Esdras Goulart Bueno
O todo de um nada
Certa vez o Vazio, ao se indagar de ser um nada
Foi buscar no todo, a completude.
Depois de um tempo, perplexo, balbuciou:
- Não há aqui mais espaço ...
- Cheio está, de atitude!
Do palco a melancólica catarse
Desculpe,
Eu sei que ultimamente não tenho te surpreendido.
Antes, tudo era diferente.
Te vi de longe tão cheio de vida,
Livre como um passarinho.
Por um minuto pensei:
Quão bom seria sentir esta liberdade!
Pronto! Preso já estava em você.
Agora que aqui estamos,
Vejo o erro cometido:
A vontade de amar, acima de tudo!
Incendiária paixão desmedida.
Antes, fora ilusão conveniente ao momento.
Pena que o tempo parece,
Fazer cair sobre nós, cadeia!
Jaulas do tédio feitas de silêncio,
Olhares sem contato de alma ...
Profunda estranheza mútua!
Mas veja, não lhe cobro sua parte ausente,
Pois vejo que a culpa não lhe é digna,
Idealização minha tu és!
De resto, mais um coração esperançoso,
Apegado na expectativa,
Feito criança em seu mundo de imaginação.
E por mais que tenha tudo isto falado,
Percebo entre nós, ao menos uma cumplicidade!
O misterioso segredo de nossa união:
A vontade de nos encontrarmos,
Por entre nossos reflexos ...
A evolução da melhor versão do Eu.
E pode até parecer egoísmo, ou amor?!
Porém, és tu, personagem principal
Que em meus solitários monólogos,
No palco desta vida, me fez livrar.
Sinfonia
E esta sinfonia,
Antes, me pareceu infinita!
Por vezes pensei estar regendo ...
Vi que era loucura,
Senti na alma a divina força do maestro
Finalmente entendo: sou a partitura!
Espetáculo da natureza
Com um olhar captei as cores
O vento, as árvores embalava
Por alguns instantes, no silêncio, ouvi uma sinfonia.
Era eu a plateia, a natureza apresentava.
Yin Yang da existência
Porque a felicidade é simplesmente poder encher de ar os pulmões, e ao expirar, sentir o pulso forte do coração. Contemplar esta dança da existência não tem preço: por alguns instantes a morte se aproxima, mas depois, a vida volta a sua ascensão!
Rodinhas
Quando ousar ter coragem
E ir ter consigo mesmo,
Um papo com a sinceridade.
Com certeza,
Sobre o vento sentirás liberto
Inspirará aliviado e profundamente.
E no esvoaçar de seus cabelos
Poderá enfim constatar:
-Coração cresceu!
-Já não precisa de rodinhas para se equilibrar!
A face
A face do abismo me beijou docemente, meu vazio logo se apaixonou, o silêncio embalou este romance triste, que até o coração comovido parou para observar.
A atuação
Pois, senão é a realidade, o grande palco da vida? Aprontamo-nos! A atuar os diferentes personagens de nossos devaneios!
Versos mudos do coração
Se eu pudesse emoldurar este sentimento que me transcende, me rende e me surpreende ... colocaria em uma parede estratégica do meu coração, para que fosse ecoado em forma de uma batida única. Sentiria ela e lembraria desta emoção.
Coração eu só peço-te uma única canção:
- Aquela!
- Sim!
- Aquela batida!
A mãe é o coração
Sentimento quando nasce:
-Dói!
Recém-nascido do coração,
Também!
Mas não é pela naturalidade do parto,
Vai além!
Um misto de medo com cuidado
Em perder algo tão importante,
Que nem sequer ainda, é alguém!
Egoísmo da subjetividade,
Instinto maternal: o amor?
Na ausência de reflexo do prematuro Ser,
Condensa sobre este último, o espelho do criador.
O garotinho
Esta porta um dia fora um portal encantado dos sonhos, onde um garotinho descobriu a terra da infância, um lugar cuja a inocência reinava. O céu era sempre azul, o tempo não fazia questão de correr, tudo era calmaria, tudo era alegria. Havia tanta beleza e pureza na alma daquela criança, que achei por bem poupá-la da nossa realidade. Não sei quando, mas sinto que tranquei ela por dentro, quando percebi que o portal estava se fechando. Poxa, passou já tanto tempo! Eu já não me lembrava! Foi então que ao ver esta porta, eu ouvi o garotinho me chamando ... apesar de não conseguir mais vê-lo, eu sei que ele está lá feliz: assustando todo serelepe pela manhã, a sua avó que desde cedo está na área estendendo as roupas - olhando curioso o seu avô dentro de um cômodo cheio de ferramentas e maquinários - a noite ele vê pela dita porta de vidro, uma luz! Ele corre até a sala, e vê a sua tia se
abaixando toda sorridente para lhe dar um abraço, o cheiro dela é um acalanto para ele - Mal consegue dormir, de tanta vontade que tem do próximo dia logo chegar!
