Dom Sebastião Rolim,OSB
Trabalho é antes de tudo transformação. O ventilador transforma energia elétrica em energia mecânica. Assim o homem deve trabalhar, transformar a realidade e a sua autotransformação, sobretudo trabalhar a sua conversão espiritual.
Temos que aprender a transformar as dificuldades em recursos ao nosso favor. Pois não há um mau que se possa extrair algum bem.
Em um sério discernimento, devemos por vezes, aprender como bem sofrer. Aprender a sofrer e depois aprender com o sofrimento. Difícil viver com o melhor do sofrer. A realidade humana não pode negligenciar a dimensão do sofrimento.
Devemos ser o contra senso do problema dos outros, uma pedagógia cristão . Assim amável com os ríspido. Alegre com os tristes. Trabalhador com os preguiçosos. Esperança para com os murmuradores. Desculpar e esperar, rezar e cuidar dos irmãos. Ser presença de virtude no mundo, ser água em terra seca. Cultivar o bem nos outros.
Paciência, para a paz é necessário ter senso sobre ela. É uma forma exótica e estranha das modalidades do amor. A paciência só pode vim de Deus, e da dedicação aos outros. Contudo ela deve ter um propósito, um motivo inicial, um meio que são as modalidades e um fim a realização ou frustração do agente.