Elisa Masselli
Todos nós poderíamos ter sido criados como bonecos, como robôs, mas Deus não quis isso. Ele quis que aprendêssemos e nos tornássemos espíritos puros e, para isso, nos deu os sentimentos bons e ruins. Para que pudéssemos minar esses sentimentos nos deu uma ferramenta maravilhosa, o Livre Arbítrio que é individual.
Quando estamos diante de uma escolha, podemos pedir opiniões, mas a decisão final sempre será a nossa. Com o Livre Arbítrio, sabemos que para cada ação sempre existe uma reação. Com o Livre Arbítrio podemos amar ou odiar, perdoar ou maldizer, fazer caridade ou não, mentir ou falar a verdade. Com o Livre Arbítrio podemos permitir que nossos amigos espirituais se aproximem ou se afastem por que nem eles podem interferir no nosso Livre Arbítrio. A humanidade, através do tempo tem usado o seu Livre Arbítrio e coisas maravilhosas foram criadas, outras ruins também, mas sempre o Livre Arbítrio esteve a frente de todos os nossos sentimentos. Em fim, precisamos agradecer a Deus por ternos dado o Livre Arbítrio.
Sempre precisamos pensar positivamente. Nossos pensamentos atraem para o nosso lado coisas boas ou ruins. Quando estamos passando por algum problema e tivermos pensamentos ruins, esse problema parecerá maior do que realmente é. Quando temos algum problema com alguém e ficarmos nos martirizando e pensando, Quando eu o encontrar vou falar isso , vou falar aquilo, muitas vezes. Nesse instante a gente faz um scripite e guarda palavra por palavra, mas, quando encontramos a pessoa a conversa, normalmente, caminha para outro lado e todo scripite muda. Depois, vamos ver que toda a ansiedade, a raiva e a energia gasta não teve valor algum. Vamos tentar deixar a ansiedade de lado e acreditar que o nossa caminhada vai ser gloriososa!
Algumas vezes, tudo está correndo bem em nossas vidas e em todos os sentidos. De repente, por uma fofoca ou por qualquer motivo, perdemos o emprego ou somos traídos ou abandonados por aquela pessoa em que mais confiávamos, ou alguém a quem amamos e admiramos por sempre ter sido o nosso exemplo por sua luta e dedicação, tomado por uma doença, fica sobre uma cama dependendo de todos para tudo. O mesmo acontece quando uma pessoa a quem amamos e que sempre foi nosso esteio, volta para a casa dos pais. Algumas vezes somos incompreendidos, julgados e condenados por pessoas da nossa família por coisas que me imaginamos. Pior ainda é, quando todas essas coisas acontecem de uma vez só. Quando uma dessas coisas ou todas acontecem, ficamos perdidos, solitários, nervosos e muitas vezes nos trancamos sem coragem para lutar. A dor é tanta que não conseguimos encontrar uma saída, um caminho e nos entregamos a depressão que vai nos consumindo sempre mais. É nessa hora, que nossos amigos espirituais que sabe o motivo disso estar acontecendo e os pedidos de provas ou de resgates que pedimos antes de renascer, entram em ação. Eles, além de ficarem ao nosso lado, sempre nos dando força, usam de todos os meios possíveis para nos ajudar. Usam algum amigo para nos dizer alguma coisa que nos faça pensar. Fazem com que ouçamos alguma música que converse conosco diretamente, sugerem algum livro, não necessariamente com conteúdo espirita, mas que precisamos ler e que poderá nos ajudar. Fazem com que ouçamos um diálogo na rua, no mercado e até no elevador que pode nos ajudar. Usam personagens da tv para conversar conosco. A todo instante estamos recebendo recados, mas, muito mais, quando nos encontramos nessas situação de abandono e de tristeza. Portanto, quando estivermos perdidos sem saber para onde caminhar, só precisamos parar e prestar atenção nos recados que nos são mandados e confiar na bondade de nosso Pai que é um Pai bondoso e que só quer a nossa felicidade. .