Doce menino aproveita por mim, de novo, tudo isso que você têm aí, quantas vezes quiser, és o alento do meu respirar.
Sob a vista do horizonte
O horizonte pode ser lindo, de dia ou a noite e em qualquer estação! Pois o que muda nele é quem o vê, e a ele adapta uma percepção!
E debruçado sobre a janela, o que vê o horizonte está a se lamentar, lembre que os olhos capta a realidade, mas é o coração que a esta tem o poder de filtrar!
O preço
Eis que o dinheiro se tornou a fonte de prazeres pela humanidade, tão iludida! Pena que a muitos ele não salvou, pois sequer pode-se estimar o preço da VIDA!
O mundo? Tem jeito!
O mundo tem jeito?
Sim, ele tem!
Enquanto, existir o brilho no olhar,
Enquanto as mãos suar ao sentir o aproximar de alguém especial,
Enquanto, o riso sem motivo prevalecer nos momentos mais simples,
Enquanto, o coração pulsar mais forte ao segurar a mão daquela pessoa ... única!
Enquanto, o querer bem for motivação para estar perto de quem gosta,
Enquanto, a perspectiva de vida, for valorizar a união da família e dos amigos,
Enquanto, o abraço responder melhor do que qualquer palavra,
Enquanto, a emoção ainda for capaz de sempre resgatar a sensibilidade humana,
Enquanto, o carinho e a humildade, ser a essência da alma,
Enquanto, a paz for o tesouro mais valioso a ser adquirido,
Enquanto, o vontade de ajudar for maior do que a arrogância,
Enquanto, o sonho embalar o futuro,
Enquanto, o desejo do bem vigorar a consciência,
Enquanto, houver um resquício de amor,
Por mais minguado que seja,
Ainda há de haver esperança,
Para lutar pela vida,
E restaurar a nascente,
Dos corações humanos,
Tão machucados e tão sedentos,
Da reciprocidade, que Jesus trouxe,
Ao mundo, durante a sua breve estadia aqui,
A compaixão!
Afinal, tudo vale a pena
Quando a alma não é pequena!
Não se iluda!
Meu caro não se iluda, a vida não é esta essência tão pura e inocente, idealizada nos olhos de uma criança. Na verdade, quando nascemos somos apresentados a um mundo lindo e maravilhoso criado por nossos pais. Afinal imagina o impacto que seria nascer e perceber a verdadeira realidade? Assim, aos poucos vamos crescendo e desfazendo o encanto idealizado da vida, e assim é tirado de nós, cada percepção de criança que durante um breve tempo de existência acreditamos ser real. E aí quando finalmente amadurecidos, enxergamos a verdadeira face da vida. Ela é irreal, só existe de fato, se um esforço for depositado na crença de sua existência. E são tantas coisas ruins que nos atormentam pelo caminho, que o desafio de viver se torna acreditar conscientemente, que há um propósito na vida. Eu não sei o meu, talvez você não sabe o seu, no começo ... e por quê? Pois o tempo nos leva a criar e a trilhar um ou mais objetivos, e com eles, somos mergulhados em uma bolha de motivação, a qual nos permite encontrar força, para passar o tempo no cumprimento destas metas.
Assim quando um objetivo é alcançado, outro é criado, e assim sucessivamente. Pois não adianta negar, criamos artifícios em nossa jornada, para fazer da nossa vida um tempo não enfadonho. E sempre procuramos maneiras de estarmos ocupados com algo. Pois esta é a característica a qual foi incumbida aos seres humanos em sua criação. Somos sedentos de ação, seja qual ela for. Parar para nós e mortal, e a cada dia buscamos estimular e renovar a nossa motivação, pois é ela que permite dar o arranque em nossa estrutura emocional e cerebral, permitindo assim a continuidade da nossa vontade de viver. Resta a nós, sermos capazes de escolher qual a distração ideal para cada momento de nossa vida, e tendo cuidado de não deixar faltar elas e nem postergar alguma em específica. E o que são distrações? Aí meu caro, entenda elas como tudo o que você está fazendo ou porventura almeja fazer no futuro. E não importa se é trabalho, férias, estudo ... no fim são apenas aspectos para passar o tempo. E a maneira como você escolhe o que fazer na sua vida, é o que vai te fazer acreditar lá em sua velhice, que o dever foi cumprido, e de que a sua perspectiva de vivência foi alcançada.
