Demétrio Sena - Magé

126 - 150 do total de 312 pensamentos de Demétrio Sena - Magé

⁠PELO DIA SEGUINTE

Demétrio Sena - Magé

Respirar é sagrado pra minha verdade,
mas não só respirar como for permitido;
liberdade se grita no tom do silêncio
que não posso calar e viver numa caixa...
Quero sempre sentir como a vida se faz
no meu sonho de amor pelo dia seguinte,
só há paz onde o tempo não tem cadeado
pra conter as vontades que trago de tudo...
Abro meu horizonte sem linha no mar;
navegar à deriva do meu pensamento
é saber que não tenho que saber de nada...
Não importa o destino de minha ilusão,
a razão do sentido que pulsa no ser;
tenho todas as ruas da lua nos olhos...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠AMORES VENOSOS

Demétrio Sena - Magé

O amor sempre dói, porque nunca está certo
da resposta esperada por sua medida;
é um grito esticado no próprio deserto
entre muitas miragens e truques da vida...
Uma porta secreta comprime a saída,
cada vez mais distante se revela o perto,
quando a cura se torna uma nova ferida
ou a velha esperança ficou em aberto...
E aqueles amores que já vêm das veias
e nos castram do riso e penduram em teias
de surpresas amargas em golpes tão frios?
Tem amor que perdoa desprezo e facada;
doa tudo, se doa e nunca espera nada,
porque tem esse dom de sufocar seus brios.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠FANATISMO

Demétrio Sena - Magé

Os meus olhos internos não enxergam mitos
entre os donos de vagas nos halls do poder;
quero ser este pária no páreo da pátria
na qual tantos acampam à sombra de alguns...
Nunca hei de ser lêndea nos pelos das lendas
que se formam às custas da fome das massas,
recusei desde cedo as trapaças do sonho
de contar com heróis para ser o que sou...
Não entendo quem acha que alguém é seu deus
e seus olhos apagam a luz da razão,
do bom senso e do amor por afetos reais...
Fanatismo político ou religioso
nos alija do mundo e das nossas verdades;
é um dom venenoso injetado na alma...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠EM SER PAI

Demétrio Sena - Magé

Lembro-me dos colegas adolescentes que sonhavam com carros, motos e apartamentos luxuosos em bairros nobres, e queriam ser galãs. Eu sonhava ser pai. Só isso tudo. Outros sonhos não teriam sentido, sem essa realização. Embora quisesse ser professor, escritor e "bonito", eu sempre soube que me bastaria ser pai, se conseguisse criar bem; com boa comida, "um teto", "escola", brinquedos, brincadeiras e muito; muito amor.

Sou bem sucedido. Realizei duas vezes o sonho da paternidade, e pude oferecer às duas filhas o necessário para "criar bem". E como se não bastasse, o que pude oferecer ainda se somou a ter me tornando professor (ambição acomodada, né?) e até um escritor medíocre (que vende pouco), mas que realiza uns trabalhinhos remunerados em razão de ser escritor. Só não consegui ser "bonito"; nem entre aspas, embora minhas filhas achem, porque afinal, são minhas filhas.

Seja como for, orgulho nenhum é comparável para mim, ao de ser pai. Alegria nenhuma é maior do que olhar para minhas filhas e saber que as criei. Não entendo como alguém não se sinta realizado, em razão de outros sonhos que não corresponderam às expectativas, tendo conseguido ser pai, mãe, criar e ver seus filhos inseridos a contento, no mundo. A minha riqueza é ter minhas filhas Nathalia e Júlia. O meu "narcisismo" está em ser pai.
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠Não alcançamos a perfeição... em nada. Mas as tentativas nos mantêm vivos.

Inserida por demetriosena

⁠A CRÔNICA DO SONHO

Demétrio Sena - Magé

Acordei assustado. Sonhei que tinha escrito o texto abaixo, e ao abrir os olhos, ele pulsava inteiro em minha mente. Palavra por palavra. Não quero "sobrenaturalizar". Existe uma explicação simples e plausível para isso. Apenas não a tenho. Segue.

"É tanta construção truculenta e vertiginosa de um futuro promissor... é tanta busca - sem pausa - de garantias pessoais excessivas, status, admirações externas...

É tanto empenho extenuante na escavação de "um lugar ao sol", que a noite chega sem se ter vivido em essência e sem se ter conquistado afetos verdadeiros; pessoais... apenas admiradores de nossas trajetórias e conquistas... do que temos... independente de quem somos, que se perdeu no turbilhão do processo precipitado e desumano de podermos nos auto recompensar pelas perdas em prol dos ganhos.