Cada um dos nossos amigos espirituais, assim como todos nós, também está na sua própria caminhada com seu trabalho e seus projetos para evoluir. Eles, na hora dos nossos momentos bons e ruins estão sempre ao nosso lado para festejar ou ajudar. Porem, a maior parte da nossa caminhada precisa ser feita somente por nós, com nossas escolhas e nossas atitudes, pois, se assim não fosse, seríamos apenas bonecos. Por isso, não podemos ficar pedindo ajuda para coisas pequenas que nós mesmos temos condições de resolver. Deus nos deu toda capacidade para podermos caminhar com as nossas próprias pernas. Todos nós sabemos o que é certo e o que errado. Estamos aqui para viver e aprender. A vida não é nem pode ser só de sofrimento. Não estamos aqui somente para sofrer para podermos evoluir. Evoluímos nos momentos bons, quando estamos felizes ao lado daqueles que amamos, no trabalho que gostamos e fazemos bem. Rindo e brincando com nossos amigos e tantas outras coisas que nos faz felizes. Momentos ruins existem, sim, mas, se formos analisar bem, os nossos momentos bons são bem maiores do que os ruins. Vamos dar um tempo para os nossos amigos espirituais e permitir que eles evoluam também.
Sempre ouvi falar e ainda ouço, que a Terra é um lugar de expiação e de regeneração e que, por causa disso, precisamos sofrer, sofrer e sofrer. Nunca acreditei nisso e ainda não acredito. Temos, durante a nossa existência, aqui na Terra, alguns momentos que não conseguimos controlar e nem mudar e coisas ruins acontecem. Coisas que nos trazem tristeza e sofrimento. Nesses momentos, precisamos pensar que estamos resgatando alguma divida passada e, ao mesmo tempo, nos regenerando. Precisamos pensar que, nesses momentos, nunca estamos sós que sempre temos ao nosso lado, amigos dispostos a nos ajudar e que encontrarão qualquer maneira para nos mandar os recados que precisamos. Porem, a maior parte das vezes que esses momentos ruins acontecem, a culpa é nossa, exclusivamente nossa. Por nossas escolhas e por nosso orgulho podemos fazer e dizer coisas que causam tal momento. Se prestarmos atenção no que está acontecendo, pensar, refletir vamos descobrir qual foi na causa. Quando descobrirmos o motivo, vamos entender e procurar mudar a nossa atitude afastando para bem longe de nós, as coisas e as pessoas que nos fazem sofrer e tudo voltará a ser melhor. Com o tempo, só restará uma leve lembrança daquele momento ruim e estaremos prontos para evitar ou passar pelo próximo momento que, com certeza voltara a acontecer. Se fizermos isso, vamos ver que podemos, sim ser felizes, pois Deus, nosso Pai maravilhoso, só quer a nossa felicidade.
A maioria dos brasileiros que já moraram ou moram non exterior e a maioria dos estrangeiros que vêm morar aqui, sabem que o Brasil é o um país que tem tudo para ser um dos melhores do mundo. Temos um território enorme, rios e não estamos sujeitos a grandes catástrofes da natureza e quando algo assim acontece, quase sempre é por causa de erros dos homens. Todos eles concordam em uma coisa, o Brasil só não é uma das melhores países do mundo, por causa de seus políticos e da impunidade. Agora, estamos vivendo um momento histórico. O Supremo Tribunal está julgando um dos maiores desvio de dinheiro publico já acontecido aqui no Brasil. sabemos que não é o único, que outros existem e ainda continuarão a existir, mas já é um começo. Os ministros estão mostrando, até agora, que a Justiça deve ocupar o seu lugar e exercer o seu poder sem que a política intervenha. A suprema corte federal tem, pela constituição, a liberdade de julgar de acordo com as provas e, principalmente, com sua consciência. Pela constituição sendo um órgão livre e separado dos outros poderes. São juízes, mas também cidadãos, por isso precisam julgar com a consciência. Alguns espiritas acham que não devemos nos envolver com a politica. Eu penso ao contrário. Acho que além de espiritas, somos também cidadãos. Trabalhamos, pagamos nossos impostos, temos filhos que precisam de escola e de saúde. Precisamos de leis que nos protejam e nos ajudem a caminhar. Para que essas leis possam ser criadas, precisamos dos políticos. A maioria deles não se importam com o povo e suas necessidades, mas existe uma minoria que se preocupa, sim. Através da nossa história, podemos ver que muitas leis foram criadas, por esses políticos que fizeram bem a toda uma sociedade se beneficiasse. Neste momento, não importa a de qual partido gostamos mais ou menos, de que que politico gostamos mais ou menos, nós de todas as religiões, precisamos enviar muita luz a todos os ministros e, principalmente ao ministro Joaquim Barbosa, um homem de bem, que não acovardou, para que a sua saúde, permita que ele continue até o fim do julgamento.
