Ezequiel Redin
As famílias rurais usam distintas estratégias para manter a sua reprodução social no campo em diferentes momentos históricos.
Os agricultores familiares estão preocupados em assegurar a perpetuação de sua unidade de produção e dedicados a transmitir os aprendizagens sociais, as percepções de mundo e o capital cultural aos seus sucessores.
Fechar um trabalho de conclusão de curso é possível, mas acabá-lo é impossível, pois é uma obra em permanente construção.
A criação do Prouni minimizou a privação do acesso ao ensino superior aos candidatos hipossuficientes economicamente e, de certo modo, incluiu filhos de famílias agricultoras de baixa renda.
O meio rural está em constante metamorfose constituindo um universo recodificado, heterogêneo, plural, simbólico e cheio de vida.
Quanto maior for o nível de dificuldade, maior serão as suas conquistas e as suas celebrações simbólicas,
Finalizar um trabalho de conclusão de curso é análogo a você pedalar até o topo de uma montanha.
Se olhar para o topo, a tendência é desistir no meio do caminho.
Mas, se focar no que está apenas na sua frente, chegará ao objetivo.
A sucessão familiar no campo se resolve com o aumento do empoderamento do jovem rural na propriedade, maior autonomia e gestão dos recursos financeiros na propriedade, além da existência de espaços de sociabilidade e tecnologias de informação e comunicação no rural brasileiro.
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Ensinar por ensinar se refere quanto ao agente educador se concentrar fortemente no método, no conteúdo e nas horas-aula em detrimento da sintonia com o estudante, do fato de fornecer sentido para a aula.
Não é sobre se formar Engenheiro Agrícola e Ambiental, é sobre se tornar Engenheiro Agrícola e Ambiental.