Amâncio Maurício Xavier Rêgo

101 - 125 do total de 371 pensamentos de Amâncio Maurício Xavier Rêgo

É a Alma que se Educa e não a Mente! Por isso, a Alma deve ser devidamente conhecida pelos Educadores!
Formata-se a Mente, mas Educa-se a Alma!
A Mente que se Formata já é conhecida pelos Psicólogos, mas a Alma que se Educa precisa ser conhecida pelos Filósofos!
A Educação não deve se dissociar da Espiritualidade!

Inserida por Amanciorego

⁠O TEMA DE UMA AULA

O Tema de uma aula é o assunto ou a matéria que os alunos devem apreender ou reapreender numa aula!

Cada uma das expressões tais como: "Revisão da matéria"; "Continuação da aula anterior"; "Exercício de aplicação" e "Correção e entrega do teste", Pode ser o sumário de uma aula, mas não pode ser o Tema de uma aula, mesmo sendo um sumário os alunos podem ter dificuldade em dizer o que exatamente reapreenderam na aula.

Com essas expressões os alunos, se forem perguntados 'o que apreenderam na aula de hoje?', podem responder que 'apreendemos a Revisão da matéria ou a Continuação da aula anterior ou o Exercício de aplicação ou a Correção e entrega do teste', o que não é correcto.

No quadro deve-se escrever o Tema e não o Sumário, porque, a escrita do Sumário no quadro pode confundir os alunos sobre o que exatamente apreenderam ou reapreenderam na aula!

Para o sumário de uma aula o tema deve ser o assunto sobre o qual o sumário se faz!

Por exemplo: Se o Sumário for "Revisão da constituição e função da planta", o Tema deve ser "Constituição e função da planta"; Se o Sumário for "Continuação da aula anterior sobre constituição e função da planta", o Tema deve ser aquilo que faltou ser abordado na aula anterior "Função da planta"; Se o Sumário for "Exercício de aplicação sobre funções quadráticas", o Tema deve ser"Funções quadráticas"; Se o Sumário for "Correção e entrega do teste sobre textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios", o Tema deve ser o conjunto desses assuntos "Textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios".

Porque os alunos não vão apreender a fazer Revisão ou Continuação ou Exercício ou Correção, mas sim, vão dominar o assunto de "Constituição e função da planta", "Funções quadráticas" e de "Textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios".

Portanto, o Tema de uma aula é o assunto que os alunos devem apreender ou dominar numa aula!

Inserida por Amanciorego

CORPO OU CORRECTUDE?

O Corpo será lixo cuja lixeira é o cemitério, então, porquê dá-lo mais importância do que a correctude?!

Nada deve ser mais importante do que a correctude, pois, ela vai na Alma, enquanto, o Corpo vai na lixeira!

Inserida por Amanciorego

⁠Quem corre para a Paz Verdadeira não Vacila!

E quem corre na Paz Verdadeira não Transpira!

Inserida por Amanciorego

A RELAÇÃO MENTE-ALMA: Uma das propriedades do Cérebro e da Alma!

A Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento da Alma.

Uma das propriedades do Cérebro é de ruminar em forma de pensamentos ou imagens as informações gravadas em si mesmo!
E uma das propriedades da Alma é de se apegar e se identificar com esses pensamentos ou imagens tornando-se os próprios pensamentos ou imagens!

As informações gravadas no Cérebro são ruminadas, ou seja, os pensamentos ou imagens aparecem à superfície no Cérebro, para se libertarem do Cérebro!
Contudo, em vez da Alma simplesmente observa-los e deixá-los se libertarem do Cérebro, ela se apega a esses pensamentos ou imagens e prende-os fazendo com que fiquem cada vez mais ampliados e estagnados no Cérebro o que culmina no cansaço mental que prejudica o estado emocional e físico do Organismo!

Uma Alma Consciente já consegue estabelecer uma distância entre ela e esses pensamentos ou imagens, isto é, já consegue simplesmente observar esses pensamentos ou imagens passando no Cérebro, como nuvens passando no Céu, e descarta-los, permanecendo assim no estado de plena Paz!
Porém, uma Alma Inconsciente não consegue e, deste modo, permanece no pleno estado de Preocupação que conduz à deterioração emocional e física do Organismo!

A Alma torna-se qualquer coisa com a qual se apega e se identifica, seja coisa boa ou ruim! Seja pensamento, imagem, emoção, Corpo ou qualquer objecto e situação externa ao Organismo!

ENTENDA ISSO! E TENHA A PAZ VERDADEIRA!

