Argos Arruda Pinto

26 - 50 do total de 69 pensamentos de Argos Arruda Pinto

⁠De todas as religiões existentes, com valores religiosos diferentes e considerados absolutos por cada uma delas, não seria correto, pela Navalha de Occan, considerar que são os cérebros humanos quem criaram todas elas?

Inserida por ArgosArruda

⁠Algo de errado com as religiões:

⁠Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo.

Todas se consideram absolutas, verdadeiras, sendo as outras falsas. Mas qual seria a verdadeira? Não é possível existir uma resposta certa. E o mesmo acontece hoje e as práticas religiosas decorrentes dos valores religiosos de cada uma foram e são benéficas aos adeptos de todas, proporcionando um bem-estar único, psicológico, emocional, etc., sendo da própria vida; mas então haveria deuses diferentes ao mesmo tempo?

Isso é impossível, mas ninguém pode dizer que outras religiões não são benéficas para seus próprios seguidores.

O que acontece? Algo está errado aí e é por isso que sugiro a seguinte hipótese: os valores religiosos são ensinados aos filhos pelos pais, parentes, amigos, nas escolas, etc., fixando-se nas memórias, em áreas do cérebro, e tendo muita força quando evocados, e aqui eu reforço o argumento "muito forte" em orações, pensamentos, cultos, rituais, etc., liberando produtos químicos, promovendo mudanças microscópicas nos cérebros dos seguidores - a neuroplasticidade - e, assim, modificando comportamentos, atitudes, reações emocionais, estados mentais, etc., sendo estes os componentes do nosso bem-estar, esperança, felicidade, etc.

Tudo isso significaria que Deus e todos os deuses de outras religiões não existiriam de fato. Eles seriam invenções dos cérebros humanos.

Para entender este pequeno texto, é necessário mudar o referencial do que você pensa, achando que só a sua religião é benéfica para as pessoas, que as outras estão erradas, aceitando que as outras também são saudáveis ​​para seus seguidores.

Inserida por ArgosArruda

⁠Um problema do Brasil:
A grande maioria do povo brasileiro talvez não queira ver um Brasil de maioria de classe média, se minimizando a pobreza e a miséria como nos outros países com um PIB semelhante. Nunca ouvi de ninguém disser algo assim. O que acontece?

Inserida por ArgosArruda

⁠Duas questões que nenhum estudioso das religiões consegue me responder:

1 - Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo.

2 - A Navalha de Occan pode ser usada na seguinte questão: se existem e existiram tantas religiões e crenças muito diferentes entre si, não seria correto admitir que a explicação correta, a mais simples, é que elas foram invenções das mentes humanas em todas as épocas?

Inserida por ArgosArruda

⁠"O pior inimigo é quem quer roubar o que você tem de bom no seu coração"

Inserida por ArgosArruda

⁠O Universo é o invólucro em expansão acelerada de tudo que captamos e o que não conseguimos captar do espaço

Inserida por ArgosArruda

⁠Cristianismo, Hinduismo e o Islamismo são as três religiões com os maiores números de adeptos em todo o mundo. Elas possuem três explicações diferentes para o surgimento deste nosso Universo, da vida e do ser humano.
Qual estará certa?
E as outras religiões também com explicações diferentes?

Inserida por ArgosArruda

⁠Sobre as estatísticas de mortes em acidentes de carros, caminhões e aviões:
Elas nos dizem que o transporte aéreo é o mais seguro. Mas nunca vi uma estatística deste modo: considere todos os acidentes de carros em um ano, desde simples batidas em velocidades baixas quanto às mais altas. Agora com aviões descendo e subindo das pistas e quando eles caem, de alturas baixas às mais altas, também em um ano.
É raríssimo pessoas sobreviverem nas quedas dos aviões e aqui está o diferencial: o número de mortes em carros e caminhões é maior, mas existem muito mais destes veículos e pessoas circulando no país em comparação aos aviões! Não se pode falar, nestes casos, em números absolutos, a saber, o número total de mortes, e sim em números relativos, o número total de mortes por acidentes.
Um caso simples: está acabando a gasolina do seu carro em uma rodovia oua bateria está com problemas e então você para no acostamento. Já os aviões...

Inserida por ArgosArruda

⁠"Os fenômenos físicos acontecem nas mudanças de energias de umas para as outras ou nas mudanças de valores de variáveis dentro de uma mesma forma de energia."

Inserida por ArgosArruda

Sobre qualidade de vida:
"Se existe um fim para a vida, existe também qualidade para ela"

Inserida por ArgosArruda

⁠A cidade de São Paulo-SP é um paradoxo:
É, ao mesmo tempo, o pior lugar para se viver e o melhor lugar para se viver.

