Cosmerino Duarte da Silva
Cada obstáculo que encontramos pelo caminho é apenas um freio para inibir nossas paixões desenfreadas pelas coisas que nos induz ao caminho do mal
Os obstáculos não são punições mais é uma resistência que se opõe a uma força. Se sua força provem do mal, o obstáculo provem de Deus, se a sua força provem do bem o obstáculo provem das trevas.
O homem ignorante olha pela janela a noite vêem apenas um amontoado de estrelas que bilha na escuridão, o homem sábio discerne pela a experiência e pelo conhecimento inspirado das coisas divinas e humana.
As boas obras sempre serão adulteradas pela mão daquele que nada faz, coloque em posição de sentinela para eternizar as boas obras.
Seja valente em tudo que irá fazer, mas prudente em tudo que pensar,pois teus pensamentos são as sementes de teus atos.porque se a semente não for boa, produzirá atos insensato.
Pouco a pouco os espíritos dos homens sejam eles bons ou mal deixam este corpo mortal para prestar conta de suas obras. O homem sábio entesourou grandes obras de retidão, e o jactancioso as obras da vaidade
Quando há falhas entre nós, e elas forem muitas e estiverem alem da nossa capacidade de vencê-las, explores um de cada vez e o a acurvilhe.
Para conseguimos o autodomínio é preciso que controlemos as nossas paixões, vencendo barreiras, e deixando de lado o orgulho.
Autodomínio é o controle do próprio EU, conhecer o seu interior perdoando seus erros e o do próximo, tendo os olhos fito em só objetivo, vencer seu próprio orgulho.
O orgulho transforma os obstáculos em barreira e o perdão em grandes vales intransponível já mais vencido pelos orgulhosos.
O EU é o ente consciente e a consciência do homem estes são as maiores barreiras a ser vencida pelo o homem.
Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.e pela a paciência é que atingimos a longanimidade.
2= O critica e autocrítica que fazemos de nossa própria pessoa ou recebemos de terceiro nos rebaixa e e deixa-nos acurvilhado.
3= Arrogância, a ostentação e a superestima das nossas capacidades são atitudes que refletem uma auto-estimar inadequada, levando-nos a uma má compreensão dos valores morais
5= A rejeição leva a perda de prazer e depressão, diminuindo nossos valores pessoais deixando o individuo no caminho da autopiedade.
6= A carência é um entendimento vago de não ser capaz de realizar nada, aumentando a necessidade de agradar, de aprovação e de reconhecimento constantes
8= A vergonha e a timidez, ela nos deixa embaraçada e leva-nos ao acanhamento tendo uma forte certeza que não seremos capazes de superarmos nossas fraquezas.
9= A inveja corrompe o nosso interior nos enche de ódio com um desejo incontrolável de possuímos o pertence alheia distanciando da virtude.
10= A timidez nos leva ao encolhimento elimina as nossas energias, trazendo a derrota restringindo o nosso ser.
11= A insegurança e atitude do homem inquieto e complexo, Que ou quem tem complexos ou perturbações comportamentais, geralmente decorrentes de insegurança ou timidez extrema.
12= O medo nos leva a ausência de coragem tendo preocupação com determinado fato hipotéticos ou imaginários, com possibilidade de não alcançar o objetivo.