Davi Marcelo Galdino
Admirar o bem e fazê-lo é uma questão de desprendimento e atitude; admirar o mal e fazê-lo geralmente é apenas uma questão de tempo.
Quem está disposto à subir grandes montanhas de felicidade deve estar preparado também para descer enormes ladeiras de decepções. No entanto, a chance de chegar ao topo e sentir algo que o acompanhará para o resto da vida pode valer o risco.
A vida com Deus é como uma música: Ele nos dá o tom; nós escolhemos os acordes para compor a melodia; vez ou outra desafinamos, mas Deus, por amor, graciosamente nos faz retornar à harmonia.
A acidez das palavras podem refletir o amargo de um coração; prefira as doçuras em gestos; elas não trazem nenhum dissabor.
Querer reviver a 'glória' de um passado pode se tornar a ruína do futuro. Talvez quem hoje você se tornou não se adapte àquilo que um dia você viveu.
Quem busca comprar felicidade, e não conquistá-la, vende sua alma pelo preço das suas conveniências.
'Surpresas' não deveriam ser tão surpreendentes quando são mais obras da nossa incompetência do que propriamente do acaso.
Quanto mais preenchermos de amor a esfera da autodeterminação humana, mais próximos estaremos da verdadeira liberdade, livres do caos do nosso próprio egoísmo.
Tão importante quanto a liberdade de agir é conseguir desgarrar-se daquilo que manipula, cega e perverte o pensar.
Quem espera apenas afagos da vida, nunca estará preparado para aprender em meio às vicissitudes da existência.
Um homem também conquista liberdade quando não se limita à prisão de seu egoísmo; desprende-se da solitária da alma onde só cabia ele mesmo.
Não desejo desfrutar todos os sentimentos que a alma pode proporcionar; melhor seria nunca ser privado apenas daqueles que o coração é sincero em desejar.
Não há conversão do homem para com Deus sem conversão do homem para com a humanidade. O olhar outrora de indiferença se rende a um novo olhar de compaixão.
Maturidade não é um estágio perfeito de consciência, pelo contrário; é reconhecer as imperfeições em busca da perfeição, com a certeza que será, sempre e apenas, uma busca.
A reflexão, por vezes, se constitui em um complexo paradoxo: o silêncio da mente em busca de discernir os gritos mais ensurdecedores e incompreensíveis da alma.
Reflexão não é garantia de compreensão do que se busca entendimento; Muitas vezes gera mais peguntas do que respostas. No entanto, perguntas certas nos trazem um universo bem mais amplo do que "respostas certas". Às vezes é melhor ser guiado por perguntas do que propriamente por respostas.
Não conviva com fatos. Conviva com as perspectivas deles. Só assim você ampliará sua linguagem, e com ela, seu mundo. Prefira circular pelas periferias da razão que permanecer estático no centro de suas verdades.
Humildade é a descoberta de que você e todos os demais seres humanos possuem o mesmo nível de humanidade.
A grandeza de um sentimento não advém da complexidade de uma mente, mas da simplicidade de um coração.
Um concentrado feixe de certezas traz pouca luz aos compartimentos do saber; após passar pela reflexão do prisma da dialética, desdobra-se em uma clareira de dúvidas, que iluminam mais do que o primeiro.
Universos bem diferentes por vezes se cruzam; encontram, ao mesmo tempo, pontos de interseção que podem entrelaçá-los perfeitamente mas também abismos que podem separá-los para sempre.
O maior ato de covardia é quando alguém, além de ferir quem está a sua volta, fere seus próprios princípios, convicções, valores.
O perdão, para ser verdadeiro, não pode ser visto para quem perdoa como um fardo, mas como um descanso; não como uma obrigação, mas como a mais nobre liberalidade.