Ezequiel Redin
Ser Extensionista Rural é se tornar o porta-voz dos Agricultores. Um profissional que luta pelo desenvolvimento, que busca e leva demandas. Encaminha possíveis estratégias e soluções para conflitos familiares.
Ser Extensionista Rural é um papel para poucos! Não é qualquer pessoa que consegue ser protagonista de uma área tão importante para o desenvolvimento rural no mundo.
Precisamos de mais e melhores Extensionistas Rurais. Extensionistas apaixonados pelo que fazem e com vontade e disposição para potencializar e transformar a vida das famílias no meio rural.
Faça a diferença! Mesmo que não haja reconhecimento no momento certo, ficará para sempre a imagem de que você fez por merecer! E a vida lhe dará o melhor!
Ser um Extensionista Rural é muito mais que um trabalho, é um exercício sobre o processo de transformação social das famílias rurais.
Na ciência um autor nunca morre. Ele sempre permanece vivo (com suas teorias) em nosso objeto de pesquisa.
O trabalho intelectual é o mais cansativo, laborioso e depressivo, no entanto, é o menos valorizado pela sociedade, pois é intangível e não mostra resultados em curto prazo.
Na Extensão Rural nem sempre tudo precisa ser um sucesso, pois o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Nunca oriente sua prática pedagógica pelo estudante que não possui compromisso com o processo de aprendizagem.
O conflito no processo didático é salutar tanto para o educador quanto para o educando, pois ambos refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem.
As atividades agropecuárias desenvolvidas pelos produtores rurais não são uma competição em que somente os melhores se destacam no pódio. Ao contrário, a cooperação, união e ajuda mútua fazem os produtores crescerem muito mais que a adoção de princípios individualistas.
Produzir uma dissertação de mestrado é produzir vida ao seu objeto de pesquisa. Faça esse momento valer a pena.
Cuidado com a soberba ao ocupar cargos de gestão. O cargo é passageiro, mas as consequências são irreversíveis.
As pessoas que trabalham com extensão anseiam por ações imediatas para conseguir resultados visíveis em curto prazo. No entanto, o trabalho extensionista é, justamente, ao contrário. Não é possível construir vigor extensionista pensando em ações pontuais e apressadas.
Tudo é questão de construção social do ato de gostar. O gosto é uma consequência de seus hábitos diários.
Não faço assistência técnica. Faço formação continuada, crio vínculos e auxilio as famílias na construção de projetos e sonhos através da Extensão Rural.
Os três pilares do trabalho do Extensionista Rural: conhecimento, conexão entre pessoas e transformação social do meio rural.