Bertoudo Matos
O mundo nunca será mudado por nós, mas fazemos a diferença, quando praticamos o bem. Assim, teremos um mundo bem melhor.
Todo homem é culpado de algo, todos deixaram em algum momento de fazer o bem, que deveriam ter feito.
A riqueza de um homem não se resume nas posses materiais que pode ter, mas em sua capacidade intelectual de bem agir para produzir o bem a humanidade.
Ao ser humano não há um castigo maior que a solidão! Esta faz com que sejamos nós mesmo, pelo menos por alguns instantes.
As maneiras de se alcançar o poder são: através da força, pela capacidade intelectual, pela estratégia e pela competência naquilo que se propõe a fazer.
O amigo verdadeiro não é aquele que se propõe enxugar nossas lágrimas, mas sim, aquele que não permite que caiamos em pranto.
Amor é a prática constate em cuidar de quem vive consigo, sem que se exija nada em troca. Pois, o retorno são as ações recíprocas.
A sabedoria de um homem não está nos livros, não está nos diplomas que hostenta e nem nas instituições a que pertence, mas em suas ações como ser humano em face de seu semelhante e na amplitude da visão sobre a natureza do homem como ser universal.
A mais maléfica das desonestidades não é a que engloba a riqueza material,
mas a desonestidade intelectual. Esta mata a boa fé do homem simples, pois, o desonesto intelectual conhece a verdade, porém, dissemina a mentira como se verdade fosse.