Cleber Martins
Transparência não e quando se enxerga através de alguém, muito pelo contrário..é quando olhamos no olho e certamente tem alguém lá dentro.
Nosso valor não está em nossas informações, conhecimento ou Sabedoria.
Nosso valor reside na capacidade de suportarmos a pressão da possibilidade, de não ter valor algum..
A preocupação excessiva consigo mesmo induz à tristeza. O esquecimento de si mesmo, induz a loucura.
Preparar alguém para viver não se faz com frases....
Mas convivendo.
Preparar alguém para futuros relacionamentos,
pra ter um dia sua profissão, sua família, sua vida...
Se faz sendo humilde, sendo terno, sendo generoso,
sendo firme, sendo ético...
Preparar alguém, nos permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade e principamente desejar com mais doçura.
Saudade é a dor que nasce do amor e que, como ele, causa prazer ao ser sentida situando-se entre a melancolia e a esperança, nos lembrando que a felicidade um dia nos visitou...
Hoje, por vezes, nossas aspirações se tornam sádicas e ilegítimas, exercendo sobre nós os imperativos:
"Viva"...“Trabalhe!”...“Sofra!”...“Seja feliz!”
Frente a esse tom obrigatório, os nosso mais puros sentimentos ficam irreconhecíveis, e temos a amarga ilusão de que a nossa força, tem o rosto amargo do desamparo...mas lembre-se, que além de irreal...a ilusão é falsa!.
Paixão é quando se quer muito ficar junto de uma pessoa...Amor é quando não se suporta mais ficar longe dela.
Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos.
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas por que temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargaremos um período obscuro.
Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
Diante disso é necessário lembrar de onde viemos...
Dos nossos pais, avós e bisavós que passaram frio e fome.
É exatamente lá que existe nossa força...força de buscar com criatividade, vontade, sacrifício e fé...Pois somente assim..somente encontrando nossos valores mais instintivos e verdadeiros, que não iremos desistir e assitir do topo, o caminho de nossa escalada.
Se nos disseram que uma imagem vale mais que mil palavras...que hoje, as nossas palavras tenham valido mais que mil imagens.
Romantismo ou Romancismo?
Ainda estes dias, estava comentando o quão diferentes são estas duas palavras.
Por obvio, se as palavras tem significados diferentes, porque as vezes não conseguimos diferencia-las, as tratando inconscientemente como iguais?
Minha teoria, pode começar a ser fundada pela etmologia da palavra Romancismo que diz:
"Conjunto de características que assinalam a literatura romântica; Ficções ou descrições românticas."
Para resumir e exemplificar melhor, pense que uma pessoa ROMANCISTA lê mais, fantasia mais, projeta mais, identifica-se mais e FAZ menos.
Enquanto uma pessoa ROMÂNTICA lê menos, fantasia menos, projeta menos, identifica-se menos mas por consequência FAZ mais.
Perceba então prezado leitor, que inconscientemente, muita vezes fazemos atos ROMANCISTAS acreditando estarmos sendo ROMANTICOS. Entender as diferenças nos faz mais aptos a optar frente a nossa própria personalidade.
As coisas que mais tememos são aquelas que menos compreendemos, pois nossas suposições podem ser mais perigosas que a própria realidade.
É muito comum circular pelas redes sociais fotos de cães e gatos mal tratados ou que precisam de adoção. Estas ações são nobres com estes seres vivos em apuros. Na verdade, nenhum ser vivo mereçe isso...
Mas o que você está fazendo com o seu semelhante?
Ser humano não precisa de adoção?
As crianças não precisam de amparo e alimentação?
Você não se solidariza, pois elas são mais "difíceis de adestrar"?
Você finge "cegueira social" pois eles não se contentam apenas com ração e água?
Você chama atenção para os animais, pois (ainda) não existe "Hoteis para crianças"na qual quando você viaja ele ficaria lá?
Com tristeza, percebo que o ser humano não compreende (ou foge da compreensão) que o cãozinho de amanhã precisará ser cuidado pela criança de hoje.
Não maltrate nem desampare nenhum ser vivo, mas NUNCA ESQUEÇA que o ser humano faz parte desta fauna.
Diga não ao desamparo e a violência infantil.
Um dos maiores erros que o ser humano pode cometer é acreditar que, por mais incrível que pareça, o cérebro não faz parte do seu corpo.
Ninguém se prepara para outras...Nós nos preparamos para o mundo e este sim, nos apresenta as pessoas.