Edgard Abbehusen
Que você saiba enxergar
o lado bom das coisas ruins
o lado bom das pessoas complicadas
o lado bom dos dias difíceis
e o mais importante
que você alimente todos os dias
O lado bom que existe dentro de você
Fuja dos padrões. Da imposição. Daquilo que diz que tem que ser bonito por achismo. Esteja bem com você, de bem com a vida. Aceita o que você é. As suas curvas, as suas cicatrizes e os seus limites. Deixa o cabelo ser moldado pela suas vontades, não pela opinião dos outros. ‘Faz o que quiseres, pois é tudo da lei’ do seu bem querer. A sua beleza é única e merece todo o respeito. Não se cobre tanto. Encara o espelho, a dança e a praia. Use o que quiser usar. E antes que eu me esqueça: Esteja sempre a fim de sair com a sua própria companhia. Ame-se. Pois ninguém fará isso de uma forma tão bonita e peculiar do que você. Transborde-se de si para não ter que caber na vontade de ninguém.
Aprendi muito com quem amei. Valorizei ainda mais a razão após dedicar toda a minha intensidade onde não deveria. O meu silêncio virou uma oração constante quando compreendi o preço das palavras. Amadurecer não é um processo fácil, mas a gente vai navegando.
O tempo mudou e me deixou mais firme. Mais atento as minhas vontades. Mais fiel ao que acredito. O tempo mudou e me mostrou que um ‘adeus’ cheio de orgulho pode, no fundo, esconder um ‘até breve’ apaixonado. O tempo mudou e eu mudei junto com o tempo. E não existe tempo suficiente para ficar chorando pelo leite derramado. O leite que só derrama quando a gente sai de perto. O tempo das coisas que só acontecem no tempo certo. Dos amores que só permanecem quando sentem o cuidado. Da vida que floresce quando o tempo cede o espaço. Um tempo que muda e que muda o meu mundo junto com ele. E não adianta tentar segurar o tempo com as mãos. O tempo é água de chuva forte escorrendo pelos dedos. Levando tudo pelo caminho. Um dia gritei pelo tempo quando ele passou, mas ele nunca olhou para trás. É que o tempo não sabe brincar.
Sempre escutei as pessoas se queixando do amor. Dizendo que o amor magoou, que o amor machucou. Que não ganharam nada amando e se dedicando demais. Eu também já pensei assim, mas amadurecer me fez enxergar o outro lado. Não o meu lado ou da pessoa que não ficou. Mas o lado do amar.
Ninguém perde por amar. O que machuca é a nossa expectativa, o nosso egoísmo em querer que alguém que não se sente feliz fique ao nosso lado. O que machuca é a nossa vontade de fechar a gaiola. O que magoa, no fundo, é a nossa vontade desesperada de ter a posse da vida de uma pessoa. E, muitas vezes, o que machuca é a nossa baixa autoestima em acreditar que merecemos o pouco que aquela pessoa tem a nos oferecer.
Mas o amor ensina. Conduz, nos torna melhores dentro das nossas possibilidades. Por amor queremos tanto que, muito vezes, nos perdemos. E perdemos quem tanto a gente amou um dia. Mas no final, a gente sempre aprende. E vamos nos ajustando por entre as histórias que começam e terminam deixando sementes dentro do nosso coração.
Hoje eu amo, mas o amor do outro não me pertence. Tem uma cena no filme ‘Closer, perto demais’ em que a personagem da Natalie Portman indaga ao seu ex parceiro após ele dizer que a ama: “Onde? Cadê esse amor? Eu não o vejo. Não posso tocar nele. Eu não sinto. Eu te ouço, escuto umas palavras... mas não posso fazer nada com suas palavras vazias“. E na verdade é tudo isso. Não temos o controle de nada, só do que sentimos. Só nos resta amar, nos entregar e viver sem tentar sabotar esse sentimento lindo dentro da gente. É amando que vamos aprendendo, nos aperfeiçoando, tentando não errar tanto quanto erramos um dia com uma outra pessoa.
Muitas vezes vamos perder. Vai doer, vai machucar. Vai desidratar de tanto chorar. Vamos amar alguém que não era pra ser nosso. E diante de tudo o que já vi, ouvi e vivi eu posso te dizer: Amar e perder é melhor do que não ter amado.