Inserida por Amanciorego

⁠A coisa criada não é o Criador!
Sem o Criador, seja intrínseco ou extrínseco, a coisa criada é sem Vida!
O Corpo Humano é uma coisa criada que sem o seu Criador intrínseco é sem Vida!

Inserida por Amanciorego

Não existe a relação mente-corpo sem a intervenção da Alma!
Tal como, não pode haver acção do Corpo na ausência da Alma!

Inserida por Amanciorego

A RELAÇÃO ESPÍRITO-ALMA-MENTE-CORPO!⁠

O Espírito mantém vivo o Corpo gerido pela Alma!
Do Espírito a Alma emerge no momento do acordar e no Espírito a Alma descansa durante sonos profundos!

A Alma apega-se à Mente ou Consciência, com base na Mente ou Consciência ela age e este agir mostra-se pelo movimento do Corpo, como no caso do falar e do andar que só podem ocorrer no contexto de uma determinada Mente ou Consciência!

Inserida por Amanciorego

⁠O Homem não é o Dono ou o Criador do Planeta Terra, é meramente o Mau Gestor do Planeta!
O Dono do Planeta também está neste mesmo Planeta e é no Dono que o Homem existe, vive e se move!

A Alma não é o Dono do Corpo, é meramente a Má Gestora do Corpo!
O Dono do Corpo também está neste mesmo Corpo e é no Dono que a Alma existe, vive e se move!

Inserida por Amanciorego

⁠NINGUÉM VAI LIMPAR A SUJEIRA EM TI! LIMPA-TE A TI MESMO!

Toda Alma Humana foi criada pura e se tornou impura pelo seu próprio desejo de experimentar o estado de impureza!

O estado de impureza da Alma só pode ser experimentado apartado ou longe do Criador, pois, o Criador da Alma é puro!

Toda Alma Humana no Planeta Terra encontra-se a experimentar o estado de impureza num determinado grau, longe do Criador, deixada ao ritmo do seu próprio fado para fazer a sua própria vontade em função dos seus próprios desejos!

A impureza torna a Alma obscura e inconsciente, ignorante e confusa, incapaz de perceber que está impura e de fazer o que é correcto!

Só depois de se saciar plenamente com as experiências no estado de impureza, de sentir o sofrimento no seu limite máximo, é que a Alma Humana implora fervorosamente ao seu Criador para, se ligar, se dissolver no seu Criador e, ser um com o seu Criador!

A menos que a própria Alma tome Consciência do seu estado de impureza ou das suas incorrectudes e decida se corrigir ou purificar a si mesma e se harmonizar com o seu Criador e a Natureza, isto é, a menos que se arrependa de verdade, a Alma continuará a ser deixada ao ritmo da sua própria sorte pelo seu Criador!

Do mesmo modo que é a própria Alma que escolhe se tornar impura ou suja ou incorrecta, que escolhe acumular a sujeira em si mesma, também é a própria Alma que deve se purificar ou se limpar ou se corrigir gradualmente a si mesma, nada e ninguém fará isso por ela!

Ninguém vai limpar a sujeira na Alma Humana a não ser ela mesma!
E para isso a própria Alma deve despertar ou cair em si ou adentrar em si mesma para consciencializar-se ou perceber a incorrectude ou sujeira ou impureza que há nela e em seguida empreender a correção ou limpeza ou purificação e a harmonização!

Não há Deus ou Anjo ou outra Alma que vai limpar a sujeira que uma Alma acumulou em si mesma pelo seu próprio livre-arbítrio!

Os hábitos religiosos comuns, as doutrinas, as seitas, as tradições e as culturas, servem para estimular, manter, propagar e perpetuar as impurezas nas Almas Humanas Terrestres!

Apenas a determinação espontânea da Alma em praticar permanentemente de forma interdependente a Autoconsciencialização, a Autocorreção e a Holoharmonização, pode resultar na obtenção do favor do seu Criador e finalmente na sua purificação ou perfeição e unidade com o Criador!

Inserida por Amanciorego

⁠PARA ONDE VAI A ALMA OU A PESSOA DURANTE SONOS PROFUNDOS?

A Alma Humana não é a criadora nem mantenedora do Corpo, ela é apenas uma gestora do Corpo e no Planeta Terra tem se mostrado má gestora tanto do Corpo como do Planeta em que se encontra.

O Espírito Humano é quem cria e mantém o Corpo e origina a Alma como sua serva, é uma infimissíssima parcela integral emanada do Supremo Criador do Cosmos.

