Edmund Burke

51 - 65 do total de 65 pensamentos de Edmund Burke

Nenhum homem vê a si mesmo como passível de punição.

Tudo que o mal precisa para triunfar... é que os homens bons... não façam nada!

Inserida por usuario445442

É o medo... o mais ignorante... o mais injusto... e o mais cruel dos Conselheiros!

Lenta... é a marcha... do espírito humano!

"Ser educado num lugar de estima; não ver nada baixo ou sórdido desde a infância; ser ensinado a respeitar-se a si próprio; ser habituado à inspeção crítica do olhar público; (…) ter tempo para ler, refletir, conversar; (…) ser ensinado a desprezar o perigo no cumprimento da honra e do dever; (…) possuir as virtudes da diligência, ordem, constância e regularidade, e ter cultivado uma atenção habitual à justiça comutativa."

Dedicam-se a seu país na medida em que isto for compatível com os seus projetos efêmeros; o amor à sua pátria começa e termina com aquele sistema político que se adapta à sua opinião momentânea.

"Mas o que é a liberdade sem a sabedoria e a virtude? É o maior de todos os males possíveis, pois é apenas estupidez, vício e loucura sem proteção ou freio. Os que sabem o que é a liberdade virtuosa não podem suportar vê-la desonrada por mentes incapazes em virtude das palavras altissonantes que lhe saem da boca."

Se homens maus se juntam, os bons precisam se associar. Do contrário cairão um a um, sacrificados impiedosamente em uma luta desprezível.

⁠Mude as ideias e você poderá mudar o curso da história."

⁠A autossuficiência e a arrogância pessoal são as acompanhantes garantidas daqueles que nunca experimentaram uma inteligência maior que a sua.

Edmund Burke
Reflections on The Revolution in France, 1790.

Um Estado onde nada se pode mudar, não tem meios de se conservar.

Edmund Burke
Reflections on the Revolution in France (1790).

Um espírito de inovação é geralmente o resultado de um temperamento egoísta e uma visão limitada. Um povo não vai cuidar de sua posteridade se não respeita seus antepassados.

Edmund Burke
Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Vide Editorial, 2017.

⁠⁠Sabemos, e o que é mais importante, sentimos intimamente que a religião é a base da sociedade e a fonte de todo bem e de todo consolo.

Edmund Burke
Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Edipro, 2019.
Inserida por Dmartins08041999

⁠Sabemos, para nosso orgulho, que o homem, por constituição, é um animal religioso; que o ateísmo é contrário não apenas à nossa razão, mas também aos nossos instintos, não podendo prevalecer por muito tempo.

Edmund Burke
Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Edipro, 2019.

Todavia, se em um momento de tumulto e no delírio ébrio produzido pelo espírito ardente destilado no alambique infernal que ferve hoje furiosamente na França, devêssemos descobrir nossa nudez, rejeitando aquela religião cristã que, até agora, tem sido nosso motivo de orgulho e nosso consolo, assim como uma grande fonte de civilização entre nós e muitas outras nações, ficaríamos apreensivos (sabedores de que a mente não suportará o vazio) de que alguma superstição grosseira, perniciosa e degradante devesse tomar seu lugar.

Edmund Burke
Reflexões sobre a revolução na França. São Paulo: Edipro, 2019.