Edilson Gomes de Lima
O melhor conceito para terra arrasada é o país que despreza a ciência e a pureza acadêmica como mero souvenir de quinta categoria.
A ciência para o jovem é complicada por causa de alguns que vivem a complicá-la, até que coloque o jovem em contato com a ciência prática, e assim este não só compreende como a transforma em algo inovador.
A ciência quântica já é parte do passado, a questão agora é transformar essa ciência em tecnologia, uma função da engenharia mecânica.
A engenharia mecânica ainda está discutindo os assuntos das catracas, enquanto as ciências quânticas possuem tanta ciência pronta para virar tecnologia.
As ciências quânticas se consolidaram, agora é a vez das disciplinas técnicas transformar toda aquela ciência sólida abstrata em tecnologia.
A engenharia é como montar quebra-cabeças no qual as peças precisam ser encontradas ou criadas e cada peça é uma questão complexa a ser respondida antes de a encaixar em seu lugar final.
Indústrias sofisticadas e bons empregos se iniciam em tecnologias de ponta quesurgem a partir das novas ciências como a nanotecnologia e ciências quânticas.
Os processos e métodos produtivos estão evoluindo. Notamos isso após as construções em milímetros, a microtecnologia, a engenharia fina, agora a nanotecnologia e já a caminho da e-manufatura ou manufatura eletrônica.
Construa aquilo que ainda não existe e surpreenda o mundo. Esse é o espirito da ciência e da engenharia.
A nanotecnologia de primeira geração é fruto da informação em nanociência acumuladas no período entre 1959-2025. Na segunda geração teremos aumento do PIB devido a muitas novas empresas como a cenas de filmes de ficção avançada se tornando comuns.
Uma tecnologia médica sofisticada será composta por equipamentos e ferramentas baseadas em nanotecnologia estrutural e superficial.
A nanotecnologia traz para a engenharia meios de trabalhar muito abaixo dos micrometros da engenharia fina, e isso irá transformar a nossa engenharia mecânica.
Em breve teremos siderúrgicas especializadas na produção de ligas, perfis, chapas e compósitos científicos nanotecnologicos para aplicações nos projetos da nova engenharia.
Agregar aos poucos a nanociência nos projetos de engenharia começa por aplicações estruturais e em superfície de materiais.
O controle do espectro de luz natural por nanoestruturas é uma tecnologia de geração de produtos e inovação.
Gradualmente adicionar nanociência a projetos de engenharia começa com aplicações estruturais e superficiais nos materiais.
A popularização das tecnologias de revestimento como equipamento de pulverização catódica em pequena escala para nanotecnologia são pequenos passos para micro indústrias se tornarem grandes manufaturas.
Em nanotecnologia, a síntese faz fronteira com a química e entra em tecnologias de mecânica fina para manter as moléculas complexas de pé.
A nanotecnologia pode absorver várias disciplinas e colocar em prática seus princípios mais fundamentais e abstratos.
Material absorvente baseado em nanotecnologia com alta taxa de absorção e adsorção será um ótimo equipamento para aplicações inovadoras de engenharia.
A popularização da tecnologia de revestimento por deposição catódica é um grande passo para a inovação de muitos produtos.