A Alma é a entidade que se manifesta por meio do Corpo, é a Alma que fala, anda, vê, ouve, reflecte, imagina, chora ou ri usando o Corpo e a Mente, por isso, se o Corpo tiver deficiência a Alma terá dificuldade de se manifestar.

Um Corpo vivo com Alma desligada dele, como acontece durante sonos profundos, nada faz, apenas pode-se notar a respiração e os batimentos do coração que são acções da responsabilidade do Espírito.

É o Espírito que constrói o Corpo Humano desde a fase do ovo ou zigoto e o faz crescer e desenvolver com a matéria-prima que a sua serva Alma lhe disponibiliza.
Na fase do embrião a Alma já está lá, porém, essa condição do Corpo não permite a sua manifestação o que pode se verificar em forma de alguns movimentos a partir da fase do feto, nos primeiros anos cabe a serva Alma mãe disponibilizar a matéria-prima.

Assim, num Corpo Humano vivo existe tanto o Espírito constructor do Corpo como a Alma gestora do Corpo.
Durante sonos profundos a Alma gestora do Corpo integra-se no Espírito constructor do Corpo.
Já que a Alma Humana Terrestre encontra-se a experimentar o estado de impureza ou de separação, desunião, desarmonia e sofrimento, ela apenas se integra no seu Espírito, não se torna um com o seu Espírito que é Vida e Paz, por isso é incapaz de perceber e conhecer o seu Espírito.
Para conseguir ver e conhecer o seu Espírito e se tornar um com ele, a Alma deve estar pura, limpa ou perfeita tal como o seu Espírito é puro, limpo ou perfeito.
Para isso, depois da Alma se saciar com as experiências no estado de impureza, ela decide voltar a se unir e se harmonizar com o seu Espírito, decide buscar a paz verdadeira e a vida verdadeira, ela entra num contínuo processo de autopurificação ou limpeza gradual permanente de toda a sua impureza ou sujeira até se tornar pura e una com o seu Espírito ou Originador.

Portanto, durante sonos profundos a Alma ou Pessoa se desliga do Corpo e se integra no seu Espírito dando uma chance para o Espírito reparar e restabelecer o Corpo que neste ínterim nada faz.

Inserida por Amanciorego

A CONSCIÊNCIA É CONFUNDIDA COM A ALMA!

A Consciência é confundida com a Alma, pelas seguintes razões:

1. Propriedade de apego e identificação da Alma com o seu Conteúdo ou Consciência.
2. Desconhecimento da existência do Espírito ou Criador do Corpo no Organismo Humano.
3. Receio nos Cientistas de perderem crédito por usarem a palavra Alma que é de âmbito Religioso.

Inserida por Amanciorego

⁠NEM TUDO É FALSO NA ASTROLOGIA!

Se existimos num Astro chamado Planeta Terra, se o nosso existir neste Astro depende das condições quer internas como a circulação do ar e o ciclo da água quer externas como a sua distância e disposição em relação aos outros Astros, então, nem tudo é falso na Astrologia! Existe alguma verdade na Astrologia!

Inserida por Amanciorego

A Consciência é a essência de quem a Alma é!
A Consciência não é a Alma, mas sim, a Personalidade com que se nasce, isto é, as informações impregnadas na Alma que definem a sua forma natural de ser!
Por isso, a essência de quem a Alma é, ou seja, a Consciência, pode ser, por exemplo, espiritual ou corporal, benigna ou maligna e mansa ou cruel!⁠

Inserida por Amanciorego

PROBLEMA DIFÍCIL?!
PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA OU DA ALMA?!

Os Cientistas não querem usar a palavra Alma e Espírito, por serem de contexto Filosófico e Religioso, receiam perder crédito!

Os Cientistas preferem usar a palavra Mente ou Consciência em vez da palavra Alma!
Contudo, o correcto resulta da fusão entre a Filosofia, Religião e a Ciência, sendo que, um óptimo Filósofo deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Cientista, um óptimo Religioso deve ser um óptimo Filósofo e um óptimo Cientista, um óptimo Cientista deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Filósofo!

A palavra Alma não é sinônima da palavra Espírito, porque, o Espírito origina a Alma!
Por outro lado, a palavra Consciência não é sinônima da palavra Alma nem da palavra Espírito, pois, tanto o Corpo como a Mente e a Consciência são Conteúdos da Alma e do Espírito!

A palavra Alma não deve ser substituída pela palavra Consciência, porque, Consciência é o Conteúdo da Alma!
Estudar a Consciência vendo-a como sendo Alma, sempre impossibilitará a sua compreensão, continuará a fazer com que o problema da Consciência seja perpétuo!