Precisamos tomar cuidado com o fanatismo. Assim como os católicos e os evangélicos acham que tudo que lhes acontece de ruim é coisa do diabo, nós, os espiritas, corremos o risco de achar que, quando acontece algo que nos desagrada, também, é coisa de espíritos ruins, perturbadores ou coisa mandada. Se tropeçamos em uma pedra, caímos ou sofremos qualquer tipo de acidente ou quando perdemos o emprego, ou um amor vai embora, vamos achar que é coisa de espíritos ruins ou perturbadores, se pensarmos assim, a nossa vida vai se tornar um caos. Precisamos nos lembrar de estamos vivendo aqui na Terra e de que tropeços em pedras acontecem, quedas também, amores vão embora, acidentes acontecem e outras coisas ruins também. Quando alguma coisa dessas acontecer, se pararmos para analisar, vamos ver que 99% é sempre nossa culpa. Falta de atenção, distração, correria da vida e que se alguém vai embora da nossa vida é por que foi o melhor que poderia ter acontecido e que um vai e outro vem. O mesmo acontece com um emprego. Os espíritos ruins ou perturbadores só conseguem se aproximar, quando, usando do nosso livre arbítrio, permitimos através das nossas ações e palavras. Se, em qualquer situação tivermos fé, não tivermos maus pensamentos para com as outras pessoas e procurarmos viver a nossa vida sem julgar e muito menos condenar, não há espirito algum que vai conseguir se aproximar para nos fazer mal. Precisamos tentar viver corretamente e tudo vai ser como tem de ser, sem interferência alguma a não ser quando seja necessário que nossos amigos espirituais se aproximem para nos ajudar.
Quando falei sobre fanatismo, receio que algumas pessoas entenderam mal e acharam que estavas falando mal de suas religiões. Em momento algum eu discriminei qualquer n religião, ao contrário, coloquei as três no mesmo patamar. Vou rep0etir no que chico Xavier respondeu quando alguém lhe perguntou qual era a melhor religião. Ele, sorrindo, respondeu: A sua. É isso mesmo que sempre pensei. Não importa qual é a religião que sigamos, Acho que, para o nosso aprendizado e evolução, cada um está onde deve estar, conviver com a pessoas que precisa conviver e seguir a religião que deve seguir. Eu estava falando de e para pessoas, independente de religião. Ninguém pode negar que em todas as religiões existe fanatismo. É contra isso que precisamos lutar. Eu penso, posso estar errada, que o fanatismo só atrapalha a nossa caminhada.
Hoje é o dia do meu aniversário! Parabéns! Parabéns! Ah, ah, ah. Gente eu não sei vocês, mas eu adoro fazer aniversário. Para mim, ele deve ser uma homenagem aos anos passados, as nossas poucas tristezas e muitas, muitas alegrias! As nossas lutas e as nossas vitórias! As pedras que encontramos pelo caminho e aos grandes chutes que demos nelas! A família que construímos e a felicidade que elas nos deram. Aos amigos que conquistamos, aos sonhos realizados. É um dia especial, sim! Por isso estou feliz por mais um dia do meu aniversário! 69 anos bem vividos! Espero poder comemorar os meus 70 ao lado de todos vocês, pessoas maravilhosas que conheci aqui! Obrigada a todos por terem me recebido com tanto carinho!
