Ezequiel Redin
A mais potente arma na mão do agricultor é a sua capacidade de produção de alimentos para a sociedade.
A função de editor-chefe de uma revista científica é uma tarefa ingrata de julgamento científico do trabalho desenvolvido pelos seus pares.
As redes sociais dividem com a televisão o oligopólio sobre o que pensam
uma parte significativa da sociedade.
A função do extensionista rural, como a de todas as profissões, é compreender o que está nas entrelinhas para fortalecer os processos de desenvolvimento rural.
A função da Extensão Rural, como a de todas as outras áreas, é conectar pessoas para fortalecer o desenvolvimento rural.
Andar de bicicleta é muito semelhante ao iniciar a escrita de um livro. A obra completa sempre é mais difícil. É preciso pedalar aos poucos, com metas curtas, construindo o caminho até o seu objetivo final. A forma como constrói a trajetória é o sucesso do ciclista e do escritor.
Quando o vento está em sua direção e ao seu favor é possível pedalar facilmente, no entanto, quando é contrário há um alto grau de dificuldade. Na vida também é assim: quando alguém ajuda, suas conquistas parecem mais fáceis e leves, no entanto, quando está sozinho possui muitas adversidades e o grau de dificuldade é maior. Pedal, vida e vento fazem uma trilogia a parte em nossa trajetória.
O Brasil, assim como em todo o mundo, precisam de mais extensionistas rurais para animar os processos de desenvolvimento no meio rural brasileiro.
Muitos agricultores familiares, em lugares muito diferentes, produzindo coisas diferentes, contribuem para o desenvolvimento rural.
A Extensão Rural digital não suplantará a Extensão Rural presencial. Ambas são complementares e com grande potencial de transformação do mundo rural.
Nenhuma crítica é suficiente para descredibilizar um trabalho com excelência. Foco na excelência, sempre.
A juventude rural vive uma intensa mobilidade social, entre o ir e vir, sair e transitar entre o rural e o urbano de forma mais acentuada.
Ser Extensionista Rural, de fato, não é algo simples e fácil. Não é um trabalho para aplicar receitas. Cada família rural possui uma experiência diferente e uma particularidade distinta.
Ser Extensionista Rural é trabalhar para e com as pessoas. Compreender que você não sabe tudo e está disposto a aprender, cada dia um pouco. O Extensionista, na verdade, mais aprende do que ensina. Mas ele é um agente importante do desenvolvimento rural, pois ele conecta pessoas e experiências.