Eraldo Cunha
Não faça nem MAIS nem MENOS, apenas o que é incumbência sua, ou melhor, somente aquilo que te é LIMITADO pelas leis vigentes. Depois não reclame por abraçar um pé de mandacaru.
O otimismo é o melhor antídoto para estragar o dia de um pessimista. Não se deixe abater por pequenas adversidades.
Eu tenho medo...
Medo da morte? Também.
Ah, mas há outros medos que me dão mais medo...
Esses medos a que me reporto, a história poderá contar.
Alegria e felicidade podem até andar lado a lado, todavia entenda que alegria é o que você vê, o que você percebe; já a felicidade vive no submundo de cada ser. Nem sempre o que está à mostra revela a essência, o interior.
Quando meu discusso é distinto das minhas práticas, toda a minha "VERDADE" escoa por entre os dedos.
De barriga farta, qualquer ser humano rejeita a comida de melhor sabor. É por isso que não devo comer tanto a ponto de perder o paladar.
Vida boa é vida com liberdade. Não se prenda às coisas que você não pode tê-las para sempre. Use a sua liberdade para semear e colher bons frutos.
Se o seu problema é na alma, você pode usar qualquer tipo de "maquiagem", mas por dentro continuará doente.
Na sociedade atual, por sermos "forçados" a fazer coisas de que não gostamos, trazemos para dentro de nós a infelicidade.
Buscando mudar a minha vida, certamente posso mudar também a vida daqueles que vivem no meu entorno. Se não for para ser assim, a vida se torna insípida.
Em algumas circunstâncias, para o mal não sufocar o bem, uma pequena porção de estupidez faz efeito.
Quem vive de aparência
Desgasta-se como a flor
Tem curto prazo de validade
Vale muito pouco,
Aliás, quase nenhum valor.
Se há algo que te incomoda, te perturba, não deixe que essa coisa crie raízes dentro de você. Elimine-a com brevidade.
Tudo aquilo que é seu, nunca, jamais deixe fugir das suas mãos, pois se houve luta para conseguir, não se pode deixar escorrer por entre os dedos. Valorizar minhas conquistas é sinal de respeito a mim mesmo.
Luta sempre com determinação e dignidade para obter as tuas conquistas. Fora disso, é se posicionar à beira do precipício.
E de repente...
E de repente, eu fui forçado a perceber o quanto sou um nada num mundo tão gigante, mas que se tornou muito pequeno. Eu que era durão, dominava a situação, achava-me um gigante... Podia tudo. Não aceitava desaforo de ninguém, acovardei-me diante de um ser que sequer tem vida própria, nem é morto nem é vivo. E DE REPENTE AS COISAS VOLTARAM AO SEU LUGAR (paráfrase). Agora compreendo que pouco ou quase nada valem os bens que possuo. O dinheiro na conta bancária? Ah, eu trocaria pela "liberdade" de poder andar por qualquer canto. Passei a atribuir valor às coisas que eu julgava insignificantes. É um pequeno choque na minha consciência. Eu havia criado meu mundo, com minhas regras. Impus meus valores. E.. E quando eu acreditava já estar no topo da roda gigante, fui lançado ao solo abruptamente. Agora, despedaçado, arrasto-me tentando me reerguer. Mas não é levantar-me de qualquer jeito. A natureza ou o peso das mãos de Deus, eu creio na segunda parte, está tratando comigo, lapidando-me. Quer que eu aprenda a lição. Perdão! Estou sendo audacioso! Já queria ser o dono da situação. Não tenho tanta certeza de que ficarei de pé para transmitir o ensinamento. E se ao passar por esse furacão, em não mudando minha concepção de ser humano, creio não ter outra chance.
No mundo em que vivemos, se a gente não for se humanizando a cada dia, não se cuidando, não atentando sempre para ver o outro como parte de nós, podemos nos tornar seres terríveis.
A vida, a todo momento, tem alguma coisa interessante a nos ensinar. O que cabe a cada um de nós é não deixar passar a aula sem aprender nada.
Não use o seu precioso tempo para instruir quem já se acha instruído. Gaste, contudo, toda a sua energia para auxiliar aqueles que querem e precisam de sua ajuda.
Depois que passamos a ter a FALSA ideia de que COMUM e NORMAL são sinônimos, bagunçamos tudo: o CERTO virou ERRADO e o errado virou o certo, a gente foi perdendo o CAMINHO e agora vemos ambos os termos como coisa natural.
Não é preciso usarmos uma embarcação e irmos até o alto mar para uma imersão nas águas profundas, pois o mergulho mais eficaz e necessário é para dentro de nós mesmos.
Se há uma "pedra" no teu sapato, busca retirá-la, não espere pelo outro, senão o único que poderá ser ferido será você.