Um dia, eu precisei abraçar a Ponta do Humaitá e ela me abraçou de volta. Eu chorei por lá com o coração partido. Aprecei o sol chegando e falando sobre despedidas. Ao mesmo tempo, lia nomes de casais nas paredes do muro que separa a terra firme do mar. Vi nomes de casais riscados e fiquei firme ao perceber que quase todas as histórias de amor não duram para sempre. Enquanto o sol dizia ir embora, namorados passavam por mim deixando o rastro do perfume das paixões mais bonitas. Algumas vezes voltei a Ponta do Humaitá e enxerguei Salvador de longe, apesar dos pés estarem fincados em Salvador. Vi o mar intacto e ingênuo. Vi casais riscando as paredes. Ingênuos, coitados. Mas cheios de esperança. Já perdi amores por lá. Já recuperei tudo o que tinha perdido só para que, em seguida, pudesse perdesse de novo. Já perdi o pôr do sol, apesar de nunca acreditar que ele fosse capaz de ir embora de repente depois de me encantar com toda a sua beleza. Talvez algumas lágrimas que derramei ainda estejam por lá. Talvez o retrato dos amores que tive, das escolhas que fiz. Talvez o último beijo que dei. Existe algo por lá que nem eu sei. Só sei que é bonito. E não adianta dizer, escrever ou cantar o que sinto. Qualquer coisa, além disso, é especulação sentimental. É o lugar mais bonito do mundo, pois ali eu tenho o mundo nas mãos. É o meu coração refletido no mar. É o menino saltando no mar. É o casal cheio de esperança dizendo ‘até logo’ ao pôr do sol. É a vista da cidade. É a cidade que quase ninguém vê. É o sentar e respirar fundo para contemplar. E entre amores e fracassos, nunca me esqueço: A Ponta do Humaitá sempre me deixa mais ingênuo do que sou. Mais intenso do que fui. E quando o sol finalmente decide deixar o dia para as estrelas, acreditem: Salvador se torna por completo o lugar mais lindo do mundo.
Aproveitar é a palavra de ordem. Nós não temos nem o próximo segundo garantido. Por isso ama agora, abraça hoje, beija quando tiver vontade de beijar. O amanhã a gente nunca sabe...
avanço sem medo dos encantos. meus pés no chão. meus olhos desvendando e desvendados. aos corações de pedra, o meu sorriso britadeira. ao meu alcance, tudo o que acolho em esperança. abraço sem medo do espetáculo. meu nome é intensidade de sobrenome amor. e a tudo o que amo, espelho. mas não espero nada além daquilo que seja o reflexo da verdade.
Já pensou se não fosse a fé? Como a minha mãe se levantaria todos os dias para cuidar da minha irmã Aline que vive há 30 anos em cima de uma cama após um erro médico? Se não fosse a fé, como a minha vizinha teria fôlego para se recuperar diante da perda de um jovem filho em um fatídico acidente de moto? Só a fé abraça as mães que esperam o tempo passar em suas dores internas e invisíveis. Se não fosse a fé, como uma colega sobreviveria a um tratamento agressivo contra o câncer? E da fé tirava o riso e a certeza de que tudo ficaria bem um dia. Se não fosse a fé, como seria a vida da minha prima que, após anos de casada, precisou recomeçar a vida por dentro para sobreviver com o que restou na sua casa vazia. Se não fosse a fé, como a minha irmã Lucinha suportaria o luto pela perda do Geraldo após cinquenta anos de casada? Se não fosse a fé, como eu escreveria todos os dias? Como eu abraçaria os distantes corações doloridos de quem me alcança através das palavras? Como você chegaria até essa parte do texto, se não fosse a fé? Não digo a fé que lotam as igrejas, que lotam os bolsos dos que lucram com a fé alheia. Estou falando da fé destemida. A fé que enxergo ao olhar nos olhos da minha mãe. A fé que sinto na vida da minha irmã Aline sob a cama. Estou falando da fé. Simplesmente, fé.
.
O ano foi pesado, difícil, tenso. Mas também foi um ano de muitas realizações. Perdi pessoas que admirava. Ganhei algumas pessoas para incluir na minha lista de admiração. 2019 foi um ano onde renovei as minhas promessas. Onde revi as minhas lutas. Onde sobrevivi a cada dia e vivi cada dia como se fosse o último. Na lembrança, guardarei as suas lições. Na saudade, vai ficar aqueles que se eternizaram em um gesto, em um abraço ou em uma atitude de carinho. No coração, vai ficar gratidão. E o principal: 2019 me ensinou que a vida não é um sopro, mas o instante que antecede o sopro. Então, para o próximo ano, só quero aproveitar a vida do melhor jeito que eu puder.