Inserida por ArgosArruda

A malandragem é um dos comportamentos negativos mais praticados dos brasileiros e também um dos mais tolerados ⁠

Inserida por ArgosArruda

⁠Nunca de chance ao azar:
Você passa todo dia de carro em cima de um viaduto com um pequeno rachamento. Então pensa: "Nunca caiu e não irá cair". De repente, em um dia... E assim existem muitos e muitos exemplos.
Não dar chance ao azar é igual a sempre tentar evitar o pior.

Inserida por ArgosArruda

⁠"Em todas as épocas e lugares do planeta, onde se reuniam dezenas ou centenas de pessoas formando comunidades crescentes em números de pessoas ao longo de décadas ou centenas de anos, surgiam naturalmente crenças e sistemas de crenças, incluindo "fatos" sobrenaturais, a respeito de tudo sobre as suas condições de vida, e até uma possível pós-vida de todos, consideradas verdadeiras, absolutas, mesmo sendo muito diferentes entre si, em relação a quaisquer crenças de outros povos."

Inserida por ArgosArruda

⁠Sobre a prostituição feminina:
Já que o maior objeto de desejo do homem é o corpo da mulher... Então que as mulheres coloquem um preço em seus corpos e que se legalize a prostituição feminina.
Tudo bem!

Inserida por ArgosArruda

⁠Um desafio religioso para todos:

"Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam, por exemplo, que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo."

Obs.: Ninguém poderá dizer que as práticas religiosas das religiões diferentes (do Cristianismo) são maléficas aos adeptos. Do contrário, essas religiões, desapareceriam ou se tornariam muito pequenas. E como está na própria pergunta, uma resposta positiva fará com que a pessoa, você, admita a existência, ao mesmo tempo, de divindades diferentes, o que seria um absurdo.

Inserida por ArgosArruda

"⁠A justiça brasileira é cega, como tem que ser, não pendendo para nenhum lado. Mas ouve muito bem as moedas."

Inserida por ArgosArruda

⁠"O Brasil é o pior país para trabalhar para os outros e o melhor país para trabalhar para si mesmo"

Inserida por ArgosArruda

⁠"Eles não só compunham, tocavam e cantavam o rock. Eles compunham, tocavam e cantavam hinos de rock."
Quem?
The Beatles!

Inserida por ArgosArruda

⁠"O rock é o estilo musical no qual você pode agregar, ou os artistas agregam, talvez, o maior número de outros estilos. Led Zeppelin fez o reggae "D'yer Mak'er e o clássico indiano "Kashmir". Os Rolling Stones fizeram a oriental "Continental Drift". Era comum o Deep Purple colocar trechos de Bach, Beethoven, Lizt, etc., não só ao vivo mas também em discos de estúdio. E o rock progressivo era nitidamente marcado pela música erudita. Emerson, Lake and Palmer tocaram "Fanfare of the Common Man", o "Hino ao Homem Comum", de 1942 no estádio de Wembley, vazio, em um dia muito frio, realizando um vídeo só para tanto. O Queen se utilizava de elementos de óperas culminando em "Bohemian Rhapsody". E o Pink Floyd, nem se fale, compunham temas que foram utilizados em propagandas de TV, séries e trilhas sonoras de filmes.
Este tema daria um livro de tantos estilos que os roqueiros agregaram às suas músicas."

Inserida por ArgosArruda

"⁠Observação hipocondríaca: a melhor doença que existe é o amor"

Inserida por ArgosArruda

⁠Como os seres humanos desde muito antes das civilizações, os caçadores coletores, e depois deles, lidavam com a seguinte questão, a mais terrível de todas, no âmbito de suas condições como seres viventes? "A única certeza da vida é a morte". Só mesmo se inventando crenças em um mundo pós-vida, em deuses a confortar-lhes esta e outras questões existenciais.

Inserida por ArgosArruda

⁠Uma das Máximas da Física:
“Qualquer fenômeno físico ou natural ocorre devido às transformações de energias umas nas outras ou nas modificações de no mínimo uma das variáveis de apenas uma energia envolvida no fenômeno.”

Inserida por ArgosArruda

⁠Uma das Máximas do Ateísmo:
“Havendo duas religiões, no mínimo, cada uma delas acreditando que as suas crenças são as verdadeiras, mas, sendo as práticas religiosas da outra também benéficas, entraremos em um absurdo: haveria entes divinos e valores religiosos diferentes, de cada uma delas, existindo ao mesmo tempo.”

Inserida por ArgosArruda

A Completa Teoria da Evolução:
⁠“A Evolução não se processa apenas nos corpos dos seres vivos, e, sim, gradualmente em alguns deles, principalmente em nós humanos, na cognição, nas emoções e sentimentos positivos e negativos, fazendo, inclusive, com que o cérebro também crie objetos imateriais, transcendentais, chegando-se até nas crenças e religiões, sendo uma das formas, juntas às terapias, remédios, meditações, etc., ou um conjunto delas, a retroagir e melhorar as próprias cognições, sentimentos e emoções, na tentativa de mantê-lo em equilíbrio.”

Inserida por ArgosArruda