Dalia Hewia
Final de semana lindo:
Leio sempre votos entre as pessoas de um lindo final de semana. Fico imaginando como será isso, como um final de semana pode ser lindo?
Talvez no sábado o sol sacuda muito brilho dourado sobre todos e fique mais quente, esquentando toda gente e ardendo em brasa, pra ver se acaba ou minora qualquer sofrimento.
Quem sabe a lua venha, em alguma hora tardia, dançar no céu com supremacia, a pele macia coberta por um véu que esconda suas reentrâncias, favorecendo circunstâncias amorosas em sua fase cheia? Quem sabe cada mulher vire sereia e conquiste seu homem com um canto mágico, que não seja trágico e sim suave e acalentador, que seja melodia em forma de amor.
Talvez o domingo seja diferente e que cada um reinvente o seu, de preferência sem preguiça, tédio ou reclamação, que haja vocação pra muita alegria. Será que todas as flores, com seus aromas e cores, vão enfeitar esse fim de semana lindo? E os sorrisos nos rostos, vão permanecer até o final? Ninguém será capaz de praticar o mal? Os animais estarão abrigados, serão acariciados e terão os apetites saciados, assim como o bicho homem? Imagino um final de semana lindo assim, com criança sorrindo, com amigo recebendo o outro e dizendo: bem-vindo, fique a vontade! Imagino falta de vaidade exagerada, esquecimento do ego, imagino o orgulho cego de fora dessa festa, trancado em alguma fresta escura. Será que nesses dois dias haverá mistura de gente de todos os tipos, de todas as tribos, sem preconceitos, pessoas dos mais variados jeitos, mas todas com o propósito de por beleza não só sobre a mesa mas também em todo o final de semana?
Eu imagino um assim bacana, culminando com uma chuva de estrelas cadentes, presenteando as pessoas carentes com seus desejos justos atendidos, e cupidos, disparando flechas sem economia, em perfeita sincronia.
Final de semana lindo, pare de ficar rindo e perdoe minha euforia, me deixei levar pela poesia.
Ah, utopia...
Idade é aquela visita indesejável e abusada, que chega na sua casa, usufrui e consome tudo o que você tem, te transforma aos poucos e nunca mais vai embora.
O que fiz pra não merecer um presente especial? O que fiz pra merecer teu descaso total? O que não fiz ,afinal?
Ah... já sei, fui leal.
Escorro por seus dedos como a água que não se pode reter. Venha me beber, antes que esse solo vire um deserto e eu nunca mais esteja perto, de você.
Por favor use uma máscara ou um disfarce quando me olhar tão frio assim, porque isso me fere.
Ou então, nunca mais espere...
Nada de mim.
O idiota é aquele que convence o egoísta que ele é digno de admiração. O egoísta é aquele que convence o idiota que ele tem plena razão.
Pessoa egoísta é aquela que tem consciência de sua importante missão no mundo, a incrível missão de se sentir mais importante que todos, mais importante que tudo.
Agressão Verbal
Vale lembrar a antiga frase: “se você não tem nada agradável pra dizer, fique de boca fechada.”
O problema é que sempre alguém tem algo desagradável pra dizer, que de um jeito estranho deve ser agradável pra si mesmo, porque ferir o outro traz alegria pra quem precisa ser agressivo, vai entender?
Pra muita gente, infelizmente, ser desagradável e jogar baldes de água fria é um comportamento constante, o que está sempre irritado é na verdade o irritante, numa eterna rotina de agressões verbais, deboches, cinismo ou tudo junto, de uma vez.
Não consigo entender (e nem quero) pessoas assim. Todo amor ou amizade existente, com esse tipo de gente, está destinado ao fim.
Sejamos muitos, sejamos puros, porque nossa verdadeira essência é só o que prevalece, a verdade que aparece: É o amor!
Agora não consigo te escutar, mas amanhã quem sabe eu te encontre naquela mesma hora, mundo afora, sem demora, em qualquer lugar?
Somos ao mesmo tempo os viajantes persistentes, incansáveis mas perdidos nas estradas, e a bússola que os salva.
Preciso colocar um freio em minhas palavras, porque elas saem correndo da minha boca atropelando todos que estão na minha frente na ânsia de serem entendidas.
