Aurélio Ramos
Cansativa essa vida de professor, mas não posso desistir dessa missão de educar. Mas difícil mesmo é mudar hábitos educacionais de quem já viveu muito mais que eu.
Decepção nada mais é do que uma expectativa desproporcional, incoerente. Na verdade, eu acho que a culpa pela decepção e de quem se decepcionou.
Quando se ama, a busca por detalhes, características e pesquisa de caráter se torna indispensável. O amor reponde todas as perguntas.
Acredito que a grande missão da escola é atrair o aluno, o mundo da criminalidade tem muitos braços, a escola(entenda-se escola como o professor) só tem dois. Então, todo esforço é válido e é pouco pra que a escola nunca perca seu papel social, que é o de educar para o exercício da cidadania. Botar o aluno pra fora de sala e punir, é muito fácil, qualquer um pode fazer. Mas não é isso que diz a boa pedagogia.
E não importa o que você diga, sempre existirá alguém que vai entender algo absolutamente diferente do que você quis dizer.
Tem que ceder, tem que fazer vista grossa pra tudo se segurar. Tem que ter cumplicidade. Tem que se doar, se dedicar. Mas tem que ser mútuo. Sem 'perde' e 'ganha'.
As vezes é preciso ir, mas agente nunca quer que se vá. Gostaríamos mesmo que tudo se corrigisse ainda aqui. Mas, o livre arbítrio fala mais alto. Chego a pensar que pra algumas pessoas é mais fácil mudar de plano espiritual do que mudar de vida.
Erros de alma não se corrige. Se reconhece o vacilo e já era. O resto fica subtendido... Então me deixa seguir admitido...
Meu dia-a-dia não é mais o mesmo.Tudo alterado, tudo fora do lugar. Minhas gavetas todas desarrumadas. Até quando?
O fato de o homem ter um espermatozoide e a mulher um óvulo e ambos se fundirem para originar um novo ser, diz muito sobre a humanidade.
Sou incompleto, imperfeito, "interminado"; do contrário não sairia outro ser de mim, do contrário não precisaria de alguém para amar.
Involuntariamente você vai se envolvendo com o universo do comércio. Já observou? Não é estranho ser formado e então comerciante, mas o contrário, comerciante formado, é quase impossível. Porque o desejo por dinheiro substitui qualquer outro plano.
Maravilhoso ser humano. Numa conversa de bastidores, de intervalo de turnos, sem confetes e sem rituais, a gente fala, ouve, conhece e se dá a conhecer. Descobre e redescobre, admitindo o quão maravilhoso é o mistério e a mecânica que move a vida de algumas pessoas.
A escola ministra conteúdos, estimula conhecimentos e molda alguns comportamentos, mas a verdadeira educação deve vir de casa.