Elisa Masselli
O plano espiritual usa de todos os meios possíveis para se comunicar e ajudar a todos que estão caminhando. Se olharmos para trás vamos ver quantas vezes em um momento difícil não encontramos na rua, no supermercado, no ponto do onibus, em uma loja ou em qualquer lugar pessoas que nunca vimos antes e que, provavelmente, não voltariamos a encontrar novamente que, do nada, nos disseram aquilo que, naquele momento precisavamos ouvir? Quantas vezes ao assistirmos um filme ou ao lermos um livro, mesmo não sendo espiritas, ouvimos ou lemos alguma frase que nos tocou e naquele momento nos ajudou. Em todos esses momentos o plano estava está e estará presente. Portanto, vamos confiar e continuar caminhando em paz, tentando acertar..
Todos nós, ao nascermos, trazemos conosco uma missão para cumprir e um caminho para seguir. Usando do nosso livre arbítrio fazemos escolhas. Algumas vezes, essas escolhas nos afastam, por um tempo, dos nossos objetivos, mas a vida faz com que retornamos a eles. Assim sendo vamos continuar caminhando acertando ou errando, pois sempre é tempo de recomeçar.
Quando mudamos de casa, cidade, pais ou emprego é porque o nosso tempo nesses lugares terminou. Aprendemos tudo o que tínhamos que aprender, ensinamos tudo que tínhamos para ensinar, conhecemos todas as pessoas que tínhamos que conhecer, ajudamos a todos que precisavam de ajuda e recebemos ajuda de quem precisávamos, quem sabe, prejudicamos a todos que quisemos prejudicar. O tempo não para.
Precisamos acreditar que vamos encontrar outro emprego e, quem sabe, até mudar de profissão. Vamos conhecer outras pessoas, ensinar e aprender, ajudar e ser ajudado, e coisas boas vão acontecer. Embora, muitas vezes não acreditemos nisso, Deus está no comando da nossa vida e, só ele, sabe o que é verdadeiramente bom para a nossa vida e aprendizado
Durante a nossa vida, encontramos muitos amores. Alguns passam rapidamente, outros demoram um pouco mais até que encontramos aquele que achamos que será para todo o sempre. Quando isso acontece, nos entregamos totalmente e vivemos momentos feliz. De repente, esse amor nos trai, nos abandona ou nos troca por outra pessoa, na maioria das vezes por um amigo(a). Quando isso acontece, nosso mundo cai e nos sentimos os piores seres da Terra. Ficamos magoados, ofendidos e querendo nos vingar, nos trancamos e não confiamos em mais ninguém. Aí fazemos coisas que antes eram impenssáveis de serem feitas. Depois, vamos ver que não adianta, o tempo com aquela pessoa terminhou. Quando isso acontece, o melhor a fazer é abrirmos o nosso guarda roupas, olhar para ele e procurar aquelas roupas que não usamos há muito tempo. Com carinho, vamos tirando uma a uma e nos lembrando de quando a compramos e os momentos em que a usamos. Depois, vamos dobrar e colocar em um saco e doar para alguem que fará melhor proveito. Agora, com todas elas tiradas do guarda roupas, vamos voltar o nosso olhar para ele novamente e vamos ver que sobrou pouca coisa, que ele está quase vazio, pronto para receber as roupas novas que vamos comprar. Assim que pudermos vamos as compras? Renovar o nosso guarda roupa e a nossa vida? Nunca não esquecendo de que a nossa vida está nas mãos de Deus e tudo o que nos acontece sempre tem um motivo.