Acho que fiquei imediatista quando percebi que 90% das minhas esperas eram em vão e 10% iam acontecer de qualquer jeito,eu esperando ou não.
Fecho os olhos e parece que você está aqui. Lembro das loucuras que eu fazia enquanto você dirigia,na volta de uma praia ou na ida pro paraíso. Me recordo do teu riso.Menino maluco,lindo, sem juízo.
Casa Vazia
PODE ENTRAR A CASA É SUA, uma casa vazia, paredes rachadas, fachada antiga. Ninguém aqui habita, mas existem potes: de mágoas, de lágrimas, de tristeza. Sirva-se a vontade, perdoe a aspereza, mas é o que se tem a oferecer. A casa quase desabou, por isso quando sair feche a porta com cuidado, porque a casa vazia, fria, não quer mais visitas nem agrado, quer ficar em silêncio e na solidão, pra que ninguém nunca mais ouse, de novo, quebrar seu chão.
Vou seguindo pela rua querendo apenas dar, num gesto, palavra ou olhar, todo amor que tenho em mim e que já não acha mais lugar.
Eu podia estar roubando (beijos), eu podia estar matando (desejos), mas estou aqui pensando, que o crime não compensa.
Com um olhar cheio de calma, você verá que o outro é apenas você mesmo, sua essência, sua cara, sua alma.
FALANDO DE AMOR:
Vamos falar de amor, de mão na mão, olho no olho, de beijo, de olhar profundo, vamos calar o mundo com sua evidência de caos, vamos esquecer os maus e enfim falar de mim e de você, que juntos, podemos espalhar amor, que como flor, deixa seu perfume, sua beleza e a certeza de que ninguém caminha sozinho.
Precisamos todos uns dos outros, precisamos ser menos intolerantes, mais amantes, menos críticos, menos cínicos, mais atentos, porque o outro nada mais é do que você mesmo em algum momento do tempo, ele age como um reflexo do que você mostra ou tenta esconder, as vezes daquilo que te faz sofrer. O outro é teu espelho, aquele mesmo outro que você critica ou condena, ele é você ontem ou amanhã, é seu direito ou seu avesso, e não há preço que pague um pouco da sua compreensão. Vamos parar de racionalizar tudo, vamos então sentir e parar de correr tanto, de tanto medo de se expor, vamos calar nossa própria dor e nosso egoísmo cada vez mais forte. Ache seu norte, ame, não importa se você recebe amor de volta ou não, faça sua parte, tenha compaixão e deixe tudo de melhor que você tem transbordar, deixe fluir e fugir do seu peito, porque o desmerecimento do outro só existe na sua imaginação. Compactuar com a injustiça? Não! Apontar para o outro o dedo em riste? Que triste! Destilar ódio? Jamais! Nem adianta dizer que tanto faz, porque aí você se omite e se omitindo de uma ação, compactua com o não.
Ame o estranho, o familiar, o cachorro, o gato, o vizinho, o namorado, o amante, o ficante, o importante é amar.
Ame também o distante, que não está nem aí pra você e assim amando, entregue-se, porque nesse instante com um olhar cheio de calma, você verá que o outro é apenas você mesmo, sua essência, sua cara, sua alma.
LIBERDADE:
Ser livre é ser feliz, mas a liberdade é uma coisa estranha, porque quando você a possui se torna também seu escravo e não deseja mais nada e não deseja mais ninguém, nenhum vintém e nenhum bem material ou imaterial porque nada existe que possa se comparar. Liberdade é ter a escolha de amar e também outras escolhas e mudá-las se quiser, liberdade é bem me quer, é sacar as rolhas de vinhos que se estragaram presos por anos a fio, cheios de amargor. Liberdade é o sabor de cada instante, porque ser livre é ser amante: de si e da vida, que cobra um preço alto pra que você conquiste a tal soberana. No entanto, essa vida te engana, já que a liberdade é inerente ao ser humano, mas o dia a dia insano te faz esquecer disso.
A liberdade, ainda que tardia, ainda que pareça arredia, nos pertence em confiança, é como se a gente assinasse uma aliança com a alegria, é o maior bem que alguém pode ter.
Liberdade é carta de alforria e escravidão que sacia, liberdade é prazer.