Depois de assistir o programa da Globo, fiquei pensando no que dona Isabel, um espirito que nasceu apenas para servir, disse:” Podemos ser felizes aqui na Terra. Deus quer que progredimos, não que sejamos infelizes. Basta ter bons pensamentos” É o que tenho dito aqui, desde o primeiro dia em que mandei a minha primeira mensagem diária. Se ficarmos pensando nos momentos ruins que passamos ou estamos passando, vamos sofrer e atrair para o nosso lado, espíritos também sofredores que nos impedirão de encontrarmos uma solução e podem, até, nos trazer doenças físicas. Se ficarmos pensando naquilo de mau que as pessoas nos fizeram ou fazem, vamos ficar com raiva, com ódio e com magoa, atraindo assim para o nosso lado, espíritos que também sentem raiva, ódio e magoa, podendo, da mesma maneira, nos causar muito mal. Se, ao contrário, acreditarmos que somos filhos de um Deus maravilhoso que só quer o nosso bem, vamos trocar os pensamentos e lembranças ruins do passado e de agora, pelos bons momentos que também tivemos no passado e podemos ter agora, vamos atrair para o nosso lado espíritos que também têm boas lembranças do passado e, assim, poderão se aproximar e nos ajudar. A espiritualidade é simples, somos nós com nosso orgulho, egoísmo e ansiedade que complicamos tudo.
Quando começamos a achar que a mulher ou o homem que nossos filhos escolheram para seguirem juntos na caminhada não são as pessoas que eles merecem, estamos iniciando uma longa estrada de brigas, de separação e de solidão. Todos nós, antes de renascermos nos comprometemos a aceitar os filhos que escolhemos e fomos escolhidos por eles. Demos a vida, educamos com muito carinho e demos a eles tudo o que podíamos e sabíamos dar de melhor, mas eles precisam seguir a sua estrada ao lado das pessoas que também escolheram antes de renascer. Se tentarmos separar ou exigir que façam uma escolha entre nós e as pessoas que escolheram para ficar ao seu lado, estamos nos condenando a perder nossos filhos que se afastarão do nosso convívio e, assim, não poderemos conhecer e conviver com nossos netos. Todos nós temos nossa estrada para seguir, inclusive nossos filhos.
Sabermos que fora da caridade não há salvação. Esse é um do tripé do espiritismo. Podemos fazer caridade doando dinheiro, na casa espirita recebendo com carinho aquele que vem procurar ajuda espiritual e conforto para o momento ruim que está passando. Podemos fazer caridade, ouvindo com atenção e carinho um colega de trabalho que tem algum problema e tentar ajudar de qualquer maneira, mesmo que seja apenas com uma opinião. Podemos ser voluntários em um orfanato ou asilo, dando atenção e carinho a crianças e a velhos. Mas, a maior caridade é aquela que podemos fazer com conosco mesmo, nos reconhecendo como filhos de Deus, que nos ama e nos dá todas as oportunidades para continuarmos a nossa caminhada. Podemos fazer caridade nos aceitando com nossas limitações, aceitando os nossos erros e procurando nos policiar para que possamos mudar e melhorar, mas também, reconhecendo as nossas qualidades e sempre procurarmos ser melhores. O que não podemos é, em nome da caridade, nos deixar humilhar e permitir que qualquer pessoa nos faça sofrer. Cada um de nós tem um lugar neste mundo. Todos nós nascemos para ser livres. Se permitirmos que alguém nos humilhe, nunca poderemos atingir essa liberdade. Se alguém nos humilha, não somos nós quem precisa mudar quem precisa mudar é ele.
Se estamos tristes por algo que alguém nos fez, precisamos pensar em quantas vezes fizemos com que alguém ficasse triste também. Se estamos magoados, por que alguém que nos magoou, precisamos pensar naqueles que um dia, também magoámos. Se estamos revoltados por causa de uma injustiça, precisamos pensar nas vezes em que também fomos injustos. Se estamos inconformados com a traição de algum amigo, precisamos pensar nas vezes que também traímos amigo. Se estamos sofrendo, precisamos pensar em quantas vezes fizemos alguém sofrer. Durante a vida, aqui na Terra, muitas vezes essas situações vão se repetir, simplesmente porque estamos aprendendo para poder caminhar e reconhecer as nossas falhas é um dos primeiros passos. Todos aqueles que encontramos pelo nosso caminho, são companheiros de muito tempo. Vamos agradecer aos nossos amigos por nos apoiarem e aos nossos inimigos por nos mostrar os nossos defeitos. Só assim poderemos caminhar em paz.
Quando estamos alegres conseguimos ajudar nossos amigos muito mais do que pensamos. Nossa alegria pode contagiar e fazer sorrir qualquer um, mesmo aquele que está passando por um momento ruim. Precisamos espalhar a cada um dos nossos familiares, amigos e, principalmente aquela pessoa a quem , esperança, o conforto e a certeza de que estamos e queremos que eles estejam sempre ao nosso lado. Precisamos responder com carinho a todos que nos cercam e se aproxima de nós. Se fizermos isso, fofoca e mentiras nunca nos atingirão.