O princípio do fim do suposto problema da Consciência é o uso da palavra certa, que é a palavra Alma, deste modo, não se trata de problema da Consciência, mas sim, trata-se de problema da Alma!

Assim, estudando cada palavra no seu sentido adequado pode-se ter primordialmente a seguinte compreensão, o Corpo é um conjunto padronizado de informações materializadas, a Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano, a Consciência propriamente dita são informações impregnadas na Alma que determinam a personalidade com que se nasce, a Alma é uma matriz influenciável com consciência variável que se origina do Espírito Humano para gerir o Corpo, por último, no Organismo Humano também existe o Espírito que é uma matriz Ininfluenciável com consciência invariável⁠ que se emana do Espírito Cósmico para originar a Alma e construir o Corpo.

Inserida por Amanciorego

⁠O CONCEITO DE CORPO, MENTE, CONSCIÊNCIA, ALMA E ESPÍRITO!

O Corpo é um conjunto padronizado de informações materializadas.

A Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano.

A Consciência propriamente dita são informações impregnadas na Alma que determinam a personalidade com que se nasce.

A Alma é uma matriz influenciável com consciência variável que se origina do Espírito Humano para gerir o Corpo.

O Espírito é uma matriz Ininfluenciável com consciência invariável que se emana do Espírito Cósmico para originar a Alma e construir o Corpo.

Inserida por Amanciorego

A ALMA NÃO PERDE NADA DAQUILO QUE O CORPO PERDE!

A Alma não perde nada e não ganha nada, o que acontece é que ela se apega e se identifica com o seu contexto ou conteúdo!

O contexto ou o conteúdo da Alma são o Corpo, a Mente, a Consciência ou Personalidade e o Ambiente externo natural ou social!

A Alma Humana Terrestre está completamente apegada e identificada com o Corpo de tal modo que se vê como sendo o Corpo!

Vendo-se como sendo o Corpo, qualquer parte que o Corpo perde, seja um braço ou uma perna ou mesmo os dois membros inferiores ou superiores, a Alma percebe como sendo ela mesma que perde essas partes do Corpo!

Entretanto, é apenas o Corpo que perde suas partes, a Alma não perde nada e não ganha nada daquilo que o Corpo perde ou ganha, assim, quando o Corpo perde uma das suas partes a Alma continua sendo completamente ela mesma, mesmo quando o Corpo todo se perde ou morre a Alma continua sendo completamente ela mesma já em busca de um novo Corpo para uma nova experiência de existência física!

Ver-se como sendo o Corpo e desconhecer a existência do Criador do Corpo no Organismo chama-se Ignorância!

A Ignorância é a causa mãe de qualquer causa de todo o sofrimento humano!

Um dos grandes segredos para a Paz da Alma é o desapego e a desidentificação com o seu contexto, os outros grandes segredos são a correctude, a Holoharmonização e a holoconsciencialização ou a percepção de tudo incluindo a da existência do Criador do Corpo no Organismo!⁠

Inserida por Amanciorego

⁠O Objectivo Geral da Alma que sou, nesta existência, é de Conhecer a Verdade que Liberta ou a Verdade sobre a Vida!

E da Alma que és, qual é?

Inserida por Amanciorego

É só pôr o Ambiente Necessário, os Cérebros Normais por si só, vão se ajustar ao Ambiente!
Mas, o Cérebro Anormal, o Infra ou o Ultra, vai construir o seu próprio Ambiente!⁠

Inserida por Amanciorego

⁠O Problema Fundamental do Homem está na Alma!
O Problema é:
A Sujeira na Alma que necessita ser limpada pela própria Alma!
A Qualidade do Conteúdo da Alma que necessita ser Aperfeiçoada pela própria Alma!
O Nível de Consciência da Alma que necessita ser Elevado pela própria Alma!

Inserida por Amanciorego

⁠A Perpétua Mentira que Impulsiona o Orgulho último e a Ambição última da Alma Humana Terrestre: 'Com Certeza não vão Morrer, mas vão ser como o Criador da Natureza'!
Imbuído nesta Mentira, a Alma Humana Terrestre avança com a sua Inteligência Artificial rumo à construção do Homem Artificial e à Falsa Imortalidade Afastando-se cada vez mais do Criador da Natureza!

Inserida por Amanciorego

⁠SOFTWARE ÁLMICO E SOFTWARE CEREBRAL

No Organismo Humano há dois Softwares, nomeadamente, Software Álmico e Software Cerebral!
Software Álmico significa Software da Alma e Software Cerebral significa Software do Cérebro!