Ele sempre sabe o que faz. Eu já tentei entender na hora, mas as respostas só chegam com o tempo. Quando a gente percebe que não perdeu, mas ganhou a oportunidade de encontrar algo melhor. Quando a gente percebe que quem saiu da nossa vida, não saiu por acaso. Quando a gente percebe que os problemas só surgiram para fortalecer a nossa caminhada. Deus, meus amigos, sempre sabe o que faz. Só nos resta aproveitar para aprender e manter viva a nossa fé. Eu acredito muito nisso, e você?
Não coloco o pé para fora da cama sem agradecer a oportunidade da vida. Sem reforçar o meu vínculo com o Criador. Sem contemplar o presente que é a natureza ao nosso redor. Não saio de casa sem a proteção de uma boa oração. Sem uma conversa fina, elegante e sincera com Deus. E independente do que aconteça, das vitórias ou derrotas, dos tropeços e dos sorrisos que encontro pelo caminho, eu agradeço. Antes de ser tudo e antes de tudo, a minha fé para começar e a gratidão por recomeçar sempre estarão presentes nos meus dias. Seja lá como for o dia.
Que seja essa a minha disposição natural para tudo nessa vida. Não quero perder mais nenhum segundo com medo de errar. Quero enfrentar o que vier. Quero agora. Vou lá fazer e acontecer. Vou ser a mudança que tanto espero. Vou ser a esperança que tanto admiro. Escrever a minha própria história. Com orgulho do tanto que eu andei até aqui. E com aquela certeza bonita no coração do quão longe eu posso chegar. Hoje eu serei iniciativa. @edgardabbehusen
Você deve olhar para ontem e perceber a beleza do agora. De tudo o que você venceu. De tudo o que aprendeu. De todos os amores que deixaram ou levaram algo de você. Nada foi em vão. Fé é tudo isso que dizem por aí. Tem toda essa força que você sente. Você só não sente medo de mais nada. Você sabe ser de si e ainda arruma tempo de ser pelos outros. De ser para quem precisar. De um abraço, um conselho. Um ouvido para escutar. Sinta sempre orgulho da sua história. Das suas cicatrizes. Da sua força. Tem alguém por aí se inspirando em você. @edgardabbehusen
Um dia eu precisei levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Isso não significa que você não pode chorar ou ficará triste em alguns momentos. Chorar é coisa de gente corajosa. Por vezes somos expostos ao sofrimento. Quando uma relação acaba, quando perdemos alguém, quando perdemos o caminho ou quando perdemos tudo o que a gente pensou que fosse sólido demais para acabar. Eu não sei ao certo quando isso passa, mas eu sei que o tempo vai passar e, junto a ele, vamos aprender a conviver com o que ficou. Vamos reaprender a amar e a continuar. Vamos reaprender a fazer novos caminhos, outras escolhas e a tornar outros momentos inesquecíveis. A gente precisa acreditar nisso para dar o próximo passo, sabe? Tudo o que eu sou, eu devo a essa capacidade que as dificuldades me ensinaram. E se eu pudesse te abraçar com uma frase, seria essa: acredite na sua capacidade de superar!
Ei, menina, deixe sua energia fluir, seu coração florir e seu amor florescer. Deixe que o tempo cure tudo, ajeite tudo e coloque todas as coisas em seu devido lugar. E o que tiver que ser, será, mas você jamais deixará de ter essa beleza no olhar, esse jeito bonito de encarar os desafios, despertar a beleza do mundo e atrair pessoas boas enquanto afasta aquelas que não contribuem para a sua caminhada. Continue seguindo firme, forte e bonita, com a elegância de gargalhar alto e no tom certo de quem sabe viver a vida. É isso que a transformará naquilo que quiser ser. Ainda bem!
Nada do que dizem sobre você é capaz de definir quem você é. Absolutamente nada. O que precisamos aprender é a olhar nossa bagagem com respeito, mesmo que ela esteja repleta de erros, equívocos ou escolhas questionáveis. É nossa responsabilidade dizer "não" a quem usa esses erros do passado para definir o que somos ou o que seremos. Aprender é um processo de construção que nunca termina. A vida sempre nos permite continuar seguindo, organizando o que precisa ser ajustado. Portanto, não se deixe abalar por quem não conhece sua história, suas dores, sua jornada, e não sabe o quanto você caminhou até aqui.