Vamos olhar pela janela, e dizer em alta voz: Bom dia, mas bom dia mesmo!!! Ninguém consegue resistir a nossa boa intenção. Um bom dia, mas bom dia mesmo!!! acompanhado de um sorriso, pode ajudar alguém a mudar seus pensamentos e afastar dela as energias ruins. Um bom dia, mas bom dia mesmo!!! Vamos dizer para aquele vizinho que encontramos no elevador e que está triste ou preocupado, fará com que ele, mesmo sem querer, seja obrigado a responder e a sorrir. Um bom dia, mas um bom dia mesmo!!! a um colega de trabalho, poderá fazer com que ele tenha um melhor dia. Um bom dia, mas bom-dia mesmo!!! para todos aqueles que encontrarmos no dia de hoje, vai fazer com que nos sintamos muito bem. Já que queremos ter um bom dia, desejando que os nossos problemas diários sejam resolvidos ou aquele que insiste em nos fazer sofrer, vamos dar um Bom dia, mas um bom dia mesmo!!!! Para nós mesmos. Então, Bom dia, mas um bom dia mesmo!!!!!! Para todos nós!!!!! E confiar que tudo o que nos incomoda, vai ser resolvido. Bom dia, mas um bom dias mesmo
O orgulho faz com que a depressão nos atinja de uma maneira devastadora. Ela chega devagar de uma maneira que não percebemos. Chega quando não conseguimos controlar algo ou alguém e, por isso, o nosso orgulho fica ferido. Surge, quando queremos ter algo e sabemos que não temos como conseguir, um carro, uma casa ou simplesmente uma roupa ou sapato. Surge quando queremos alguém que não nos quer ou que tem outra pessoa. Surge, quando vivemos com alguém tranquilo que faz todas as nossas vontades e, por isso, a vida perde a graça ou quando vivemos ao lado de alguém violento que não nos dá valor, nos maltratas e humilham, fazendo com que nos sintamos uma pessoa sem valor algum. temos ao nosso lado alguém que quando alguém que amamos volta para a casa do Pai, não nos conformamos e nos entregamos a tristeza sem aceitar que, assim como eles partiram, um dia partiremos também. Surge, quando temos uma religião e achamos que, por isso, todos os nossos problemas serão resolvidos quando na maioria das vezes, nossos problemas só poderão ser resolvidos por nós próprios. Em qualquer uma dessas situações o orgulho está sempre presente e, no momento em que nos deixamos envolver por ele, abrimos uma porta para que espíritos com essas mesmas sensações se aproximem, nos envolvam e nos levam a depressão profunda que, muitas vezes podem nos levar a situações perigosas não só para o nosso corpo físico, mas, também para o nosso espirito. Portanto, precisamos ficar alertas e lutar contra o nosso orgulho.
Não podemos esperar que vamos encontrar a felicidade em se ter alguém ao nosso lado. Não podemos transferir a responsabilidade da nossa felicidade para mãos de outra pessoa. A felicidade só é conseguida quando entendermos que para sermos felizes, precisamos aprender a dar e a receber. Não podemos obrigar outra pessoa a nos dar o que não querem. Só poderemos ser felizes no momento em que nos reconhecermos como filhos de Deus e que estamos aqui em uma longa caminhada de aprendizado. No momento em que conseguirmos aceitar todas as pessoas como são, sem tentar muda-las, pois, cada um tem seu próprio tempo para as mudanças necessárias para sua evolução. No momento em que aprendermos a não exigir que alguém nos ame da mesma maneira que a amamos. No momento em que perdoamos a alguém que tenha nos ofendido, pois sabemos que muitas vezes também ofendemos e precisamos de perdão. Todos nós podemos ser felizes, basta somente não esperar que ela venha de fora, mas sim de dentro de cada um.