O Software Álmico é aquele com o qual se começa a mover o Corpo mesmo na fase em que o Organismo é um feto no ventre da mãe e com o qual se nasce, enquanto, o Software Cerebral é aquele que se Instala gradualmente no Cérebro através da Educação e Cultura e que determina o comportamento cotidiano da Alma!

Um Organismo Humano que tem Cérebro com Software específico muito Superior é designado Doutor!
Devidamente Formatado para servir interesses ocultos e egoístas de um grupo!
Contudo, há muitos Doutores que agem sem Integridade podendo até ser bons profissionais mas sem ética nem moral social, isto acontece porque a Integridade, e qualquer outra virtude ou vício, depende da qualidade do Software Álmico e não do Software Cerebral!

Por isso, o Problema Essencial do Homem, está na Alma, é a má qualidade do Software Álmico, ou seja, é a má qualidade do Conteúdo da Alma, e o mais difícil é que deve ser a própria Alma a perceber e a aperfeiçoar a qualidade do seu Software!

Para perceber a qualidade do seu Software, a Alma deve adentrar em si mesma e observar-se minuciosamente, deve desenvolver o hábito de contemplar a si mesma e a Natureza intrínseca e extrínseca!

A Alma Consciente percebe e descarta todo o seu Conteúdo permanecendo simplesmente no estado de 'Eu Sou', sem precisar de entrar no estado de 'Eu Sou Isso', por exemplo, 'Eu Sou mulher' ou 'Eu Sou homem', 'Eu Sou Africano' ou 'Eu Sou Americano', 'Eu Sou militar' ou 'Eu Sou professor', 'Eu Sou João' ou 'Eu Sou Joana', todos esses 'Issos' são apenas contextos ou conteúdos ou Softwares da Alma definidos pela genética ou cultura ou educação para a Alma se manifestar de forma contextualizada no Ambiente em que se insere!

João ou Joana não és tu, isso, é o que te fizeram ser e crer que és, tu és apenas o 'Eu Sou'!
Se a tua mãe ainda grávida de ti viaja-se para China onde tu nascerias e viverias apenas na educação e cultura Chinesa, tu não serias João ou Joana, serias conforme a educação e cultura Chinesa!

A Alma Consciente também empreende o exercício de construir os seus próprios Conteúdos ou Softwares com base nos princípios mais elevados da Natureza!

Os Conteúdos ou Softwares da Alma são apenas meios para a sua manifestação contextualizada!

A Alma é quem deve usar os Softwares, todavia, no Planeta Terra ainda são os Softwares que usam a Alma!

A presença da Alma com o seu próprio Software, no Organismo Humano, é o que sempre vai distinguir o Homem Natural com o Homem Artificial promovido pela Inteligência Artificial!

Inserida por Amanciorego

⁠O QUE FAZ COM QUE, UMA PESSOA QUE SABE DE QUE FUMAR FAZ MAL, CONTINUE A FUMAR?

É que a Pessoa está completamente apegada ao Corpo e ainda não sabe de verdade de que fumar faz mal, isto é, tal saber ainda não se impregnou na Alma apegada ao Corpo estando apenas gravado no Cérebro!

Portanto, é o facto de que tal saber ainda não faz parte do Software Álmico mas apenas faz parte do Software Cerebral!
A Alma ainda não foi tocada pelo tal saber!

Inserida por Amanciorego

⁠TIPOS DE ENERGIA NO ORGANISMO HUMANO

Há três tipos de Energia no Organismo Humano, a saber, Energia do Poder, Energia da Força e Energia do Pensamento!

A Energia do Poder é Criadora, resulta da expansão de elementos dos protões, mobiliza-se pela harmonização com a Natureza, ela relaxa, constrói e vivifica o Organismo, o seu epicentro é o Abdômen!

A Energia da Força é Química ou Potencial, resulta da quebra de ligações nas substâncias orgânicas, mobiliza-se pelas actividades físicas, ela vigoriza o Organismo, o seu epicentro é o Tórax!

A Energia do Pensamento é Eléctrica, resulta do movimento de electrões nos neurónios, mobiliza-se pelo acto de pensar, ela contrai, deteriora e mortifica o Organismo, o seu epicentro é a Cabeça!

Inserida por Amanciorego

⁠Antes da luz a escuridão já existia!
Durante a luz a escuridão existe escondida incitando o seu fracasso!
Depois que a luz fracassa, a escuridão prevalece!

Somente alguma acção consciente permanente pode manter e ampliar a luz em meio a imensidão da escuridão!

Nisto reside a Lei da Persistência e da Perseverança!

Inserida por Amanciorego