Podemos viver bem, ter conforto, afetos e reconhecimento, sem abrirmos mão da vida. É que a vida está em nós e não sentimos. O amor nos ronda e não vemos. A saúde se presenteia para nós, não abrimos a caixa e partimos em busca de podermos pagar por ela, quando a perdermos nos excessos do sonho que não administramos.

Tanto tudo, que o nada cresce por dentro. A solidão se agiganta entre nossas multidões. A morte, um dia tão distante, chega quando pensamos em começar a viver".
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei.

Inserida por demetriosena

ANIMAÇÃO CULTURAL - SAGA E SOLIDÃO

Demétrio Sena - Magé

Dizer que o arte-educador (animador cultural, no sistema da Secretaria Estadual de Educação) não faz nada, é o hobby de alguns colegas regentes. "Não fazer nada" significa não promover festas diárias, e sim, oferecer conteúdos culturais mais profundos, cujo engajamento discente não é incentivado nas aulas convencionais. Em cada unidade que tem o luxo de contar com esse profissional, trata-se de um, no máximo dois. E a nossa função é oferecer "aulas" livres, oficinas e projetos não obrigatórios a jovens que, além do desinteresse em razão do que a sociedade lhes oferece, ouvem outros profissionais nos desqualificarem.

Há colegas formidáveis em algumas unidades. Onde sou lotado, conto com a compreensão e às vezes o apoio ativo de alguns docentes regentes, além da direção, sempre solícita, para que meu trabalho flua. Mas nem isso impede, por tantos outros, os olhares e até citações pejorativos, como forma de repetição da sociedade que sempre desqualificou artistas não famosos e ricos. Temos, sim, espaços fisicamente ociosos entre uma ação e outra, um projeto e outro... espaços em que projetamos novas ideias, recebemos alunos em nossas salas (quando as temos) e promovemos momentos de reflexão, bate papos e cultura geral desobrigada em seus horários também ociosos. Fora dos olhares oficiais.

E para quem desqualifica a formação dos animadores culturais, é justo sempre lembrarmos que além de nossa formação acadêmica, temos em nosso portifólio cursos e capacitações em diversas áreas culturais: na UERJ, UFRJ, UFF, Universidade Popular da Baixada , ABEU, UNIGRANRIO entre outras instituições. Tudo por exigência dos governos estaduais anteriores que nos tinham como essenciais. Para Brizola e Darcy Ribeiro, éramos "as meninas dos olhos" das unidades escolares.

Quem desqualifica o animador cultural na ausência ou "pelas costas", como se diz popularmente, não é covarde nem medroso. É prudente. Sabe que não teria como sustentar qualquer argumentação, perante os olhos e as refutações argumentativas e comprobatórias de qualquer um desses profissionais que há trinta ou mais anos existem e resistem bravamente no sistema da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Nossa gratidão aos poucos professores e professoras regentes, diretores e diretoras, além de outros colegas que sempre somaram conosco. E que hoje nos apoiam na luta contra a extinção dessa categoria também odiada por alguns dos últimos governos e de forma ostensiva e contundente pelo governador Cláudio Castro e sua equipe. Cultura na educação realmente amedronta os governos fascistas, os grupos sociais e as massas populares de manobra que aprenderam a não aprender com o que sofrem por causa desse atraso sociopolítico de séculos e séculos.
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠PALAVRA TEMPORÃ

Demétrio Sena - Magé

A palavra persiste na minha corrente
afetiva, sanguínea, pulsante no ser;
na vertente medrosa que requer coragem
pra vencer o vazio das futilidades...
Minha letra desliza da mesma caneta
que nem tinha presságio do computador;
meu planeta secreto continua em mim
e me sinto condor sobre a dor de viver...
Trago a minha palavra e solto vento afora;
ela chora, sorri, mas nunca se renega,
prega meu ateísmo com fome de amor...
Um poeta na era de puro já era
é a fera do campo indefesa no asfalto,
mas não falto à palavra; semeio poesia...
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