"Todos nós, ao nascermos, trazemos conosco uma missão para cumprir e um caminho para seguir. Usando do nosso livre arbítrio fazemos escolhas. Algumas vezes, essas escolhas nos afastam, por um tempo, dos nossos objetivos, mas a vida faz com que retornamos a eles. Assim sendo vamos continuar caminhando acertando ou errando, pois sempre é tempo de recomeçar"
O ideal seria que todos pudéssemos viver em perfeita harmonia, estarmos sempre com bons pensamentos para nós e para com todos que conhecemos, estarmos em “ estado de graça”. Mas, isso nem sempre é possível. De vez em quando alguma coisa acontece ou alguém faz alguma coisa que “nos tira do sério”. Aí ficamos nervosos, irritados, o coração bate forte e se não tivermos como reagir, “ engolimos o sapo” e nosso estômago é quem sofre. Não só o estomago, mas o figado e outros orgãos. Então, o que fazer? Aquilo que é quase impossível. Eu disse quase. Tentar respirar fundo, colocar agua na boca, como nos ensinou André Luiz ou, se houver chance, nos defender. Mas o que deve e pode ser feito é pedir para que nossos amigos espirituais se aproximem e nos envolvam com sua luz, nos protegendo da névoa negra que tenta nos envolver. Nunca estamos sós, sempre temos ao nosso lado, amigos dedicados, pois Deus é um Pai amoroso que cuida muito bem de seus filhos e que espera de todos nós não só a felicidade, mas que tenhamos paciência com os outros e principalmente, para nós mesmos.
Vamos agradecer por este lindo dia! Olhar para o céu sabendo que se a luz do sol ilumina o nosso dia, muito mais pode fazer, por cada um de nós a Luz Divina. Poderá surgir algumas nuvens escuras que nos deixa tristes, magoados, mas elas somem rapidamente, pois a Luz Divina, através de nossos amigos espirituais, nos envolve e nos protegem.
Não podemos nos deixar abater pela tristeza. Todos os momentos ruins passam. O tempo faz com que a tristeza se torne lembranças que muitas vezes deixam de ser dolorosas. O tempo faz com que as coisas voltem ao seu lugar e alivia a nossa dor. Antes do que se pensa, vamos ter as respostas que precisamos. Mais importante do que tudo, está a nossa fé na sabedoria do nosso Criador. Para podermos seguir em fente, precisamos colocar a nossa vida em Suas mãos.
Desde que nascemos somos preparados para o futuro, para a vida. Aprendemos a andar, a falar, vamos para a escola e nos preparamos para aquilo que vier, mas ninguem nos prepara para a morte, a unica certeza da vida e, quando ela chega sofremos, nos desesperamos, alguns entram em depressão e muitas vezes culpamos Deus por nos tirar alguem a quem amamos. Se todos aprendessemos, que a morte não é o fim, mas apenas o fim de uma etapa que todos nós precisamos passar para continuarmos o caminho da evolução, muita dor e desespero seriam evitados. Assim, quando alguem partisse, diríamos ao invéz de adeus, apenas um até logo. Claro que a saudade vai existir, mas nunca pode ser acompanhada de tristeza e de sofrimento. A morte, apenas, faz parte da vida...
Sempre que vejo e convivo com as crianças de hoje, costumo brincar que, se elas não destruírem o mundo, vão salvar, porque são ativas e muito inteligentes. Em todos os tempos, os pais sempre acharam os seus filhos os mais bonitos, inteligentes e especiais. Em todos os tempos nasceram crianças que vieram predestinadas a fazer grandes coisas na arte, na ciência e na intelectualidade para que a humanidade pudesse evoluir em todas as áreas. Para isso, esses espíritos foram bem preparadas antes de renascer. Bonitas ou não, espertas ou não, inteligentes ou não são apenas crianças e devem ser tratadas como tal. A criança precisa brincar e aprender de acordo com sua idade. Deve sempre ser estimulada a aprender, mas sempre de acordo com sua idade. Não adianta querer que uma criança Aprenda a ler com 2 anos ou que leia livros de escritores importantes antes de ter idade para isso. Criança, na minha opinião, precisa brincar, brincar e brincar, pois quando crescer e os problemas surgirem sempre vai se lembrar da infância boa que teve. Precisa, através de ensinamentos e exemplos dos pais aprender a conviver em sociedade sempre sabendo que não é melhor nem pior do que as outras crianças e mais tarde, de outros adultos. Se elas tiverem que se destacar por este ou aquele motivo, na hora certa vai acontecer. Não é saudável, tanto para elas como para os pais criar expectativas que nem sempre se realizam o que trás infelicidade para ambos, os pais por não terem o filho que sonharam e a criança por não ser aquele adulto que os pais idealizaram. É preciso ter prudência, paciência e confiar na bondade de Deus nosso criador e sabedor de todas as coisas. Luz para todos nós.
