CRIPERGUE
O lado bom da vida é eu poder fazer minhas escolhas boas ou ruins. O resto é consequência de uma escolha.
"O melhor velório para mim é aquele em que ninguém espernea, se não chora em silêncio, entrojada em reflexões fica a gente que não tem tempo para negar a morte do morto, denunciá-lo a farsa por estar dormindo ao invés de morto; que não mexerica dizendo o morto está com os anjos; que não revela: o morto está num lugar melhor que toda a gente a volta do caixão. Que não o confere fadiga: o morto descansa agora no seio de Abraão.
Pergunto: quer gozar das prerrogativas do morto?
Só troca de olhares; ninguém responde.
Máscaras caem."
"Viver é um constante ensaio que só no fim do dia nos certificamos que fomos aprovados então. No outro dia passaremos pelo mesmo ensaio; tudo é cíclico. O que acumulamos imperceptivelmente aos olhos dos outros é sabedoria e sabedoria; a responsabilidade é própria para difundi-la."
O tempo é, sem dúvida, nosso amigo oculto e incorpóreo que se mantém em silêncio; só percorre conosco incansavelmente, nos ajudando a disfarçar as cicatrizes que o infortúnio um dia nos deixou.
"Na minha morte, pelo amor da coerência, não quero a meio mastro hipocrisia tampouco silêncio de risos infames em favor de minha memória; quero amor e ódio presentes."
"Meu ceticismo sobre a vida, até então, é o produto mais harmonioso e mais sensato de minha credulidade."
"O bem nem sempre vence o mal, mas quando o resistimos munidos de sabedoria e obstinação, o vencemos com primazia."
"Há momentos que a vontade é trancar a porta, perder a chave n'algum lugar não sei, apagar a luz, abrir o gás, então acender a única vela para a expiação."
"Tem dias que a liberdade pesa, pesa, pesa, asfixia, e me faz pensar melhor seria não ser livre... Logo, abandono a ideia e prossigo só com o peso, peso, peso."
"O infortúnio e o sucesso são meus; não os divido nem com o Deus, nem com o Diabo, com mais ninguém."
"O ódio é a metástase da alma. A desconstrução é a quimioterapia auto aplicada. O amor é a cura plenamente bem-sucedida."
"Se terá despedida, não sei. Não sei se terá pressa, se será alucinante, se será dolorosa ou agonizante. Se terá tudo misturado, não sei. Sei que nada me aguardará além... Somente existi."
"Quando penso o quão minúscula é a Terra integrante do sistema solar, imperceptível na Via-Láctea, uma partícula na galáxia, uma matéria perdida entre bilhões de galáxias, um nada no vácuo escuro do cosmo, bate-me a angústia por existir. Mas prossigo, não pereço."
"A religião é o sistema político mais perdurável, mais segregador, mais despótico que o ser humano já criara para a própria desumanização."
"Ganha-se uma guerra com inteligência, estratégia e cooperação. E dependendo do conflito e seus autores, a guerra, logo, é dissolvida com rubricas e simples apertos de mãos, selando, assim, a paz para o bem da humanidade."
“Para livrar-me dos mitos não careceu cair e bater com a cabeça, desiludir-se com a raça humana, ser assaltado por uma epifania. Só minha existência foi o assaz.”