Emmanuel
Figuradamente, o espírito humano é um "pescador" dos valores evolutivos, na escola regeneradora da Terra. A posição de cada qual é o "barco". Em cada novo dia, o homem se levanta com a sua "rede" de interesses.
(Do livro "Caminho, Verdade e Vida", Francisco Cândido Xavier)
Importante pensar que não apenas teremos o que damos, mas igualmente viveremos naquilo que proporcionarmos aos outros. Daí o impositivo de doarmos tão-somente o bem, integralmente o bem.
O pensamento escolhe
A ação realiza.
O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto que ele aspira chegar.
Eis porque, segundo as Leis que nos regem, “a cada um será dado segundo suas próprias obras.”
"Refugia-te no templo à parte, dentro de tua alma, porque somente aí encontrarás as verdadeiras noções da paz e da justiça, do amor e da felicidade reais, a que o Senhor te destinou."
Figuradamente, o espírito humano é um “pescador” dos valores evolutivos, na escola regeneradora da Terra. A posição de cada qual é o “barco”. Em cada novo dia, o homem se levanta com a sua “rede” de interesses.
Por um momento pensamos na liberdade, como felicidade e nos sentimos saciando da mais densa concupiscência,transbordando do mais podre xurume do vazio iniquo.
Perante Jesus
Certa feita, convidou-nos o Divino Mestre:
- "Vinde a mim , todps vós que sofreis e vos aliviarei ..."
E através do tempo, todos nós os que nos consideramos imperfeitos e infelizes, fomos a Ele , a fim de ouvir- Lhe as instruções.
Os oprimidos e aflitos, os doentes, os cansados, os sedentos de justiça, os desarvorados, os desvalidos, os desamparados, os perseguidos, os os caluniados, os tristes, os desesperados, os fracos, os irritadiços, os imcompreendidos e toda uma legião de sofredores, buscamo-Lo,, avidamente, aguardando -Lhe os ensinamentos e promessas, manijfestando-nos em torno Dele qual ocorre neste livro.
E o divino Mestre respondeu-nos com as instruções da Boa Nova, cuja validade é definitiva para todos os tempos.
Amparou-nos o Senhor, reconfortou-nos, esclareceu-nos, traçando-nos os caminhos para chegarmos até Ele e conhecermos a nós mesmos, expressando-se claramente, com vistas a todos os povos.
Reergueu-nos o ânimo e guiou-nos o coração e a inteligência.
Cabe-nos, agora, a obrigação de escutar-Lhe as orientações e acompanhar-Lhe os exemplos que Lhe caracterizam a Grandeza
SEGUINDO ADIANTE
Por mais se te fale de calamidades e crises, não permitas que o desânimo te alugue o coração para os comícios da rebeldia.
De quantas experiências precisou o homem para alcançar determinadas realizações do progresso exterior? Quantas esperanças frustradas e quantas existências desfeitas para que a indústria seja hoje o grande facilitário do trabalho, para que a mente humana aprenda a raciocinar?
Efetivamente, observas pelos olhos da imprensa escrita e radiotelevisiva as imensas lutas que se desenrolam de povo a povo.
Dramatizam-se os delitos, patenteia-se o recrudescimento da crueldade que transparece do comportamento das criaturas, especialmente daquelas a quem o abuso dos tóxicos desfigurou o o pensamento..
Multiplicam -se os processos da delinquência, vaticinam-se desastres,mas raros são aqueles que anotam o progresso constante das ciências psicológicas, curando a loucura e salvando vidas, o trabalho indescritível dos que combatem o emprego inadequado dos alucinógenos, o esforço gigantesco de quantos se empenham a cercear a violência e a presença da Divina Sabedoria, conservando a Terra por nave prodigiosa, evoluindo em rumo certo.
Por mais que te requisitem a presença na retaguarda, presta à retaguarda o auxílio que se te faça possível,mas segue para a frente.
Ainda mesmo te encontres em tamanho labirinto e qua a vida te pareça extensa noite, recorda que as estrelas reinam sobre as trevas e que, por mais espessas se mostrem as sombras noturnas,determinam as Leis de Deus que amanhã seja novo dia.
Estejamos convencidos de que nunca é tarde para que alguém seja feliz e que o Reino de Deus está dentro de nós.E com semelhante luz ser-nos-á possível esquecer quaisquer provações e vence-las,situando-nos desde agora, a caminho da vida superior.
BUSCANDO A FELICIDADE
A felicidade que pode realmente não existir na Terra, enquanto a Terra padecer a dolorosa influênciação de um só gemido de sofrimento,pode existir na alma humana, quando a criatura compreender que a felicidade verdadeira é sempre aquela que conseguimos criar para a felicidade do próximo.
O primeiro passo, porém , para aquisição de semelhante riqueza é o nosso entendimento das leis que nos regem,para que nosso egoísmo e a ambição não nos assaltem a vida.
O negociante que armazena toneladas de arroz com o propósito de lucro fácil , não poderá ingeri-lo senão na quantidade de alguns gramas por refeição.