Voltando ao pai nosso: “ Perdoai as nossas ofensas assim como como temos perdoado àqueles nos têm ofendido. Palavras tão fáceis de escrever e dizer, mas tão difícil de cumprir. Como é difícil perdoarmos uma dívida, uma ofensa, uma traição ou uma injustiça. Como é difícil perdoarmos aqueles que usam do poder para nos atingir e humilhar. O poder ao lado do julgamento e do preconceito são os maiores entraves e que atrasam a nossa caminhada. Por mais espiritualizadas que queremos e achamos ser, em algum momento, esse sentimento toma conta de nós. O orgulho ao lado do preconceito nos leva ao poder que todos temos sobre alguém. O poder do dinheiro, do chefe que humilha seu subordinado, do subordinado quem ofende sua mulher (marido) e seus filhos. Das donas de casa sobre suas empregadas, das empregadas sobre alguém em pior situação, do atendente publico na hora de nossa maior necessidade. Naquele que quer impor sua religião ou partido politico. Naquele que por se julgar o mais católico, evangélico ou espirita não acata opiniões diferentes. Naqueles que tiram uma mensagem de um site por julgar que a hierarquia foi quebrada ou denunciam como assedio uma mensagem que só ajuda a quem as lê. Nessas horas, precisamos nos conectar com o plano espiritual e pedirmos que ele nos ajude a perdoar e a tirar de nossos corações toda dor que estamos sentindo. Se fizermos isso, bastará apenas alguns minutos para que possamos ficar bem, entender e perdoar, pois sabemos que ninguém é perfeito nem nós e que estamos caminhando com nossos acertos e nossos erros, sempre aprendendo, mas sabendo t5ambé, que, um dia, chegaremos na casa do Pai como vencedores de mais uma jornada aqui na Terra. Muita luz de paz e compreensão para todos nós.
Quando alguma coisa não dá certo na nossa vida, costumamos culpar isso ou aquilo. Essa ou aquela pessoa, mas, se pararmos para pensar e relembrarmos como tudo começou, vamos ver que foram as nossas escolhas que nos levaram a não ter um final feliz. Quando fazemos a escolha certa, tudo sempre dá certo. Porem, se essa escolha não foi a certa, não precisamos nos desesperar, pois outras e outras oportunidades surgirão e contribuirão a surgir até conseguirmos encontrar o caminho da nossa missão. Muita luz para todos nós.
Ser espirita, para mim, é respeitar a todos e tratar com respeito aceitando-os como são, respeitando suas crenças. Todas as religiões são importantes para aqueles que as praticam e todas, todas mesmo foram criadas pelos homens. Tenho convicção de que quando eu voltar para a casa do Pai, ninguém vai me perguntar a que religião eu pertenci, mas sim, o que fiz com a vida e as oportunidades que me foram dadas para o meu aperfeiçoamento. Rótulos, os nomes das religiões são apenas rotulos e muitas vezes preconceituosos. Vamos nos amar como irmãos, não apenas falando ou escrevendo aqui no face, mas dentro do nosso intimo. ninguém é melhor por ser espirita nem pior por ser espiritualista. Em todas as, profissões, religiões e lugares existem pessoas boas e más. Vamos tentar fazer sempre o melhor que pudermos. Isso, aprendi com André Luiz.
Deus criou o mundo e a tudo o que exite nele. Ceiou a todos nós e, por isso, está em todos os lugares, dentro de cada um de nós e dentro de todos aqueles que caminham ao nosso lado, bons ou maus. Tudo o que temos provem das mãos Dele. Hoje é o dia de agradecermos por tudo o que temos nosso trabalho, nossos amigos, parentes e conhecidos. E, principalmente a nossa vida, que nos foi dada para crescermos espiritualmente. Os problemas que encontramos pelo caminho fazem parte do grande aprendizado que todos precisamos passar. Vamos levantar as mãos para o céu e pedir que a paz, o amor consigam trazer luz ao nosso espirito e agradecer, também as coisa boas que conseguimos e fizemos aos amigos e aos inimigos, pois estão sempre ao nosso lado nos empurrando para frente e vice versa. Hoje, todos nós vamos ter um bom dia!