⁠RUPTURA E LIBERDADE

Demétrio Sena - Magé

Se alguém precisa fechar um ciclo de vida e parece ver em você uma possível semente ou bactéria que não pode restar, não faça nada para impedir. E não tenha isso como pessoal. Fechar um ciclo não é o mesmo que fazer aparas, correções e reparos. É ruptura. Se a pessoa precisa romper com o presente; fazê-lo passado inóspito até para nostalgias, não é mesmo recomendável deixar fios soltos. Colabore; deixe ir. Ajudarmos o outro a se livrar de nós pode nos livrar de futuras promissórias existenciais. Em outras palavras, libertarmos alguém é também nos libertarmos.
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠SOLIDÃO INVERSA

Demétrio Sena - Magé

Faz-me falta sentir o próprio ser;
ter as minhas vontades à vontade;
ser a própria verdade à luz do espelho
que não mostre um olhar atrás do meu...
Tanto tempo sem choro solitário;
sem fazer um poema todo em paz;
aliás, tanto tempo sem meu tempo;
uma sobra na sombra das lembranças...
Tenho medo é de nunca mais me achar;
me deixar esquecido na vertigem
de não ter mais direito à solidão...
Sinto falta, quiçá, de sentir falta;
uma pauta vazia em minha folha,
pra deixar a grafia do meu sonho...
... ... ...
#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠ONDE NASCE A SOCIEDADE

Demétrio Sena - Magé

Algumas famílias grandes que conheço formam sociedades formidáveis. Embora existam entre elas, escalas econômicas, escolares e culturais bem variadas, não há respeito maior pelos mais bem sucedidos social ou economicamente. Os que estudaram mais não são obrigatoriamente os mais admirados nem os que estudaram menos têm menos direito a voz. Aqueles que têm "menos posses" recebem os mesmos convites; frequentam os mesmos grupos... e os mais religiosos não são cultuados nem olham os menos ou não religiosos como insetos indignos. Confusões? Muitas. Todas as famílias têm. Mas nessas famílias bem resolvidas tudo se dirime a curto e médio prazos, utilizando esses critérios.
As intervenções em celeumas são todas muito cuidadosas, para que "a corda não se arrebente sempre do lado mais fraco" (figura de linguagem, porque, nesses clãs não há lado mais fraco). Perde quem é o mais teimoso e rabugento a cada celeuma. Não o mais "feio", mais pobre ou menos culto. E muitas vezes a confusão acaba em "zoação", sem ninguém achar que isso pode acabar em algo mais grave.
O que há em comum nas famílias bem resolvidas, é que são todos loucos; formidavelmente loucos, em níveis diferentes. Talvez seja esse, o motivo da igualdade que reina em seus ambientes. Acho que o simples fato de serem muitos, com tantos desníveis ou diferenças, prepara os membros consanguíneos dessas sociedades privadas para viverem na sociedade aberta; no mundo em torno. Na diversidade ampla, irrestrita, que precisa respeitar, além de todas as outras anteriormente citadas, as diferenças étnicas e de gêneros que já conhecemos e/ou viremos a conhecer. A sociedade, como um todo, deveria funcionar exatamente como funcionam determinadas famílias que tive a honra de conhecer ao longo da vida.
... ... ...
#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠SEM O SINAL DA BESTA

Demétrio Sena - Magé

Recentemente, uma jovem conhecida minha foi chamada para uma entrevista empregatícia em uma clínica médica. A primeira pergunta que lhe fizeram foi se ela era evangélica. Se a resposta fosse sim, que dissesse de qual segmento e unidade. Se fosse não, a entrevista já estaria encerrada.
Essa jovem foi membro de uma Igreja Evangélica Wesleyana. Faz tempo que se desligou. Talvez não devesse tê-lo feito, por questão de sobrevivência. Atualmente, as portas da sociedade se fecham para quem não é membro de uma igreja evangélica. São pouquíssimas as inclusões sociais, profissionais e outras, por mais preparo, competência e caráter que se tenha.
E a jovem não mentiu. Disse que não é mais evangélica nem pretende voltar a ser. Que daria o melhor de si como ser humano, social e profissional, caso fosse aceita, mas não; não diria que ainda é evangélica. Uma eventual mentira, certamente lhe daria a vaga, pois a clínica gostou muito do seu currículo, afora o detalhe da religião, mas a moça em questão jamais mentiria.
Mais uma vez, a jovem voltou sem o emprego. Ela não tem o sinal da besta. Continuará se deparando com as portas da sociedade fechadas para ela. Dificultando seu ir e vir. Suprimindo seu direito a "comprar, vender, casar, dar em casamento...".

Inserida por demetriosena

⁠VIVER

Demétrio Sena - Magé

Ou aprendemos
a viver
outubro pode acontecer.


Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠IDADE

Demétrio Sena - Magé

Minha idade melhor ficou no tempo;
não há queixa; confesso ter vivido
e duvido que alguém o tenha feito
com tão pouco; no fundo, quase nada...
Que ninguém amenize o meu outono
sem varanda pra outra primavera;
tive o trono, passei a minha faixa,
guardo velhas lembranças e saudades...
A minh'alma condiz com cada pinta;
cada ruga, sinal, mancha de sol;
toda tinta perdida nos meus pelos...
O que há de melhor na minha idade
é saber que acertei ao não correr
pra morrer dos acúmulos da vida.
... ... ...

Respeite autorias. É lei.

Inserida por demetriosena

⁠RASTROS DO FOGO CONSUMIDOR

Demétrio Sena - Magé

Por absoluta pressão corporativa de família e meio social cuja maioria é profundamente preconceituosa, fanática, extremista, finalmente a moça decidiu ceder. Virou ativista do extremismo político da direita. E por venda casada inevitável, virou evangélica. Ela era homossexual, e a primeira providência do meio foi fazê-la renegar sua essência, porque era pecado e "Deus" a massacraria com o Seu Rolo Compressor; Sua Espada; os seus anjos carrascos, caso ela insistisse em ser feliz como era.
E a moça tentou: armou-se até os dentes do mais raivoso bolsonarismo; do mais terrível evangelho; participou dos atos golpistas daquele fatídico 8 de janeiro... e assim, as portas da sociedade que a rodeia se abriram para ela. O caminho largo de bênçãos em forma de vitória sobre os mais fracos... de subjugação dos diferentes... da velha exclusão dos inadequados conforme as mentes reinantes, as minorias (das quais, no fundo, ela nunca deixou de fazer parte) se apresentou. O sinal do poder de compra, venda, outros negócios, casar e dar em casamento nos trâmites da "lei religiosa" etc.
Mas não deu. Não era ela. Em pouco tempo sua real natureza reclamou. E como todos lhe convenceram das Maldições do Deus Fogo Consumidor, se ela optasse por ser livre, quem era, pela graça que o cristianismo jamais aceitou, que se preparasse. Foi assim que a moça não suportou e subtraiu a própria vida. E foi assim que todos se livraram das ameaças de sua liberdade. Como foi assim que mais uma vez a natureza terrível do Velho Testamento Bíblico desgraçou a graça do Novo Testamento.
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠CESTO DE LEMBRANÇAS

Demétrio Sena - Magé

Nas maçãs do meu rosto,
as lembranças de amoras
que vivi.
Dos meus pés atolados
em jacas e jambos...
eram como molambos
daqueles quintais...
Quando a gíria da hora
era chamar gente de bicho,
eu comia mais bicho
do que goiaba.
Gostava de carambola
por parecer estrela...
de banana ouro,
por enriquecer a barriga.
E para mim,
era distante, o figo... duma figa.
No coco da minha cabeça,
a vida manga de outrora,
porque me faz relembrar
que destas frutas
com que brinco agora,
umas nem eram pro meu bico.
Hoje são poesia
como a melancia
que já como,
como já como a pera.
Caqui pra nós;
pra mim sozinho:
O tempo passa
como as uvas
viram passas ou vinho.
... ... ...

Respeite autorias. É lei.

⁠OBRIGADO, PROFESSORA... PARABÉNS, PROFESSOR

Demétrio Sena - Magé

- Oi, professora; tudo bem?
- Quanto tempo, professor! O senhor ainda é professor?
- Professora! Lembra de mim? Sou aquele capeta que não dava sossego!
- Caramba, professor... como dei trabalho...
Ninguém diz: "Oi, engenheiro!", "Como vai, advogada?", "Lembra de mim, médico?", "Que saudades, pedreiro!", "Que bom revê-la, artesã!".
Tirando os títulos de citação pública ou pontual, obrigatória, o professor é o único profissional que todos chamam nominal, carinhosa e livremente, pelo seu ofício.
Parabéns, professora ou professor... e muito obrigado... não só por hoje, mas por todo o passado, presente e futuro!

