Dr. Jonas Savimbi
Quando eu digo que vocês precisam ser fortes e corajosos não é porque quero que a guerra continue, mas prevejo uma Angola difícil para as futuras gerações. Se a frente dos partidos políticos estiverem homens desprovidos de qualquer acomodação, homens que resistam as manobras e aliciamento do regime, então a felicidade dos povos oprimidos de Angola estará salvaguardado.
Dr. Jonas Savimbi. 21 De Janeiro de 1989
Enquanto as vossas acções forem revestidas de medo, o MPLA continuará a vos explorar. O grande obstáculo para que o regime não triunfe é a vossa coragem. A vossa coragem é o vosso passaporte para uma vida condigna e próspera.
Dr. Jonas Savimbi. 18 de maio de 1987
Que a coragem não vos falte no momento da dor.
Amem a paz e não a passividade.
Se forem pacíficos no momento da dor, o vosso sofrimento será eterno. Eu Savimbi estarei convosco hoje, amanhã e sempre.
Dr. Jonas Savimbi. 22 De Julho de 2001
"Eu teria tido imensas oportunidades de ficar fora. Não em 1976. Teria ficado fora em 1958. Mas não há lugar para mim no estrangeiro. Nunca houve! A minha aldeia, os rios da minha terra, as montanhas da minha terra, os meus familiares, os meus antigos colegas no Dondi, no Colégio dos Maristas, tudo isto constitui, para mim, o que há de melhor na minha vida o que não posso sacrificar. Não há montanhas mais belas do que as montanhas da minha terra. Não há! Não há rios tão caudalosos, que cantam tão bem a glória do nosso passado, como os rios da minha terra. Eu não entendo a linguagem dos rios da Suiça. Não me falam. Não me conhecem. Eu sou estranho e fico permanentemente estranho. Mas as montanhas da minha terra dialogam comigo.
Na jamba aprendemos a construir.
Na jamba aprendemos aproduzir para colher.
Na jamba aprendemos a resistir para libertar.
Na jamba aprendemos o que é a verdadeira arte da administração.
A revolução é um sentimento. E sentimento não se mata, não se prende.
Dr. Jonas Savimbi. 21 De Junho de 1988
Savimbi estará em vossos corações quando a fome entrar em vossa casa.
Enquanto vocês tiverem de barriga cheia, vocês hão de negar os meus ensinamento. 21 De Janeiro De 1987
Se hoje sou patriota, se hoje levo a minha cruz com satisfação e ligeireza, não pesa tanto mais do que os outros, é porque fui formado pelo meu pai no combate pela liberdade e pela dignidade.
O Amanhã só será vosso, só será do povo, só será dos trabalhadores, se primeiro derrubarem o Dos Santos. O regime não forma os jovens para servirem à pátria, mas para serem escravos do José Eduardo Dos Santos.
Dr. Jonas Savimbi. 21 De Junho de 1989
Quando a luta é partidária quem vence é o partido.
Quando a luta é patriótica quem vence é a pátria.
Em nome dos mais sagrados interesses do povo, em nome da pátria, dirijo-me a vós para dizer que tenhais fé. A história não se apaga com repressão nem com crimes. A história nunca desampara os homens fortes.
Quando a barriga está cheia não há necessidade de ir a mata caçar. So vai na mata caçar quem está com fome.
Quando os jovens entenderem quem é o inimigo, então a verdade chegou até vós. Saberão que o inimigo esteve sempre dentro das vossas casas.
Dr. Jonas Savimbi. 12 De Novembro De 2000
A política de Angola tem sido intensamente ensombrada pelo ódio, pela vingança, pelas perseguições. Os dirigentes políticos que somos, que pretendemos representar uma opinião, ninguém tenha a veleidade de dizer que representamos todas, representamos uma opinião, mas temos sempre medo. Aqui em Angola vivemos do ódio, da vingança e da perseguição. Nunca haverá equilíbrio se nós não aprendermos a viver juntos.
A vida avança, os anos passam. Se eu estou aqui, por vossa vontade, eu estou aqui porque quero ficar aqui para contribuir, também não faço da UNITA a minha loja. Foi um projecto de jovens avançados de 1966, e tem de continuar nas mãos dos mais jovens e dos mais dinâmicos. O meu tempo há-de passar e virá o vosso tempo. O mais importante é a coerência nos Princípios.
Todos os mais velhos que estão no poder no passado eram jovens. As mesmas razões que os levou a lutarem contra o colono será as mesmas que nos levará a lutar contra eles porque são os novos colonos pretos.
Nós não pedimos que eles façam milagres, mas que governem o país de maneiras que não possa haver uma classe dominante que oprima a classe trabalhadora.
Quando a juventude não tem emprego, não tem casa, não tem o privilégio de ter uma educação condigna, facilmente cairá na promiscuidade. Se hoje temos muitos jovens na delinquência, nas cadeias, é fruto da má governação do MPLA.
O governo diz que o país está a falta de quadros, mas é só olharmos; quantos jovens formados estão no desemprego por não terem tio ou tia "Ministro(a)".
O medo, um dia irá dar lugar a coragem.
E neste dia, o governo em conjunto com a sua família, pagarão por todo mal que cometeram a esta pátria.
Governar para o povo é ser menos teórico e mais prático. Porque o povo não vai comer teorias.
Dr. Jonas Savimbi. 21 De Maio de 1987
O ser humano fala muito e ouve pouco. E quem fala muito, pensa pouco e raciocina pouco, porque o tempo que você ocupa a sua mente para falar, não sobrara tempo para pensar.
A vida ensinou-me que a fé de uma mãe contagia os seus filhos, como também a coragem de um líder contagia o seu soldado.
Se atacarmos os civis vamos perder seu apoio. Como poderíamos estar em todo o país se não contássemos com o apoio do povo? As acusações do governo são falsas. E não é de hoje que o governo tenta colocar a sociedade civil contra nós.