Deus não nos criou para vivermos tristes e acabrunhados. Ao contrário, Ele nos quer felizes, rindo e dançando. Jesus nos mostrou isso, quando fez o seu primeiro milagre em uma festa.
Deus não nos criou para nos mandar problemas sem solução. Ao contrário, os problemas são mandados porque precisamos passar por eles, vencer e rir depois. Deus não nos mandou amigos, para serem explorados. Ao contrário o amigos são para caminharem ao nosso lado, um ajudando o outro. Deus não nos mandou inimigos, para que nos fizessem sofrer. Ao contrário, ele os mandou para que pudessem mostrar os nossos defeitos e nos ajudar a corrigir. Deus não nos criou para ficarmos na janela ou na praça vendo o tempo e a banda passar. Ao contrário, ele nos criou para que possamos lutar por aquilo que acreditamos. Deus não nos criou para invejarmos a vida, a casa ou as roupas dos outros. Ao contrário, ele nos criou para corrermos atrás dos nossos sonhos e objetivos, para, assim, conseguirmos a vida, a casa e as roupas que desejamos. Deus não nos afasta de alguém por pura maldade. Ao contrário, ele nos afasta de quem só possa nos fazer mal. Afinal, como todos os pais da Terra, Deus nos criou para sermos felizes.
Sempre que olharmos para uma criança precisamos agradecer a Deus, que jamais abandona seus filhos. A criança é a promessa para o dia de amanhã, através dela, a Terra está sempre se renovando, pois recebe a cada dia, novos habitantes, novas energias que traz a contribuição para o progresso do mundo. Vamos dar boas vindas a todas as crianças que nasceram ou vão nascer na nossa família e para todas, mesmo as que não conhecemos e protege-las com nosso amor e carinho. É um espirito que está renascendo para receber todo o nosso carinho e a intenção de ajuda-las na nossa sua caminhada. Sejam bem vindas, vocês são a esperança do amanhã.
Tanto os escoteiros, como a policia militar me ensinaram que, quando estamos perdidos, o melhor a fazer é parar e olhar em volta. No espiritismo aprendi que, quando pensamos que tudo terminou, na realidade, para Deus, está apenas começando. Pegando um pouquinho de cada um, acho que vc está na hora de dar uma parada e refletir em tudo o que está acontecendo, separar as coisas boas das ruins, procurar encontrar uma solução e, se não encontrar agora, com certeza logo mais vai encontrar. Todos nós temos momentos ruins e momentos bons, mas sempre são apenas momentos e tanto um como o outro passa. Vc, como todos nós, é filha de um Pai maravilhoso que te ama muito e que está preparando muita felicidade na sua vida. Tenha calma, não se afaste dos seus amigos, eles estão ao seu lado, mesmo que não os conheça pessoalmente. Fique em paz e confie na bondade de Deus e na dos seus e dos nossos amigos espirituais que vão te ajudar a passar por este momento. Muita luz e bjs.
Bom dia a todos e que as bênçãos de Deus caia sobre todos nós.
A morte não existe é somente um breve adeus. Quando chegar a hora de que alguém a quem amamos precisar fazer essa viagem, não podemos nos desesperar, precisamos ter a certeza de que ele não morreu, apenas foi para uma outra dimensão e que, mais cedo ou mais tarde retornaremos a nos reencontrar. Não podemos dar a ele a decepção de nos ver sofrer e chorar, nem que estamos revoltados por esse mau momento que passamos. Não podemos nos considerar superiores a Deus, pois somente Ele sabe o motivo de tudo o que nos acontece. Apesar dos momentos difíceis que passamos, precisamos sempre confiar na Sua bondade e seguir em frente, pois momentos maravilhosos estão a nossa espera.
