António Prates
Os sonhos contêm mensagens secretas sobre nós, e os sonhos que nos acompanham desde criança são verdadeiros anjos-da-guarda.
Ó Lua que estás tão cheia,
nesse Céu engalanado,
tens um dom que incendeia
quem na Terra anda aluado.
Dos outros quem quer saber?
Pouco se estima um amigo!
Estranha forma de ser...
Todos parecem viver
apenas para o seu umbigo.
A água é a verdade, a ilusão é o vinho, e há quem beba à vontade, para esquecer cada mágoa, vinte e quatro horas de vinho, sem uma pinga de água.
Nos países intelectualmente menos desenvolvidos, as frases curtas de propaganda associativa e política ainda continuam a endrominar as massas e a ter muito sucesso no 'efeito rebanho'.
Numa sociedade governada pela ganância do dinheiro, pelo futebol, pela beleza artificial e pela popularidade barata, a verdade acaba sempre por ser impopular e por criar muitos inimigos.
Não há nada que represente tão bem a plenitude da liberdade do nosso corpo e do nosso espírito como uma dança sem música, ainda que isso pareça uma loucura.
Não vou à Lua quando está cheia, porque me parece um ponto final. Gosto mais de lá ir quando está em forma de vírgula.
Os amigos que nos abandonam quando estamos em baixo estão sempre prontos a regressar quando estivermos em cima.
Toda a flor que é linda e bela
tem na alma mais perfume,
e todos olham para ela
com desejo e com ciúme.
Porque a saúde e as circunstâncias também comandam a vida, fazer projectos a longo prazo é como jogar numa lotaria qualquer.
Nesta disputa incessante de ideias, sou levado a acreditar que tanto no amor como no ódio as opiniões podem ser diferentes, porém os objectivos assemelham-se e convergem no amor verdadeiro que une a grande maioria dos seres humanos: a defesa do seu próprio bem-estar e o pão de cada dia.