Em alguns momentos, a vida pode nos exigir mais delicadeza, mais respeito por nós mesmos e mais atenção aos nossos próprios sentimentos. Não adianta correr, não adianta adiar e não adianta gritar. Em certas ocasiões, a vida vai nos cobrar que abaixemos o tom e falemos baixo para podermos nos ouvir. Ela vai pedir que desaceleremos os passos. Vai exigir calma de nós. E não há saída. É preciso parar, respirar e descansar o coração. A vida vai dizer "cuide-se", "ouça-se", "mude de onde está". E quando isso acontece, só existe dois caminhos: obedecer ou desmoronar.
Confio muito em Deus e no que Ele tem reservado para mim. Sei que tudo o que estou vivendo é um processo, uma preparação, e que preciso aprender as lições que a vida me traz. Embora possa parecer que estou sozinho e que ninguém está ouvindo ou vendo minhas lágrimas, sei que Deus está sempre comigo, ao meu lado, sustentando meu corpo, alimentando meu espírito e iluminando meus passos. Embora muitas pessoas possam duvidar de mim e de minhas intenções, Deus conhece meu coração, me protege e me guarda de todo o mal. No final das contas, é isso que importa.
Acorda pra vida! Faça a sua parte, faça o que é importante para você. Esqueça o que os outros dizem, esqueça o que os outros fazem. Concentre-se em sua própria jornada, em seu propósito e em sua caminhada. Preocupe-se em acender sua luz para iluminar o caminho à frente. Apenas olhe para trás para lembrar de tudo o que te trouxe até aqui: suas bagagens, experiências, medos e coragem. Você é resultado de tudo o que passou e o seu futuro depende muito do que você faz agora. Então, não perca mais tempo e concentre-se no que só você pode melhorar - concentre-se em si mesmo.
Querida Fernanda,
Os dias parecem estranhos ultimamente. Talvez você esteja por aí buscando forças, buscando um milagre para chamar de seu. Procurando uma luz no final desse túnel gigante e aparentemente infinito. Mas eu queria te lembrar que Deus nunca soltou a sua mão. Ele está aí contigo, acalentando o seu coração. E por mais que, em alguns momentos, você sinta desespero, é a sua fé que te acalma. Mesmo que você acredite que ela esteja escapando do seu alcance, é a fé que tem te sustentado, que tem te feito continuar seguindo a sua jornada. Acredite, moça, você é o seu próprio milagre. Você é a luz capaz de iluminar os seus próprios passos. Não deixe de continuar seguindo em frente. Não desanime agora. Se por acaso estiver cansada, descanse. Respire. Beba água. Mas não desista de continuar em busca do que te move. A sua esperança, moça, é o seu guia.
Tudo o que não é reciproco cansa. Eu me cansei de doar mais do que algumas pessoas merecem
Cansei de ter que pedir, de só ligar, de só procurar e de doar amizade, carinho e consideração para quem não estava nem aí.
Eu sei que tem pessoas mais desligadas que outras e, em algumas vezes, isso nem é de propósito. Só que até isso a gente aprende a reconhecer.
Eu tenho alguns amigos que não falo todo dia, que não converso sempre, mas eu sei que posso contar.
Eu sei que em algumas relações eu posso lidar com pessoas que demonstram o amor do seu jeito, mas aprendemos a notar quando é de verdade.
Nos pequenos gestos e nos pequenos detalhes.
Com o tempo vamos amadurecendo e entendendo a diferença. E direcionamos amor, carinho e afeto na mesma dose que recebemos.
Hoje eu não alimento mais nada que não seja reciproco.
E já aviso logo: jamais espere de mim aquilo que você não me deu.
Não cuidar também é uma escolha. E para toda escolha, uma consequência.
Eu sei que ninguém é perfeito e cada pessoa tem seu jeito de cuidar, de amar e ser presença. Só que uma relação nunca é monossilábica.
Você não pilota aquela história sozinho ou sozinha. Tem que saber cuidar.
A admiração, o respeito, o carinho e atenção, ainda que presente nos pequenos gestos do dia a dia, precisa dar as caras.
NÃO EXISTE ROTINA QUE IMPEÇA ALGUÉM DE MANDAR UM ‘ESTÁ TUDO BEM POR AÍ?”, “BOA NOITE”, “SE CUIDA”, “TENHA UM ÓTIMO DIA”, “ESTOU COM SAUDADES”…
A rotina pode ser a grande vilã de muitos relacionamentos, mas em alguns casos, em raríssimos casos, é nela que a gente percebe a importância que temos na vida do outro.
Eu não sei você, mas eu, já cansei de oferecer mais do que algumas pessoas mereciam.
Por Resiliência Humana. TEXTO DE (Edgard Abbehusen)