Dulce Magalhães
"É preciso transpirar uma nova realidade para poder vivenciá-la. É por isso que colocar nossos corações e mentes para uma conspiração de consciências vai criar as alternativas para uma coexistência planetária pacífica."
"Enquanto não nos posicionarmos e não fizermos a escolha viveremos no mundo que não escolhemos, nem desejamos."
"Todo privilégio que nos é dado, também nos é retirado, a juventude, a força, a memória, a lucidez e até mesmo o saber. Talvez o propósito da vida seja apenas o de entender que existir a cada momento e ser capaz de se despedir em cada estação é a verdadeira jornada bem feita."
"Se o que você sabe não lhe permite fazer a mudança que você deseja é porque o que você sabe não é suficiente para os seus propósitos. Abra mão de seu “saber” e comece a se perguntar o que você ainda não sabe."
"É sempre tempo de desfazer-se daquilo que já não é mais para seguir na direção do inevitável novo."
"Não tenha certezas, abra mão de todas elas e assim, no espaço da dúvida, novas respostas poderão surgir."
Aprender é transformar comportamentos, incorporar novos conceitos, refletir e revisar hábitos, compreender e aceitar diferenças. O que não incorporamos como prática não serve para nada, pois não afeta nosso modo de estar no mundo e não amplia nossa condição de ser e viver.
Nós, os seres humanos, somos o infinitamente breve e o infinitamente pequeno. Mas, navegamos por uma realidade infinitamente vasta e infinitamente perene. Ou seja, nós estamos numa condição transitória e muito curta, num universo que é eterno.
Se há algo que está em nossas mãos para decidir, se há algo que nos cabe, esse algo é decidir o que fazer com o tempo que nos foi dado.
Se ficarmos na superficialidade da vida não descobriremos a raiz que possibilitará todas as nossas mudanças. É preciso se aprofundar na compreensão de si mesmo.
Lançar-se ao fluxo da vida e confiar que para o desafio de cada dia já somos capazes de encontrar respostas, este é o maior dos desafios.
Nenhuma de nossas necessidades será preenchida pelo externo. Essa é uma de nossas ilusões a respeito da realidade e que precisa ser superada. O que precisamos não é de apreciação, mas de auto-apreciação; não é reconhecimento, mas auto-valoração; não é oportunidade, mas auto-confiança.
A vida é um imenso espaço vazio para ser preenchido por experiências de qualquer natureza. Às vezes, por medo de viver más experiências, desperdiçamos esse espaço de vida que nos é legado e ele permanece um espaço vazio.