Érika Ribeiro Pinheiro
Ser feliz é se sentir livre para mostrar aos outros exatamente quem você é, e não ter medo nem receio de possíveis reprovações. Ser feliz é ser verdadeiro, seja lá quem você for, faça lá o que você faça. Pessoas felizes se olham nos olhos e gostam do que veem, orgulham-se de si e, acima de tudo, respeitam-se, amam-se e ousam correr atrás de seus sonhos!
Quem escolhe o caminho certo pra si, não sente necessidade de ficar justificando isso pra ninguém. Os caminhos errados e duvidosos são, sem sombra de dúvida, palcos dos mais patéticos comportamentos que já vi. Quem escolhe bem, mesmo que tenha de abrir mão de algumas coisas, mantém-se íntegro. Agora, quem faz o contrário, passa a vida toda juntando seus próprios cacos, ou o pior, jogando-os nos outros!
Ser forte é muito mais complicado que se imagina. A vida nos testa inúmeras vezes, isso faz parte do nosso crescimento. Meus sinceros cumprimentos a todos os guerreiros e guerreiras que mesmo sabendo que a luta está perdida, continua lutando. Vocês têm toda minha admiração! Essa vai pra uma pessoa que admiro muito e que vai precisar de toda força e oração de todos que gostam dela!
"Não é fácil ter um encontro sério consigo. Olhar-se nos olhos e perguntar-se o porquê das suas insatisfações, confessar seus erros, falar em voz alta o que você quer. Não é fácil admitir que muitas das coisas erradas foi você mesmo quem provocou, não esclareceu, ou apenas permitiu que elas acontecessem. Não é fácil, mas extremamente necessário se quisermos mudanças. Pois bem, vou ali, ter essa conversa demorada que tanto preciso. Volto quando eu conseguir me encarar e admitir que caminho quero seguir...Volto quando estiver encantada novamente...com a vida, com as pessoas, comigo mesma..."
Às vezes fico pensando: será que todas as pessoas que reclamam que não são felizes estão dispostas a isto?
Não, não estão! Geralmente, as pessoas querem as coisas vindas de bandeja, bem nas suas mãos. Fecham seus corações, colocam empecilhos em tudo, não olham para os lados, desistem muito facilmente, veem somente o lado negativo das coisas...
Pois bem, pra alguém ser plenamente feliz, em primeiro lugar deve se respeitar. Respeitar suas vontades, anseios, sonhos e não abrir mão de nada que possivelmente, venha lhe trazer essa tal felicidade. Ser feliz é muito mais simples que imaginamos...
Bom, estou pronta pra dividir toda felicidade que já sinto. Refeita de altos e baixos, precisei me conhecer primeiro e resgatar tudo aquilo que eu tinha aberto mão nem sei por que motivo. Hoje, ando consciente daquilo que quero e os acontecimentos me dirão para aonde vou...Só sei que quero ir por um caminho bem florido! Cheio de carinho, afeto, lealdade, cumplicidade, olho no olho, mãos dadas, abraços apertados, respeito, confiança, paixão e amor, muito amor! Muitas coisas, né? Mas, eu mereço! rs
Eu já gostei de coisas previsíveis. Hoje, nada me é mais enfadonho que a pessoa agir dessa forma esperada, calculada, óbvia! O imprevisível é muito mais excitante e é ele que provoca frio na barriga! Mergulhos profundos, coração acelerado, falta de ar...Coisas boas!
"Pago um preço muito alto por falar a verdade, por ter coragem de expor o que sinto e o que penso mas tenho cacife de sobra pra isso! Quero minha vida construída em cima de uma estrutura forte. Luto, me esforço e, acima de qualquer outra coisa, faço tudo isso com muito amor no meu coração. Quero ter ao meu redor pessoas e coisas boas. Olho tudo que tenho, percebo que a cada ano tudo isso vai diminuindo, mas o que vai ficando é sólido e me faz acreditar que estou no caminho certo!"
"Às vezes, ainda me pego suspirando! Não por alguém que tenha aparecido, ou alguma coisa que tenha acontecido, mas por mim mesma. Nessa vida, temos de desempenhar vários papéis e em alguns momentos uns se sobressaem mais que os outros. Esse suspiro é da Érika mulher que anda adormecida, esperando o momento de ser despertada. O suspiro é só uma forma de mostrar que ela ainda acredita..."
