Carl Gustav Jung

26 - 43 do total de 43 pensamentos de Carl Gustav Jung

⁠Se a psique não é obrigada a viver no tempo e no espaço apenas e obviamente não vive, então a psique não está sujeita aquelas leis, o que indica uma continuação prática da vida.

Inserida por Lenisil

⁠Não trata-se de acreditar, mas de saber, eu sei ou não sei.

Inserida por AdrianoDornelas

⁠Mostre-me um homem são e eu o curarei para você.

Carl Gustav Jung
BROME, Vincent. Jung: Man and Myth (1978).
Inserida por MarcioAAC

⁠Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.

Carl Gustav Jung
A prática da psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 1988.
Inserida por MarcioAAC

⁠O conflito entre ética e sexualidade, em nossos dias, não é uma mera colisão entre instintividade e moral, mas uma luta para justificar a presença de um instinto em nossas vidas e para reconhecer neste instinto um poder que procura sua expressão, e com o qual, manifestadamente, não se pode brincar e que, por isso, também não quer se submeter às nossas bem-intencionadas leis.

Carl Gustav Jung
A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 2002.
Inserida por MarcioAAC

⁠Toda transformação exige como pré-condição “o fim de um mundo” – o colapso de uma velha filosofia de vida.

Carl Gustav Jung
O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

Um indivíduo é infantil porque se libertou insuficientemente ou não se libertou do ambiente da infância, isto é, da adaptação aos pais, razão por que reage perante o mundo como uma criança perante os pais, sempre exigindo amor e recompensa afetiva imediata. Por outro lado, identificado com os pais devido à forte ligação aos mesmos, o individuo infantil comporta-se como o pai e como a mãe. Ele não é capaz de viver como ele mesmo e encontrar sua própria personalidade. (...) No que se refere à sua vida afetiva, ele ficou para trás, o que observamos com frequência em pessoas que, aparentemente poderosas, dominam a vida de seus semelhantes, mas permanecem infantis diante das exigências de seus sentimentos.

Carl Gustav Jung
Símbolos da transformação. Petrópolis, Vozes, 2016.
Inserida por MarcioAAC

⁠"A maior tragédia da família são as vidas não vividas pelos pais.”

Inserida por MarcioAAC

⁠O homem jamais conseguirá desembaraçar-se de si mesmo, em benefício de uma personalidade artificial. A simples tentativa de fazê-lo desencadeia, em todos os casos habituais, reações inconscientes: caprichos, afetos, angústias, ideias obsessivas, fraquezas, vícios etc. O "homem forte" no contexto social é, frequentemente, uma criança na "vida particular", no tocante a seus estados de espírito. Sua disciplina pública (particularmente exigida dos outros) fraqueja lamentavelmente no lar e a "alegria profissional" que ostenta mostra em casa um rosto melancólico.
Quanto à sua moral pública "sem mácula", tem um aspecto estranho atrás da máscara – e não falemos de atos, mas só de fantasias: suas mulheres teriam muitas coisas para contar. Quanto ao seu abnegado altruísmo, a opinião dos filhos é outra. O indivíduo tende a identificar-se com a máscara impelido pelo mundo, mas também por influências que atuam de dentro. "O alto ergue-se do profundo", diz Lao- Tsé.

Carl Gustav Jung
O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1978.
Inserida por MarcioAAC

Se, na qualidade de psicoterapeuta, eu me sentir como autoridade diante do paciente e, como médico, tiver a pretensão de saber algo sobre a sua individualidade e fazer afirmações válidas a seu respeito, estarei demonstrando falta de espírito crítico, pois não estarei reconhecendo que não tenho condições de julgar a totalidade da personalidade que está lá à minha frente. Posso fazer declarações legítimas apenas a respeito do ser humano genérico, ou pelo menos relativamente genérico. Mas como tudo o que vive só é encontrado na forma individual, e visto que só posso afirmar sobre a individualidade de outrem, o que encontro em minha própria individualidade, corro o risco, ou de violentar o outro, ou de sucumbir por minha vez ao seu poder de persuasão. Por isso, quer eu queira quer não, se eu estiver disposto a fazer o tratamento psíquico de um indivíduo, tenho que renunciar à minha superioridade no saber, a toda e qualquer autoridade e vontade de influenciar. Tenho que optar necessariamente por um método dialético, que consiste em confrontar as averiguações mútuas. Mas isto só se torna possível se eu deixar ao outro a oportunidade de apresentar seu material o mais completamente possível, sem limitá-lo pelos meus pressupostos. Ao colocar-nos dessa forma, o sistema dele se relaciona com o meu, pelo que se produz um efeito dentro do meu próprio sistema. Esse efeito é a única coisa que posso oferecer ao meu paciente individual e legitimamente.

Carl Gustav Jung
A prática da psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 1981.
Inserida por MarcioAAC

Tanto na história colectiva como na individual, tudo depende do desenvolvimento da consciência.

citado no livro Sonhos Lúcidos de Dylan Tucillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel, na página 262, traduzido do inglês por Maria Neves da Cruz

Inserida por Lenisil

⁠⁠⁠Ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas se conscientizando da escuridão.

Carl Gustav Jung
Alchemical Studies, Collected Works of C.G. Jung, Volume 13, Princeton: Princeton University Press, 1968.

Nota: Trecho de "The Philosophical Tree" (A árvore filosófica, em tradução literal).

...Mais

⁠A totalidade não é alcançada cortando uma parte do próprio ser, mas pela integração dos contrários.

Carl Gustav Jung

Nota: Citação atribuída, autoria não confirmada.

⁠Quem segue o caminho seguro está como que morto.

Carl Gustav Jung
Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Inserida por MarcioAAC

⁠O racionalismo e a doutrinação são doenças do nosso tempo; pretendem ter resposta para tudo.

Carl Gustav Jung
Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Inserida por MarcioAAC

⁠As propriedades dos números são as mesmas que as da matéria e é por isso que certas equações permitem prever o comportamento da matéria.

Carl Gustav Jung
Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Inserida por MarcioAAC

⁠Via de regra, quando o inconsciente coletivo se torna verdadeiramente constelado em grandes grupos sociais, a consequência será uma quebra pública, uma epidemia mental que pode conduzir a revoluções, guerra, ou coisa semelhante. Tais movimentos são tremendamente contagiosos, eu diria inexoravelmente contagiosos, pois, quando o inconsciente coletivo é ativado, ninguém mais é a mesma pessoa.

Carl Gustav Jung
Os fundamentos da psicologia analítica: as Conferências de Tavistock. Petrópolis: Vozes, 2023.
Inserida por MarcioAAC

⁠A jornada espiritual não é uma carreira ou uma história de sucesso. É uma série de pequenas humilhações do self que se tornam cada vez mais e mais profundas.