Carlos Nepomuceno (Nepô)
A Ciência não procura verdades, mas Melhores Verdades Provisórias, que nos ajudem a entender e lidar melhor com os fenômenos. Simples assim.
Todos os Sapiens, de forma consciente ou inconsciente, optam por um determinado Guia de Felicidade.
A Ciência, por mais que se ignore isso, é um mercado como outro qualquer, no qual as pessoas procuram vender suas mercadorias - no caso Teorias e Metodologias.
Não temos - como repetimos várias vezes - verdades científicas, mas melhores verdades, que ajudam mais ou menos a compreensão e a nossa relação com determinados fenômenos.
Quanto mais uma melhor verdade científica ajuda as pessoas a entender e lidar com determinado fenômeno, mais ela tem chance, no longo prazo, de atrair mais clientes e vice-versa.
A Ciência, diferente das religiões, não é feita de fé, mas de diálogos que procuram nos ajudar a lidar melhor com a realidade, a partir de embates de diferentes teorias e metodologias criadas por distintas Escolas de Pensamento.
A Indução não é inimiga ou pode fazer contraposição à Dedução, pois são duas abordagens que variam conforme o problema a ser analisado.
A Felicidade é um processo continuado e particular, que envolve a melhor relação possível com o nosso viés genético, com nossa relação com a FOB (Formatação Básica Obrigatória) e o contexto geral em que vivemos.
O objetivo geral de qualquer GFMF (Guia de Felicidade Mais Forte) é aumentar a Taxa de Felicidade sempre de menos para mais da felicidade de qualquer um, independente dos seus respectivos vieses, perfis e contextos.
Eu preciso dos outros para ser feliz, ajudá-los me faz mais feliz e, por causa disso, ajudar os outros me torna melhor, mas isso não é o objetivo da minha vida, mas o meio para ser feliz.
Quando eu me coloco como uma ferramenta que foi criada para ajudar os outros, eu me anulo enquanto pessoa.
Se a pessoa não quer ser ajudada, a ajuda vai causar dependência, visa algo oculto mais adiante, vai te prejudicar ou aos seus dependentes, é uma ação mais de marketing do que de bondade e não vai gerar Sensações Positivas após o ato da doação podemos definir isso como um Altruísmo Tóxico.
A felicidade se resume a você gerenciar da melhor maneira possível a sua Personal Equipe, a partir do que veio antes e do que pode ser criado.
Quando defendemos a Vaidade Saudável, tiramos o preconceito daqueles que criticam quem valoriza a si mesmo.
Todo o processo terapêutico, seja ele qual for - para que possamos lidar melhor com nossas emoções - é baseado ou na palavra oral ou na escrita.
Um projeto de vida melhor não visa eliminar o sofrimento, mas gerenciá-lo melhor, já que o sofrimento faz parte do pacote.