Quero agradecer a mim mesma, por ter tomado as rédeas da minha vida, por ter aprendido a me valorizar e, principalmente, por ter aprendido a me respeitar! Olho a minha volta e gosto do que vejo. E, sei que tudo que vier será bom para mim, o que é ruim bate e volta, não permanece! Apesar de tudo, de minha vida ainda não estar do jeito que eu quero exatamente, sei que estou no caminho. Seguindo comigo tudo de bom, pessoas de bem e uma vontade louca de viver intensamente todos os meus sonhos...E assim vou vivendo!
Conforme vamos ficando mais velhos, nossas prioridades mudam. Hoje, encanta-me muito mais ganhar uma flor roubada no jardim de um vizinho, que um mega buquê de uma floricultura qualquer...Isso porque ganhamos esse tipo de presente em datas comemorativas e eu quero ser lembrada num dia qualquer, sem obrigação, sem estar marcado na agenda. Quero ser lembrada por determinada música, pelo meu jeito doido de explicar as coisas, pelas minhas lágrimas naquele filme idiota, ou pelo meu sorriso amarelo de vergonha pela besteira que falei (e eu falo sempre). Quero ser lembrada porque sou uma pessoa determinada, prestativa, atenciosa e bacana e também porque sou chata às vezes. Num dia qualquer, num por de sol qualquer ou numa noite qualquer, quero ser lembrada!
Já faz algum tempo que parei de querer entender tudo, de saber todas as razões, de adivinhar o que as pessoas estão pensando, de tentar descobrir o que estão querendo. Agora, eu só quero sentir! E de olhos fechados, deixando a razão de lado, atenta somente às sensações...
"Há coisas que não consigo ser ou fazer. Não consigo ser uma pessoa "fofa", muito menos "zen". Meditar? Aiiiiii meus sais! rsrs Relaxo dançando, conversando, rindo demais, ouvindo música. Detesto tatibitati em excesso. É anjo pra lá, vida pra cá, tchutchukinha pra acolá. Não aceito situações pra evitar brigas ou pra não desagradar. Não finjo estar tudo bem, prefiro uma conversa direta, bem direta até. Direta de assustar muitas vezes. Não consigo botar um sorriso no rosto se eu estiver triste. Quer saber como estou me sentindo? Olhe bem nos meus olhos. Não disfarço, todas as minhas emoções estão ali no meu olhar. Não consigo acompanhar uma pessoa que não está na mesma sintonia que eu. Sou espontânea demais, se eu tentasse ser algo que não sou, não daria certo. Não consigo fechar os olhos pra certas coisas. Não consigo ter de mostrar que mereço o amor das pessoas, acho um saco aliás, perda de tempo. Ah "vou mostrar que sou boa cia", "vou demonstrar que sou uma pessoa bacana", "vou agradar", "vou bancar a compreensiva". Vou merda nenhuma! Tem coisa que se não acontecer naturalmente, pra mim é forçar a barra. E, dentre as tantas coisas que escolhi, uma delas foi a de viver o que sinto! Ahhh e sinto tanto, tanto, tanto"
Érika Ribeiro Pinheiro
Decepcionar-se é opcional?
Tudo vai do tamanho das expectativas que criamos. E, também, do tamanho da ilusão que insistimos em ter. Os sinais...Ahhhh, os sinais, eles sempre são mostrados, mais cedo ou mais tarde, e por que nós sempre achamos que as pessoas vão mudar? Não mudam! Não por nós. E nem devem mudar. Nossas idealizações criam pessoas que não existem; transformam os tais sinais naquilo em que bem queremos acreditar; insistem em ver nas entrelinhas, intenções que jamais foram imputadas. É, acho que decepcionar-se é sim uma opção...
A real é que gostamos ou precisamos nos iludir. A verdade nem sempre é colorida, porém se a aceitássemos, as coisas seriam bem mais fáceis. Chorar por aquilo que, no fundo, já sabíamos é desperdício de lágrimas, de tempo e de vida!
