Elisa Masselli
Não devemos nos preocupar nem ficar com raiva, muito menos com ódio quando alguém inventa coisas ruins ao nosso respeito ou quando sofremos uma ingratidão. Cada um de nós tem seu livre arbítrio e é responsável por ele, somente por ele. Vamos, com nosso exemplo fazer com que todas as mentiras, calunias e ingratidão não consigam prosperar. As pessoas que inventam maldade, fingem uma amizade que na realidade não sentem, serão responsáveis por seu livre arbítrio e, somente elas, terão de responder por ele. Vamos afastar da nossa vida, tudo o que nos faz sofrer e que possa atrasar a nossa caminhada.
Embora muitas vezes não percebamos, Deus está sempre nos mostrando o caminho a seguir, mas para que possamos ouvir e sentir essa voz interna é preciso estarmos alertas para tudo o que está acontecendo a nossa volta. Quando alguma coisa ou alguém acontece ou aparece em nossa vida e ficamos felizes é Deus nos dando as ferramentas para a nossa caminhada. Quando alguma coisa acontece ou alguém se aproxima e nos sentimos infelizes é sinal de que estamos no caminho errado e precisamos mudar. Quando tudo dá certo na nossa vida é sinal que estamos caminhando no sentido do bem e caminhando em paz. Ninguem nasceu para ser infeliz, nascemos para resgatarmos possíveis enganos reencontrarmos amigos e inimigos perdoar e sermos perdoados e seguirmos em frente sempre evoluindo sem nunca desanimar, pois nunca estamos sós.
Muitas vezes, perdemos um tempo enorme, precioso e gastamos nossas energias pensando, sem parar, em algo que nos aconteceu ou alguém que conhecemos que nos fizeram sofrer, nos magoaram ou a quem fizemos sofrer. Para que possamos caminhar, precisamos nos desfazer desses pensamentos. Se alguém nos magoou ou nos fez sofrer, precisamos desejar que essa pessoa continue sua jornada, sem magoa, permitindo assim que ele continue sua jornada de aprendizado, sem desejar o mal e vingança. Se fomos nós quem praticamos alguma injustiça ou enganamos e, assim, fizemos sofrer, precisamos nos perdoar e também seguirmos em frente, pois o que foi feito está feito e nada poderá mudar isso. Se tivermos a chance de consertarmos o que fizemos de errado ou reencontrarmos alguém que nos fez sofrer, pedir perdão e perdoar,façamos isso. Se tivermos a chance de reparar algum ato que prejudicou ou alguém que nos prejudicou e pudermos corrigir, façamos isso, mas se essa chance não for possível, precisamos parar de pensar sobre isso e caminhar sem magoa sem rancor de ninguém e o mais importante, sem magoa ou rancor de nós mesmos. A nossa vida deve ser o nosso presente e o que estamos preparando para o nosso futuro. O que passou, passou.
Quantas vezes nos deixamos levar por maus pensamentos falamos e agimos de maneira que, depois, nos arrependemos? Como é difícil passar por esses momentos, mas eles, também, são preciosos e de aprendizados. Queremos controla r tudo não só a nossa vida como a dos outros também e, quando perdemos esse controle nos desesperamos, ficamos tristes, nervosos, irritados e julgamos, como julgamos, queremos que as pessoas sejam e ajam como nós, pois nos julgamos perfeitos, o que, na realidade, não somos. O dia em que entendermos e aceitarmos que cada um tem sua própria estrada de aprendizado e que cada um é um espirito livre para agir da maneira que achar melhor, passaremos a viver bem. Quando isso acontecer, deixaremos de julgar e de tentar mudar as outras pessoas sabendo quem, assim como não queremos que elas interfiram nas nossas vidas, não temos o direito de interferir na delas. Precisamos tentar seguir em paz na nossa estrada.