amauri valim
Não quero algo que me ensine a ficar quieto ou que me ensine a me satisfazer, mas quero algo que me faça entender.
A catequização dos índios foi uma necessidade do catolicismo da expansão e da sobrevivência de um ideal religioso e não de um Clã. E a agora? "A extinção sem salvação".
Não é estranho que o tempo nos mude, que nos transforme, que queiramos ouvir outras músicas. Podíamos deixar de gostar das coisas que nos fizeram feliz em muitos momentos, havendo um espaço entre o que aconteceu e o imprevisível. É arbitrário correr atrás daquilo que só o tempo determina. As pessoas tentam andar ao nosso lado e podem sentir uma necessidade de que nosso espírito seja de fraqueza, de cansaço, de dependência e de concordância, pois assim alguns deles se fartam de poder egoísmo e glória. Quando mostramos fortaleza e não nos rendemos ás dificuldades ou seguimentos idealistas, podem ocorrer que algumas pessoas não consigam nos seguir. O poder contido em nós a determinação o amor próprio nos tornam sustentáveis, mas, isso não cabe aos padrões sociais e nem á ideologia religiosa. Para alguns seguimentos é necessário que nós acreditemos que somos fracos, oprimidos, dependentes e doentes, á esse enorme grupo é importante que sustentemos idéias dogmáticas. A espiritualidade é uma química invisível dentro de cada um de nós armazenado em espaços virtuais, não palpáveis. O nosso corpo físico humano ambulante depende de tudo aquilo que inserimos em nossa mente.
É uma espécie, um investigador crítico, usa como referências a filosofia e a psicologia sobre tudo ele cria opiniões a cerca da religiosidade, da crença, dos costumes, do comportamento, do estado de saúde. “Crença é Crença, Saúde é Saúde”. Esta é uma causa dele, que apenas mostra o seu ponto de vista, sua incoerência, sua razão, seu estado de espírito, sua diferença, sua ignorância. Para todos os meios ele cria um estado de sobrevivência quase infalível, sem formalidade alguma, de credulidade básica, comedido e verdadeiro na maioria das vezes, porque noutras vezes as pessoas precisam de mentiras para superficialmente estar felizes. (A. Valim).
Quem te ama já faz tudo por você, Já pensou!
Então por que ainda queres provas!
Por que ainda tu queres que rastejes a teus pés!
Se tu és amada, tu fazes tudo por quem te ama!
Não é necessário o entendimento religioso, assim como não é possível se conectar com santidades no céu.
Quando não conseguimos explicar o intangível deveríamos trabalhar para saber e não crer para explicar.
O diabo é a maior invenção do homem depois de deus, uma versão fracassada onde se ponham culpas por serem infelizes, mal amados, perseguidos, fracassados, desesperados, por terem farinha e não terem saco, por terem panela e não terem a tampa. Creiam que deus dá o céu e o diabo dá o inferno, que estamos bem no meio da linha de fogo já condenados, mas com possibilidades de reversão a subir pro céu ou descer pro inferno. O céu e o inferno são as outras grandes invenções do homem.
O homem perde o espírito quando morre, porque espírito é coisa do organismo humano. A alma é uma coisa, é invenção que serve o nada, não creio em espíritos ambulantes nem em almas penadas.
Mulheres são as fontes inspiradoras das canções, das poesias, das noites de agonias, essas mulheres mandam nos homens e nós achamos que damos ordem. Embora até tenhamos algum domínio, mas já sustentados pelas suas ideias.
Não é uma saudade pra dizer bem a verdade,
Mas é algo que talvez eu possa explicar,
Que talvez eu não consiga convencer.
Que saudade é essa que eu tenho,
Que não te vence que não te traz.
Eu nunca te abracei nem tua vós ouvi,
Que cheiro, nem cheiro eu senti.
O mundo anda tão mal, mas, não o mundo da criação divina, o mundo dos homens. Os males transformam os homens de fé, os homens dos cafés e dos cabarés, os homens de espíritos desarrumados; fé é fé! Mas se todo o populacho que transborda nas areias das praias e das avenidas largas produzissem grãos, em vez de produzir fé; eliminariam a fome e muitas outras dores, como as dores das almas. A fé move montanhas, os cafés movem estômagos e cérebros, fortalecidos pelos espíritos o estupefazem, tanto quanto beber-se de fé, ou beber-se de café. (A. Valim).
Quando conhece o estado de saúde e
Entende sobre o corpo, o corpo terá menos
Demônios a serem expulsos.
O bem estar do corpo e da mente
Reflete pelo quanto reclamam,
Das dores que sentem e
Das injustiças que acreditam.
Cada um armazena no estado de saúde
O que deseja o que concorda existir.
(a. valim)