Érika Ribeiro Pinheiro
"Reino da fofolândia e universo cor-de-rosa estão bem longes do que enxergo pra mim, para a minha vida. Na minha paleta de cores, predominam cores fortes, intensas e vibrantes prontas para explodirem em todas as telas em branco que ainda tenho pra pintar!"
Érika Ribeiro Pinheiro
"Pessoas que não sabem receber nada de bom que oferecemos são pessoas que não sabem oferecer nada às pessoas. São superficiais, não se importam, não se afetam, não se sensibilizam, não sentem...São vazias. E vazio nada tem a oferecer, nem de bom e nem de ruim..."
Érika Ribeiro Pinheiro
"Gosto de conhecer o íntimo das pessoas. Nada me choca! Sei bem de quem esperar nada e sei bem de quem esperar tudo...Confesso que, aquelas que sei que posso esperar tudo, são as que mais me fascinam! Por motivos óbvios, claro: elas são poucas e não se abrem pra qualquer pessoa, são especiais, instigantes, intrigantes e aguçam todos os meus sentidos!"
" Dois momentos que nos levam a profundas reflexões são: o nascimento e o falecimento de um ser humano.
Quando vemos alguém nascer, vemos naquele pequeno ser milhares de possibilidades. Ele poderá ser tudo que quiser, fazer tudo que tiver vontade, escolher seus caminhos, desenvolver-se, fazer a diferença nesse mundo, sei lá, ficaria difícil enumerar, pois são milhares de possibilidades. E isso nos traz esperança.
Já com a morte de alguém um filme passa por nossas cabeças. Os momentos que tivemos, como foi a vida dela, se foi feliz, se fez outras pessoas felizes. Consequentemente, pensamos nas nossas vidas e vemos que tudo aqui acontece de uma forma incrivelmente rápida. Nascemos e logo começamos a crescer e evoluir e, quando menos esperamos, já somos adultos, temos tantas decisões para tomar... Sinto falta de quando eu era criança e achava na minha cabeça que o mundo era mágico e que eu tinha um enorme catálogo de coisas extraordinárias para escolher. É...a morte nos faz pensar se estamos agindo certo, se estamos fazendo a coisa certa enquanto há tempo...
Hoje, luto diariamente para uma única coisa: estar a maior parte do tempo feliz! Sou feliz quando respiro, ando, penso, enxergo, sinto, toco! Sou feliz quando trabalho, quando produzo, quando inspiro pessoas! Sou feliz por ter plena consciência de que tudo que acontece comigo é com meu consentimento e, por isso mesmo, só deixo coisas boas acontecerem! Sou feliz por ter amigos, familiares e pessoas de bem ao meu redor! Sou feliz quando dou e mais ainda quando recebo um abraço! Sou feliz quando vejo o brilho da lua, o dia amanhecer, quando danço, quando beijo, quando dou gargalhada! Sou feliz por conseguir falar tudo que penso e que quero! Sou feliz por ter sonhos, planos, metas! Sou feliz por amar as pessoas e por me sentir amada!
Sou feliz por estar viva e por ter voltado a acreditar que tudo é possível!
Quem faz as nossas vidas somos nós..."
"Acordei transbordando hoje!
Transbordando sentimentos bons!
Transbordando vontade de vencer!
Transbordando certeza de que tudo vai se ajeitar!
Transbordando carinho pelas pessoas!
Transbordando vontade de amar!
Transbordando vontade de viver intensamente!
Coração descompassado..."
"Pra mim, um relacionamento de verdade é aquele em que duas pessoas conseguem se mostrar por inteiro, conseguem confessar seus desejos mais profundos, suas ideias, seus ideais e nenhuma delas se choca. É aquele em que não há mentiras, ou omissões de informações, como queiram rsrs. É aquele em que não há necessidade de marcar território. É aquele em que não há demarcação de fronteiras. É aquele em que duas pessoas se sentem seguras, confiantes, em paz e livres...
Acho que vejo muitas mentiras por aí..."