Quando minhas filhas eram pequenas, entraram para um grupo de escoteiros. Teve um acampamento com a COE, um grupo especial de resgates da policia do estado de São Paulo. Eles iam ensinar sobrevivência na mata para as crianças e seus pais. Durante o dia, fizemos caminhadas, aprendemos quais as frutas silvestres que se pode comer. Aprendemos que se, ficarmos perdidos, precisamos parar e ficar esperando até que a ajuda chegue .À noite fomos levados para o meio da mata. Estava muito escuro, tento que precisamos caminhar dando as mãos, pois não se enxergava nada. Chegamos a uma clareira e o tendente falou para que não ficássemos assustados, pois aos poucos, nossos olhos iam se acostumar com a escuridão e logo conseguiríamos ver os galhos das árvores, até que pudéssemos ver a árvore inteira. Para nossa surpresa isso realmente aconteceu e logo pudemos ver todas as árvores. Ficamos encantados. Faz muito tempo que isso aconteceu, e a vida fez com que eu me esquecesse desse fato. Hoje ao me lembrar, pensei: Se nos sentirmos perturbados por alguma coisa, se acharmos que estamos perdidos no meio da escuridão e não enxergarmos o fim do túnel. se pensarmos em Deus e em nossos amigos espirituais, aos poucos vamos ver a luz chegando até nós.
Sempre que formos julgar, criticar, fofocar ou inventar uma mentira a respeito de alguém, precisamos nos lembrar das palavras de Jesus. “ Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra” Jesus nos disse isso para que sempre nos lembrássemos que todos somos irmãos e que estamos caminhando com nossos acertos e nossos erros e que tanto um como o outro nos ajudam na caminhar. Disse que, perante o Pai, não existem filhos preferidos, mas filhos amados. Portanto, vamos segurar essa pedra em nossas mãos, para que, quando formos fazer todas essas coisas, ela queime em nossas mãos e nos lembre das palavras de Jesus.
Acho que talvez tenha acontecido só comigo, pois quando comecei na frequentar uma casa espirita e naquele tempo era diferente de hoje, todas as pessoas se sentavam em volta de uma mesa e começavam a receber espíritos. Eu também, sentia uma força diferente e começava a falar. Quando terminava, ninguém se lembrava do que havia falado, somente eu. Com o tempo, fui me sentindo muito mal, pois achava que estava fazendo teatro e, por várias vezes me afastei. Mais tarde, fui para a Umbanda e o mesmo aconteceu. Ninguém se lembrava. apenas eu. Lá comecei a receber um caboclo. Eu ficava nada roda cantando e, quando a mãe de santo chamava por ele eu começava a dançar sem parar. Só que, naquele tempo, eu tinha um problema sério de torcicolo, q1ualquer movimento mais brusco com a cabeça fazia com que meu pescoço começasse a doer e não havia, remédio, massagem ou pomada que curasse. Isso durava por dias e até semanas. Por isso, tomava todo cuidado com o meu pescoço, balançava todo o corpo, mas sempre tomava cuidado com a minha cabeça. Depois de algum tempo, resolvi que não ia mais fazer aquilo, que eu estava fazendo teatro e que não era certo. Eu gostava das roupas, das musicas, mas não precisava mentir. Em um dia, resolvi que por mais que a mãe de santo chamasse, eu não ia dançar nem balançar o corpo. Ela se aproximou, chamou, chamou e eu firme. De repente, sem que eu conseguisse controlar, comecei a dançar e a minha cabeça a se mexer, violentamente, da frente para trás, de um lado para outro por mais que eu quisesse, não conseguia parar. Enquanto isso acontecia, a minha maior preocupação era com o meu pescoço. Eu só pensava: preciso parar se não o meu pescoço vai sair do lugar dos dois lados, mas não parrou. Quando eu já estava muito cansada, parou e eu estava com os dois lados do pescoço em frangalhos. Sai de lá andando dura sem conseguir mover a cabeça para lado nenhum. Na época eu tinha duas crianças pequenas e a minha preocupação só era de como eu poderia cuidar delas. No dia seguinte, om muito custo, consegui fazer o almoço e cuidar mais ou menos das crianças. Depois do almoço, coloquei as crianças para dormir e dormi também. Sonhei que era para eu pegar novalgina, que eu tinha em casa, e passar pelo pescoço. Acordei, fiz isso e nunca mais tive problema algum com torcicolo. Naquele dia, aprendi que, embora eu estivesse consciente, eu tinha sim, um guia e nuca mais duvidei. Fiquei na umbanda até que percebi que a mãe de santo explorava as pessoas. Sai. mas aprendi muito com os guias da Umbanda. Depois disso, voltei para o espiritismo e estou até hoje. Mesmo depois disso, nunca entendi muito bem o que acontecia com as pessoas que diziam ser inconscientes até que meu mentor escreveu a respeito do livre arbítrio. Escrevi tudo isso, para vc ver que eu não tenho só teoria, mas acho que vc não precisa se preocupar, pois, inconsciente ou consciente o importante é estarmos fazendo o bem para as pessoas que nos procuram. Desculpe se, de alguma forma eu o machuquei, essa não era a minha intenção.