Algumas pessoas passam a vida culpando os pais pelas coisas que não dão certo em sua vida. Culpam não só os pais, mas qualquer outra pessoa, mas nunca a si próprio. Toda criança quando nasce, precisa ter alguém ao seu lado para poder ser cuidada e atendida em todas as suas necessidades, mas, à medida em que for crescendo, vai recebendo os princípios básicos de como viver em sociedade e de como encontrar um caminho para seguir. Os pais, na sua maioria, fazem tudo por essa criança. Eles dão tudo o que eles aprenderam e julgam ser o melhor. Depois de adultos, precisamos entender que a vida é nossa só nossa e que ninguém é responsável por nossas ações. Precisamos entender que tanto os pais, amigos, companheiros de jornada e a vida que temos, foram escolhidos por nós mesmos. Portanto, depois de adultos, precisamos escolher o caminho que queremos seguir, superar os problemas e avançar sempre mais e mais, sem nos preocuparmos com a educação que tivemos e sem tentar culpar outras pessoas ou os pais pelas dificuldades que encontrarmos. Precisamos entende que pais e amigos, também não são perfeitos e que, eles, assim como nós, estão seguindo sua jornada.
Vamos afastar todas energias negativa para que a Luz possa se aproximar e nos trazer paz! Existem, no mundo pessoas ruins que nos trazem asco, mas, por outro lado, existem pessoas maravilhosas que estão trabalhando e criando seus filhos com dignidade. Médicos e enfermeiras se desdobrando nos hospitais para trazerem conforto e cura para seus doentes. Professores dedicados ensinam seus alunos e tantas outras pessoas, cada um na sua profissão, vivendo da melhor maneira. Ninguém está aqui por acaso. Ninguém é melhor ou pior que o outro. Somos todos caminhantes em direção da Luz. Todos, passamos por alguns maus momentos que servem para nos fortalecer e evitar que cometamos os mesmos equívocos de vidas passadas, mas todos, têm muitos momentos felizes que devem sempre ser lembrados. O mais importante de tudo é que acima dos momentos bons ou ruins há um Pai maravilhoso que nos ama e sempre nos dá uma nova chance e que só quer a nossa felicidade e que nunca nos deixa sós. Muita Luz para todos nós.
Embora não entenda o por quê, mas sei que muitas pessoas vão me criticar por tocar nesse assunto, mas acho oportuno. De acordo com o livro dos espíritos a sociedade precisa de leis para que possa progredir e de homens que as façam. Portanto, discutir politica no meio espirita não é condenável. Sei que a eleição de Presidente ou governador é mais charmosa e chama mais a nossa atenção, embora a de Prefeito e Vereador é muito mais importante. Pois são eles que cuidam da cidade em que vivemos e estão mais próximos. São eles que constroem as escolas onde nossos filhos vão estudar ou postos de saúde. Eles asfasltam nossas ruas, colocam esgoto e agua encanada e tudo o que precisamos para que a nossa vida seja a melhor possível. Presidente e governador estão distantes, mas eles estão bem perto. Por isso, precisamos dar a nossa contribuição. Vamos votar com consciência para aquele candidato que acreditamos que possa ser o melhor. Não vamos deixar de votar ou vender o nosso voto, tão valioso, por qualquer preço que seja. Vamos escolher nosso vereador, alguém quer conhecemos e a quem possamos cobrar. Isso, além de politica, chama-se cidadania e precisamos valorizar.
Vamos ler o que diz o livro dos espiritos
794 A sociedade poderia ser regida só pelas leis naturais sem a colaboração das leis humanas?
– Poderia se as compreendesse bem, se o homem tivesse vontade suficiente para praticá-las; mas a sociedade tem suas exigências e precisa de leis particulares.
795 Qual a causa da instabilidade das leis humanas?
– Nos tempos da barbárie, são os mais fortes que fazem as leis, e as fazem para se beneficiarem. Foi preciso modificá-las muito, à medida que os homens compreenderam melhor a justiça. As leis humanas são mais estáveis quanto mais se aproximam da verdadeira justiça, isto é, conforme sejam as mesmas e iguais para todos e se identifiquem com a lei natural.
☼ A civilização criou para o homem novas necessidades, relativas à posição social em que vive. Devem-se regular os direitos e os deveres dessa posição por leis humanas. Mas sob a influência de suas paixões, freqüentemente, criou direitos e deveres imaginários que a lei natural condena e que os povos apagam de seus códigos à medida que progridem. A lei natural é imutável, é a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva; somente pôde consagrar, na infância das sociedades, o direito do mais forte.
