Célio Montagna
Os homens em todas as suas duvidas procuram na verdade, pelas certezas e não pelo conhecimento. No entanto, como a certeza é relativa, e quanto mais conhecimento, menos certeza se tem. É correto suspeitar que, apenas os tolos têm certeza de algo a mais que a morte.
Todo ser humano é tendencioso a estrumar, seja com base alimentar ou nos interesses da sua comunidade.
A sabedoria é um caminho árduo, mas recompensador. Alguns optam pela ignorância e crenças para não contrariarem o comodismo.
Permanecer na ignorância nos dias atuais não passa de uma questão de escolha. Nenhum homem nasce sábio.
Muito raramente os homens são prestativos além do próprio interesse, apenas concordam em dar esmolas para tirar o pedinte do seu caminho.
Vivo pacificamente em minha solidão, tenho desprezo somente aos que insistem em roubá-la sem poderem me oferecer nada melhor.
A religião é um mal necessário. Toda crendice surge da necessidade de se acreditar em algo superior a fim de justificar todos os atos ou cravar na mente dos homens a idéia do medo sobre o desconhecido, conquistando assim o seu respeito e veneração.
Existe um orgulho doentio na luxúria dos homens que é capaz de cegá-los totalmente ao ponto de se considerarem superiores.
Apenas faça o que você acredita que deve ser feito. No final alguém irá criticá-lo de qualquer maneira.
De forma pacifica domina-se os tolos, oferecendo algo para acreditarem, que alimente a necessidade de serem crédulos a algo superior.
Quando um pedido de desculpas é feito apenas para aliviar a culpa de uma injustiça que cometemos isso pode ser considerado egoísmo.
Os bens terrenos são ótimos, para suprir nossa ganância do agora e esvaziar a alma, deixando-a cada vez mais miserável.