Fagner Gouveia
Para ampliar sua habilidade de liderar e de trabalhar sob pressão, em primeiro lugar você precisa saber seus limites e como fazer para ultrapassá-los.
Dizem que não se deve dar o peixe, pois o certo é ensinar a pescar. Mas, depois que você ensinar, partilhe o peixe e coma‑o com quem aprendeu contigo. Isso é liderança para servir.
Se quer mesmo ser líder vai ter que aprender a comandar e a servir ao mesmo tempo. Se achas que já é de fato, pense se hoje você faz isso na prática.
Chefe “carimbeiro” lidera por assinaturas e papéis, enquanto o líder extraordinário lidera por gestão de pessoas.
A equipe é o espelho do seu líder. Para o chefe carimbeiro, equipe cartão de ponto. Para o gestor de pessoas, equipe comprometida com o resultado.
Existem chefes que “delargam” e líderes que delegam. A diferença está no aprendizado que a equipe tem e na entrega do resultado final.
Liderança cronológica é a capacidade de enxergar o futuro com base no passado e agindo no presente respeitando essa linha do tempo.
Liderança vai muito além de um cargo ou crachá. Liderança é o poder de servir as pessoas comandando‑as para uma causa
nobre.
581. A equipe espera do líder, enquanto o líder espera da equipe. Se não houver sinergia e feedback … Vão ficar esperando!
Líderes que conectam suas equipes com o cliente conseguem mais interação, envolvimento e dinamismo no negócio. Todo
resultado vem desses pilares.
Um bom pai não é aquele que diz sim para tudo que o filho quer, assim como um bom líder é aquele que saber dizer não no momento certo para desenvolver sua equipe, traduzindo o desenvolvimento em um sim para a carreira da equipe.
Se você pudesse dizer ao seu líder atual, de maneira que ele pudesse ouvir de verdade, o que está dentro de você, tu falarias coisas boas ou ruins? Se falar coisas ruins, o desabafo pode ser até importante, mas deixar coisas ruins dentro de você faz com que você limite o seu progresso.
Nunca se esconda atrás de um problema. Esteja sempre à frente deles e caminhe à frente do seu tempo.
Na administração de empresas aprendemos com o mundo animal: Visão de águia, velocidade de um leopardo, prudência
de um predador e vontade de viver de uma presa.
Existem três tipos de meta: A para manter, a para melhorar e a para superar. Você consegue sentir a diferença?