796 A severidade das leis penais não é uma necessidade no estado atual da sociedade?
– Uma sociedade depravada certamente tem necessidade de leis mais severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito em vez de secar a fonte do mal. Só a educação pode reformar os homens, que então não terão mais necessidade de leis tão rigorosas.
797 Como o homem poderia ser levado a reformar suas leis?
– Isso ocorre naturalmente pela força das coisas e a influência dos homens de bem que o conduzem no caminho do progresso. Já se reformaram muitas e se reformarão outras. Esperai
Todas as noites, quando dormimos, somos levados por nossos amigos espirituais para lugares distantes. Vamos encontrar nossos entes queridos que já se foram, assistir alguma aula, ajudar, com nossa energia, aos médicos espirituais que, durante a noite fazem curas maravilhosas. Outras vezes, com nossa energia, acompanhados por nossos mentores, ajudamos a irmãos que estão perdidos procurando um caminho. Isso acontece com todos e todas as noites. Quando acordamos, pouco nos lembramos. Resta somente, uma leve lembrança. Por isso, não precisamos nos preocupar com qualquer sonho, achando que se trata de um aviso ou algo parecido. Se existir alguma coisa que precisamos saber, a qualquer momento, ela será revelada de uma forma simples e clara. Enquanto isso não acontece, vamos continuar a nossa vida, sempre tentando fazer o melhor para nós mesmos e para aqueles que estão ao nosso lado. Vamos continuar nossa jornada, sabendo, sempre, que tanto nos momentos bons, como nos ruins, nunca estamos sós. Nossos amigos espirituais estão sempre ao nosso lado nos ajudando a nos ajudar. A nossa jornada para a Luz, está apenas começando.
Alguns espíritos não sabem ou não aceitam ter morrido. Eles ficam indo e vindo, na tentativa de se comunicar. Quando fazem isso e percebem que não só eles, mas seus familiares também estão em desespero, choram e sofrem sem parar, eles tentam dizer que estão bem e quando não conseguem, entram em desespero e, não por maldade, mas pela tristeza, suas energias, como são diferentes das nossas, nos causam muito mal. Por isso é que muitas vezes, após alguém que amamos morrer, algumas coisas ruins começam a acontecer. Doenças aparecem sem descobrirmos o motivo. Negócios começam a não dar certo, brigas sem motivo, dentro de casa e no trabalho, começam a acontecer. Por isso, para que possamos continuar a nossa jornada em paz e eles a deles, precisamos mudar as nossas energias, transformando a nossa dor em saudade e as nossas lagrimas em sorrisos. Só assim, aos poucos, eles vão aceitando sua nova condição e, tanto nós como eles, poderemos seguir a nossa jornada em paz.
Você que é adotado ou pensa em adotar não se esqueça de que maior que os laços de sangue, são os laços espirituais. Nada acontece por acaso. Antes de nasceremos escolhemos os pais e filhos que queremos para nos ajudar e possamos ajudar na caminhada. Porque, no final, como essa frase linda que o site Espiritismo Kardecista nos mandou: Não existem castigos, existem apenas um tempo para repensarmos a vida que estamos levando, como, também, não existem recompensas, existe apenas o resultado das nossas ações. Para um ou outro resultado existem o nosso livre arbítrio e nossas escolhas.
Diz o ditado que: se conselho fosse bom, ninguém daria de graça. Todos, sabemos o que é bom ou ruim para nossa vida. Quando pedimos conselho é porque precisamos da aceitação sobre algo ou alguém que sabemos estar certo ou errado. Conselhos, algumas vezes ajudam, mas não podemos nos esquecer, que a solução dos nossos problemas está somente em nossas mãos. Nosso espirito, que está caminhando, sabe quando devemos nos desviar daquilo ou de alguém que pode prejudicar a nossa caminhada. Portanto, não podemos tentar nos enganar, pois, nós, somente nós, somos responsáveis pelo caminho a seguir e a pessoa que vai estar ao nosso lado. Sabemos que, no final da estrada, ninguém vai responder por nós. Vamos procurar seguir o nosso espirito e a nossa consciência. A solução de todos os problemas está dentro de nós mesmos. Podemos pedir ajuda a alguém e aos nossos amigos espirituais para que possamos escolher o certo, mas a ultima palavra será sempre a nossa.