Há quem diga que a felicidade é um estado de espírito, talvez seja por isso que a alma se alegra em encontrar a paz e o conforto, na misericórdia de Deus!
Você percebe que Deus existe, quando sente a brisa do vento te envolvendo, com tamanha naturalidade e mansidão, e que ainda assim, não vê os braços, símbolo deste abraço de mistério e obra do Divino!
Investimento a longo prazo
O que vale a vida? Bem, vale o que for agregado a ela. É como um investimento a longo prazo! Sim! E você é o empreendedor responsável, por levar adiante este desafiador negócio. Assim, vamos lá! Não perca tempo! Cuide de sua empresa, a alma, contratando primeiro os funcionários. Empregue a razão, ela será um bom gerente, sábia em todas as decisões e situações em que requerem escolhas ponderadas. Não esqueça a consciência, a esta o cargo será o de vendedor, anunciando e oferecendo soluções e respostas, aos clientes interessados. E quem são os clientes? Problemas e obstáculos de todo o tamanho e idade, uns mais novos, outros mais velhos, porém, cada um com as suas particularidades. Pode ser que no começo seja difícil, esta empresa guiar, mas para isso há uma excelente ferramenta que poderá te ajudar, a meta, o seu plano de negócios. Então, adicione a este documento os objetivos a serem traçados, para que assim sempre possa ter uma direção para seguir. Com o tempo, se trabalhar firme, irá poder retirar as conquistas, realizações, bem estar, alegria, e muitos outros tipos de lucros! E se por acaso uma vez ou outra a empresa ficar no vermelho, não desanima! Chame a experiência para ser o seu consultor, e aprenda com ela a aceitar os resultados, mesmo que ruins. Mas e se for preciso um empréstimo? Vá até a esperança, um banco muito eficiente, que fornecerá a fé, a força, e a determinação, como crédito para ser utilizado. E por último, tente sempre manter as portas abertas de sua empresa, nunca deixe que esta vá a falência, vítima do desânimo e da maldade. Pois passando por tudo isso, saberás finalmente que retorno teve o seu investimento.
Eu só ...
Eu só queria ter o privilégio de poder contemplar de perto os teus olhos. E não importa a cor deles, castanhos, verdes, azuis ... pode ser até mesmo todos os espectros de cores existentes em toda a ciência óptica. Afinal, a cor que busco não tem tonalidade, mas sim a intensidade, e desejo que no alinhamento dos meus olhos com os seus, transborde a essência transparente do olhar, e que a partir daí as janelas da alma possam se abrir, para deixar passar os raios dos sentimentos, e eis que estes então produzirão um reflexo, que há de propagar e refletir no coração de nós dois, aí ... sim ... quem sabe aí não nos transcendemos em espelhos? E que sempre ao te olhar, pudesse de alguma forma me enxergar, e que sempre quando você me olhar também pudesse te enxergar ... e não seria a transparência deste caminho ponto a ponto, a luz do amor? Quem sabe!
Deságuas da vida
E as águas da vida deságuam incessantemente, outrora furiosa, e por vezes amena! Mas sempre fazendo ser lembrada que é a senhora do movimento da maré de nossos destinos!
A necessidade da expressão
Nunca foi tão forte, a ânsia de gritar, mostrando ao mundo o íntimo, do pensar, sentir e estar. E pregando a liberdade, sendo este um símbolo exaltado, que faz diluir o vácuo, de um silêncio opressor tão relutado. Talvez seja a cura de nós, despirmos nas palavras opiniões, aguardando quem nelas as espelham, ou ao menos entenda do criador, as interpretações. Porque o maior medo do homem é ter de encarar a solidão, assim esforços este faz sempre, fazendo da sua presença uma ostentação. Então pode-se formar aqui uma reflexão bem interessante: sozinhos não somos ninguém, pois para um "ninguém" nos tornamos sempre distantes!
A megalópole
Eis uma grande megalópole...
A complexidade!
Habitada por inúmeros moradores: os detalhes!
Mas que um dia foi fundada,
Pelo seu humilde mentor
A simplicidade!
Desejo para este mundo,
Uma pitada de humanidade
E que o tempero da saudosa infância
Ainda que passada,
Despertem a tão adormecida sociedade.