Todo médium tem total controle, porque não existe inconsciência, pois, se existisse, iria de encontro ao nosso livre-arbítrio, pois assim como existem bons espíritos, existem também os maus que poderiam causar vários problemas aos médiuns. Quando o médium for passar uma mensagem, tem que ter o bom censo de filtrar o que vai falar.
uitas vezes, a vida do dia a dia, faz com que, por causa da ansiedade, da tristeza e por problemas mal resolvidos, pode trazer a insônia. Se vc já foi ao médico e ele diz que não tem nada físico, poder ser psicológico ou espiritual. Acho que vc deveria procurar uma casa espirita, contar o que está acontecendo, tomar passes e procurar conhecer a doutrina. Enquanto faz isso, sugiro que, antes de dormir, faça um chá com alfazema, deite-se e tome três goles, se quiser tomar mais pode, mas não precisa. Imagine uma imensa bola de luz em volta da sua cama, entre dentro dela, faça uma oração e feche os olhos. Faça e depois me conte. Paz, fé e muita luz.
Agradeça a deus por estar completando mais um ano de aprendizado. De tudo o que vc disse, uma chamou mais a minha atenção. “ Muitas pessoas já me fizeram mal e eu, certamente devo ter feito mal a alguém.” Esse é o ponto. Todos nós estamos sujeitos a fazer e a receber o mal. Não existe ninguém que já não tenha passado por isso. Podemos esquecer? Claro que é muito difícil, mas o tempo faz com que essas mágoas vão sendo trocadas por outras coisas e, aos poucos, ficam perdidas na nossa memoria. Se vc, aparentemente, disse que perdoou seu marido foi porque acreditou que o ama e que podem ter um futuro feliz, juntos e que ele deve ter algumas qualidades que superam o que ele fez. Acho que está na hora de vc refletir se realmente o ama e banir para sempre esses pensamentos de mágoa, evitando assim, que nuvens negras te envolvam e façam muito mal a vcs dois. Os nossos amigos espirituais estão sempre aio nosso lado tentando nos ajudar, mas, como precisam respeitar o nosso livre arbítrio, muitas vezes não conseguem interferir nem mesmo afastar as nuvens negras que atraímos para nós, através dos nossos pensamentos. Para ficarmos protegidos, precisamos “deletar” tudo de ruim que nos aconteceu e lembrarmos apenas nas coisas boas. Tenha fé, atraia para vc só pensamentos bons de perdão e sem mágoa, assim seus amigos espirituais poderá te ajudar a continuar a sua caminhada. Paz para vc e para o seu marido. Sejam felizes.
Quando existe uma separação no nosso caminho, essa separação se deu por nossa escolha ou não, mas, já que ela foi finalizada, precisamos continuar sem mais nos lembrar do que passou, muirto menos falando, sem parar, sobre esse assunto, principalmente para os filhos. Todos temos momentos difíceis em que precisamos fazer uma esolha. Essas escolhas são os testes pelos quais precisamos passar para que possamos aprender sempre mais. Tanto vc como seu ex têm suas próprias estradas para percorrer. Tente percorrer a sua estrada em paz, sem mágoa e sem rancor. com o tempo, vai descobrir que foi a melhor coisa que vc fez. Muita luz e fique em paz para poder caminhar.