Inserida por demetriosena

⁠CANSAÇO

Demétrio Sena - Magé

Ando meio cansado
da soberba humana.
Da prepotência
dos que não se misturam,
porque precisam
da própria evidência.
Do narcisismo
dos privados demais
e da solidão
dos que a todo momento
"querem paz".
Estou meio sem saco
pros que decidem
quando vêm...
Ditam quando vamos,
quem é do mal,
quem é do bem.
Não posso dizer
que comigo
não seja também assim...
Deve ter muita gente,
por questões diferentes,
cansada de mim...
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

PELO SEU CRIVO

⁠Demétrio Sena - Magé

Leve a mal, mas me leve no pensar;
entrarei sem licença em sua mente;
se não sente o que sinto, sinto muito,
mas preciso passar pelo seu crivo...
Seja leve comigo e não me atire
nesse abismo do seu esquecimento,
no desvão do cimento movediço
que borbulha nos medos de su'alma...
Dou a minha palavra; desembarco,
se no charco de suas emoções
meu amor não brotar em pouco tempo...
O remédio é tentar alguma chance;
dance a valsa do apelo que lhe faço
e me leve; talvez eu seja leve...
... ... ...
Respeite autorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠HORIZONTE

Demétrio Sena - Magé

Só preciso romper esse desvão;
destravar o vazio; abrir as asas;
dar ao meu coração em desalinho
esse rumo que os rumos desconhecem...
A minh'alma debruça na janela;
o meu corpo está pronto pro sinal;
uma tela convida o meu mergulho
que termina seus traços e seus tons...
Estou leve, já perco a gravidade,
minha idade conhece a sensação
de fluir e planar sobre meu ser...
Quero ir ao encontro de mim mesmo,
porque nesta passagem não achei
o que dei de beber aos sonhos meus....
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠VIAGENS MINHAS

Demétrio Sena - Magé

Nas viagens que faço, quase sempre me frustro quando chego, em razão do quanto meus olhos e minha mente viajam, nos trajetos. Amo ver pontes, construções longínquas, florestas, rios, campos e cidades por onde passo, como se tudo passasse por mim. Ao meu ver e sentir, o melhor da viagem é o viajar. O trajeto emociona mais do que o destino.
... ... ...
#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠IMPRÓPRIO AMOR PRÓPRIO

Demétrio Sena - Magé

Amor próprio não surfa em arrogância
nem nas ondas escusas do egoísmo;
sei que todos estão nesse mesmismo
do amor pelo próximo à distância...

Não se ame com tanto fanatismo;
em primeira, segunda e toda instância,
todo caso, momento e circunstância
ou sinais delirantes de ufanismo...

É mentira dos coachs, que pra nós
não exista verdade, vez nem grito
que não seja da própria sapiência...

O deserto é demais pra pouca voz;
solidão redentora é só um mito
corrosivo de nossa consciência...
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

⁠HUMANIDADE VENAL

Demétrio Sena - Magé

Dizer que alguém é "uma pessoa muito boa" quase sempre se baseia no que ela dá, no quanto socorre, atende, favorece, "dá status" ou, em última instância (quando não tem posses) obedece; bajula; serve... lambe as botas... cultua(...).

A sociedade é cada vez mais vazia de pessoas que admiram e gostam de graça... da companhia, o sorriso, a cumplicidade, o apoio. Desaprendemos cada vez mais de valorizar os ouvidos nos quais desaguamos... os braços, nos contextos do abraço e do acolhimento... os olhos sinceros, a voz franca e firme (sem escoar na grosseria ou na soberba, em nome da franqueza)... um ombro amigo... um silêncio mais eloquente que mil palavras ditas.

Não valorizamos o de graça. Tem que ter posses para dar vantagem ou servilismo para cultuar quem tem posses. No que tange os conceitos de amor e humanidade, nós estamos muito longe do tempo da graça... ou do tempo do de graça.
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena

Demétrio Sena - Magé

Dê perdão,
se só-li-dão
solidão.

... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠DAS PIEDADES DEFINITIVAS

Demétrio Sena - Magé

É de alguma grandeza quando saciamos, ainda que pontualmente, a fome de alguém... amenizamos o frio de uma pessoa que mora nas ruas. Grandeza, se não o fazemos pelo interesse na suposta multiplicação divina do que já temos, enquanto aquele continua não tendo nada... ou só a benção falsa de suportar, cotidianamente, os nossos olhos imponentes de piedade superior.
No entanto, há casos em que podemos ajudar alguém a nunca mais ter fome nem sentir frio, e não o fazemos. Não sei se tememos perder a "glória" diária de ouvir as palavras gratas do beneficiário das nossas migalhas... ou se o nosso foco em nós é tão imenso que jamais percebemos uma chance de ajudar um ser humano a nunca mais precisar das migalhas do outro.
... ... ...

#respeiteautorias É lei.

Inserida por demetriosena