para essa pessoa os valores cultivados por ela são bons e lhe permitem sentir bem aos olhos de Deus. Dessa forma podemos julgar os atos exteriores de uma pessoa, mas não o seu íntimo. Em seus últimos instantes na cruz, Jesus perdoou a um criminoso que ao lado dele havia sido crucificado. Aquele criminoso fora condenado pela sociedade da época, no entanto Jesus viu a bondade em seu coração. Como diz uma canção popular, "o coração tem razões que a própria razão desconhece".
A Educação é mãe da Cultura. A Educação é uma mulher séria. Mas como toda mãe que se preza, fica muito doce quando está em companhia de sua filha.
Pode-se viver muito bem nutrindo-se de refeição sem tempero, mas
nutrindo-se só de tempero não dá. Da mesma forma, podemos assimilar a
a Educação, negligenciando a Cultura, e ao fim de um termo descobrirmos que estamos carregados de cultura, ou seja, cultos. Mas, curtindo a Cultura e negligenciando a Educação, seremos incapazes de entender aquela e não nos descobriremos educados por ela ao cabo de certo termo. Educação e Cultura são irmãs inseparáveis e se sentem incompletas quando o irmão Esporte não está junto com elas.
Educação versus Cultura:
Eu digo que Educação sem Cultura é como comida sem tempero.
Podemos nos nutrir ingerindo alimento sem condimento, mas é
mais saboroso e desejável se estiver temperado. Da mesma forma
a Educação, se se fizer acompanhar da Cultura fica muito mais
interessante e mais fácil de assimiliar.
As lágrimas mais verdadeiras não são vertidas pelos olhos, mas pelo coração e não podem ser percebidas a não ser por quem tem um coração capaz de ver.
Deus é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Deus é imutável. Mas o homem de hoje é diferente do homem de ontem e o será do homem que virá. Estamos em permanente mudança. Dessa forma, é natural que nossa concepção de Deus seja diferente da que teve o homem de ontem e muito provavelmente será diferente da que terá o homem do futuro.
"Dizem que é o medo da morte, e do que vem depois da morte, que leva os homens a voltar-se para a religião à medida que os anos se acumulam". Escreveu Aldous Huxley em um de seus romances. Mas como explicar a busca da religião por um sem número de jovens que têm a morte tão longe de seu pensamento? Um jovem nunca pensa na morte. Penso justamente co contrário de Huxley, os homens buscam a religião justamente quando são mais jovens porque seu idealismo casa com as ideias difundidas pela religião. Ao acumular idade vão se distanciando porque a experiência da vida vai deixando-os céticos, desiludidos. A fraternidade apregoada pela religião costuma não ser mostrar presente em suas vidas. O mundo é diferente daquele idealizado pela religião e só o mais idoso pode perceber.
Para o cidadão comum, constitui uma verdadeira aventura constituir um advogado e mover um processo judicial para defender algum direito. Além dos custos advocatícios altos, o cidadão corre o risco de, na reta final, ver sua causa classificada como improcedente pelo juiz. Além de não ver seu direito reconhecido pelo juiz ainda tem de arcar com os honorários do advogado da parte vitoriosa.
A Justiça da mesma forma que a Saúde deveria ser garantida pelo Governo para todos, independentemente da renda de cada um. No atual quadro social, leva vantagem os pobres que podem fazer uso da assistência jurídica gratuita e o ricos que não têm receio de perder a causa e arcar com os custos da parte vitoriosa. Os cidadãos de renda intermediária, muitas vezes se excluem da proteção judicial porque não além dos honorários do próprio advogado têm, em caso de derrota, arcar com os honorários do advogado da outra parte. Justiça para todos e fim de honorários para advogados que passariam a ser funcionários públicos, a exemplo do ministro do Supremo Tribunal e outros.
"Do que a terra mais garrida,
teus risonhos, lindos campos têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida.
Nossas vidas em teu seio mais amores".
(O autor se esqueceu de dizer que este jardim de delícias é frequentado por diversas quadrilhas de ladrões e que aqueles que se aventuram a apreciar as belezas do jardim são fatalmente assaltados)
A morte é inexorável. No dia agendado por ela para te levar, ela não permite que outro vá em seu lugar.
Bem aventurado todo aquele que não considera seu todos os bens que possui e é capaz de se abrir para as necessidades de seus semelhantes. Deles é o Reino dos Céus como dizia o Cristo.
Por ser pobre ninguém irá para o céu. Não adianta ser pobre e alimentar inveja pelos bens e pelo conforto que outro possui.
Podemos dizer que a Bíblia judaica - Velho Testamento -, tem cunho capitalista e defende a propriedade privada. Se tudo pertencesse a todos não haveria motivo para uma lei que proíbe o roubo e que consta no decálogo - "não roubarás". Nem tampouco faria sentido as grandes propriedades de terra e criação de gado mantidas pelos patriarcas judeus - Abraão, Isaque e Jacó.
Noé tinha seiscentos anos quando terminou de construir a arca e nela entrou com sua família para fugir do dilúvio. Para se ter ideia da longevidade de Noé, basta comparar com a idade do Brasil descoberto por Cabral que em abril completou quinhentos e dezesseis anos...
Enquanto crianças, eduque seus filhos com muito carinho e amor, para que quando trocar de lugar com eles, passando a ser criança, eles, então adultos, cuidarão bem de você.