"Nossas vidas não devem ter significado somente para nós, egoístas pensam assim. Temos de expandir melhor este significado, distribuir um pouco de nós por aí... Fazer a diferença num mundo tão individualista. Ser atuante. Vibrar. Dar a mão. Abraçar longamente. Trocar. Retribuir. Olhar nos olhos. Sorrir. Enxugar lágrimas. Acarinhar. Estar ao lado, nos doar. Compartilhar. Dividir. Atingir pessoas. Multiplicar. Arrumar tempo. Tocar corações. Emocionar. Sentir compaixão. Ser solidário. Amar o próximo, a si e a vida."
"Como pode? Passamos a vida tentando melhorar, evoluir, crescer, enquanto que algumas pessoas fazem o inverso. Se enfiam no buraco do seu próprio umbigo e enxergam a vida de dentro deles. Pessoas assim são egoístas, egocêntricas, ignorantes e limitadas. Interpretam as coisas de uma forma totalmente deturpada, uma subjetividade que beira a indecência. Tenho muita pena de gente assim! São pessoas amargas, infelizes e incapazes de ver todas as possibilidades que esse mundo oferece. Quero distância desse tipo de gente. Ao meu lado só quero gente de bem, gente feliz, gente que enxerga a vida com os olhos do coração!"
"Quando somos mais jovens, usamos alguns artifícios para conseguirmos aquilo que queremos. Muitas vezes, agimos de um jeito diferente daquilo que somos, seja pra impressionar, conquistar, ter. Atitudes calculadas e a conta sai cara. E digo o porquê: não vale a pena, principalmente se for pra conquistar alguém.
As pessoas têm de gostar de nós, do jeito que somos e isto incluiu qualidades e defeitos. Ahhh eu não vou fazer isso porque ele não gosta, ahhhhh eu não vou fazer aquilo outro porque não quero desagradá-lo, ahhhhh se eu fizer isso como será que ele vai reagir? Como alguém consegue viver assim? Em função da atitude do outro?
Pois é! Seria muito bom se as pessoas descobrissem isso muito cedo e não passassem a vida inteira tentando ser aquilo que as outras pessoas querem que elas sejam. Nem todas as nossas atitudes vão agradar, mas quer saber? Pago o preço de ser eu mesma, agradando ou não as pessoas! O que eu ganho com isso? Verdade!"
"Olhando ao meu redor, assistindo aos noticiários, prestando atenção no comportamento das pessoas em geral, só tenho a agradecer ao Universo por, apesar de tudo e de todos, eu ainda ter uma cabeça mais ou menos boa rsrs. Nunca tive e continuo não tendo a pretensão de ser perfeita e nem de parecer ser algo que as pessoas desejam que eu seja. Tenho sim que dar satisfação, a mim, somente a mim. Tenho obrigação de cuidar de mim com muito respeito e carinho, de respeitar minhas vontades desejos e de correr atrás dos meus sonhos. Viver em função da opinião e aprovação alheia é muito triste e eu resolvi ser feliz. Faz tempo que resolvi"
"Quando eu era criança achava que com a idade que estou, estaria casada, com dois filhos, com minha casa e uma vida estabilizada. Conforme a vida foi passando tomei muitas decisões que me levaram pra caminhos distantes de todos esses sonhos. Decisões erradas, pois ninguém deve abrir mão dos seus sonhos, nem por nada e muito menos por ninguém. Pois é, hoje em dia, já não sonho mais com essas coisas pois as substituí por outras. E a substituição mais importante foi que estabeleci um compromisso com a felicidade! E pra ser feliz eu não preciso de mais nada disso! Eu só preciso me cercar de coisas e pessoas que me façam bem. Coisas e pessoas que despertem meu amor, minha paixão, minha ternura, minha alegria, minha solidariedade, minha generosidade, minha lealdade, minha bondade. O que era mesmo que eu queria da vida?"
"Podemos escolher entre viver escravos das nossas desconfianças ou confiar na vida e nas pessoas. Uma linha bem tênue separa essas duas situações. Uma nos acorrenta aos sentimentos ruins, ao medo, à raiva, à vontade de revidar, às paranoias e às neuroses e a outra nos deixa tranquilos, serenos, piedosos, compassivos e felizes de verdade. A confiança é libertadora! Quando confiamos nada e nem ninguém nos abala..."