F. Scott Fitzgerald
Ela me disse que era menina, então, virei a cabeça para o lado e chorei. "Tudo bem", eu disse. "Fico contente que seja uma menina. E espero que ela seja uma tola. Essa é a melhor coisa que uma garota pode ser neste mundo, uma linda tolinha".
Ele sorriu compreensivamente, muito mais que compreensivamente. Foi um daqueles sorrisos raros com um ar de confiança eterna, do tipo que só se encontra umas quatro ou cinco vezes na vida. Encarava - ou parecia encarar - a eternidade do mundo todo em um instante, depois se concentrava em você, com uma parcialidade irresistível a seu favor. Parecia compreendê-lo até onde você queria ser compreendido, acreditava em você como você gostaria de acreditar em si mesmo, e garantia-lhe ter a impressão precisa que você, no seu melhor, esperava transmitir.
Então, com o sol e as grandes explosões de folhas que crescem sobre as árvores, da mesma forma como as coisas crescem em filmes acelerados, eu tive aquela convicção familiar de que a vida se renova no verão.
Eu não sou sentimental. Eu sou tão romântico quanto você. A ideia, você sabe, é que a pessoa sentimental acha que as coisas irão durar para sempre. A pessoa romântica tem a confiança que não durarão.
Sempre que sentir vontade de criticar alguém, pense que nem todas as pessoas deste mundo tiveram as vantagens que você teve.
As coisas são mais doces quando estão perdidas. Eu sei - porque uma vez eu queria algo e consegui. Foi a única coisa que eu quis muito, e quando eu a tive, virou pó na minha mão.
Em seus Jardins Azuis, homens e mulheres iam e vinham como mariposas entre os sussurros e o champanhe e as estrelas.
Ela era linda, mas não como aquelas meninas nas revistas. Ela era linda pela forma como ela pensava. Ela era linda pelo brilho em seus olhos quando ela falava sobre algo que ela amava. Ela era linda pela sua capacidade de fazer as outras pessoas sorrirem, mesmo que ela estivesse triste. Não, ela não era bonita por algo tão temporário quanto sua aparência. Ela era linda, bem no fundo de sua alma.
Escritores não são exatamente pessoas. Se forem bons, eles são um monte de pessoas tentando se transformar em uma pessoa só.
Todo mundo suspeita que tem, pelo menos, uma das virtudes cardeais e esta é a minha: sou uma das poucas pessoas honestas que conheci até hoje.
Sempre que tiver vontade de criticar alguém, lembre-se de que nem todo mundo teve as oportunidades que você teve.
Nenhuma quantidade de fogo ou frescura pode desafiar o que um homem armazenará em seu coração fantasma.